PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL
Tenho no meu QE 1 Dijuntor/Diferencial (Reguladora) da companhia e 5 dijuntores. Recentemente 2 ficaram estragados e resolvi comprar 5 dijuntores e acrescentar 1 interruptor diferencial de alta sensabilidade 0,03 mA, para assegurar as pessoas e o património.
1º Após ligar os 2 primeiros dijuntores (Circuitos Iluminação) o diferencial não desliga, mas quando ligo um interruptor da luz referente a um qualquer desses circuitos, o diferencial desliga de imediato. Porque?
2º Após ligar 2 dos 3 dijuntores (Circuito de tomadas), o diferencial desliga logo. Porque?
3º Pergunto também, se tenho 5 circuitos, não tinha que ter 6 fios terra no barramento de terra?
4º O que sugere que se faça.
De: Portugal / Obrigado.
Questão colocada por Paroxitina por mensagem particular
1º Após ligar os 2 primeiros dijuntores (Circuitos Iluminação) o diferencial não desliga, mas quando ligo um interruptor da luz referente a um qualquer desses circuitos, o diferencial desliga de imediato. Porque?
2º Após ligar 2 dos 3 dijuntores (Circuito de tomadas), o diferencial desliga logo. Porque?
3º Pergunto também, se tenho 5 circuitos, não tinha que ter 6 fios terra no barramento de terra?
4º O que sugere que se faça.
De: Portugal / Obrigado.
Questão colocada por Paroxitina por mensagem particular
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
- manuel oliveira
- Curioso
- Registado: 23 abr 2007, 19:33
Re: PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL

- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Desculpe lá rectificar Electro_PT mas acho que esta a fazer confusão pois o diferencial da companhia é de 0,300mA penso eu.Electro_PT Escreveu:Acho que para já tentaria rever toda a instalação da casa, quanto ao diferencial de 0,030mA que o moço comprou, a meu ver não se justifica já que o diferencial da companhia faz o mesmo que esse novo diferencial...
O terra que esta em falta deve de ser da iluminação .
Continue a participar activamente.
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Pode rectificar as vezes que fôr necessário mas ter um segundo diferencial só interessa caso nesse quadro existir um circuito de corrente eléctrica selectivo e por conseguinte a incorporação de um diferencial para protecção desse mesmo circuito.admin Escreveu:Desculpe lá rectificar Electro_PT mas acho que esta a fazer confusão pois o diferencial da companhia é de 0,300mA penso eu.Electro_PT Escreveu:Acho que para já tentaria rever toda a instalação da casa, quanto ao diferencial de 0,030mA que o moço comprou, a meu ver não se justifica já que o diferencial da companhia faz o mesmo que esse novo diferencial...
O terra que esta em falta deve de ser da iluminação .
Continuo a dizer que esse diferencial não é necessário visto que a dúvida do teu amigo não especifica cuidados especiais em relação ao quadro eléctrico

Bom dia a todos,
Ao acompanhar este tópico verifica-se que há alguma confusão no que diz respeito a diferenciais.
1- O diferencial que dispara está referido como sendo de 0,030mA (??), não será de 30mA (0,030A).
2- O disjuntor instalado pela EDP é de 500mA.
3- Os diferenciais devem ser escolhidos em função dos circuitos que se propoem proteger, assim, o de 30mA não pode ser utilizado sem levar em conta de que a sua sensibilidade não permite a acumulação de circuitos a juzante, pois fácilmente o somatório das fugas dos equipamentos ligados ultrapassam a sensibilidade do aparelho, sem que tal constitua perigo para o utilizador.
Penso que a consulta às RTIEBT na parte 4- Protecção para garantir a segurança; sub-parte 41- Protecção contra choques eléctricos, pode responder às dúvidas levantadas neste tópico.
Espero ter ajudado
Aasoares
Ao acompanhar este tópico verifica-se que há alguma confusão no que diz respeito a diferenciais.
1- O diferencial que dispara está referido como sendo de 0,030mA (??), não será de 30mA (0,030A).
2- O disjuntor instalado pela EDP é de 500mA.
3- Os diferenciais devem ser escolhidos em função dos circuitos que se propoem proteger, assim, o de 30mA não pode ser utilizado sem levar em conta de que a sua sensibilidade não permite a acumulação de circuitos a juzante, pois fácilmente o somatório das fugas dos equipamentos ligados ultrapassam a sensibilidade do aparelho, sem que tal constitua perigo para o utilizador.
Penso que a consulta às RTIEBT na parte 4- Protecção para garantir a segurança; sub-parte 41- Protecção contra choques eléctricos, pode responder às dúvidas levantadas neste tópico.
Espero ter ajudado
Aasoares
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, mas o principal ainda nao foi respondido, que é a avaria, pelos sintomas de certeza que o neutro esta a passar ao lado do diferencial e não por ele, assim quando se ligar algum aparelho ou lampada etc. o diferencial modular vai sempre disparar, sendo que pra funcionar o neutro que vem do geral da edp entra 1º no diferencial e a saida é que vai ligar ao barramento dos neutros!!! 

- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
-
- Velha Guarda
- Contacto: