600 V

Responder
zemau
Curioso
Curioso
Registado: 11 out 2008, 23:17

600 V

Mensagem por zemau »

Boas zemau

Abre um novo post, e conta-nos tudo o que aconteceu.

Rede publica?
Pt perto?
Subestação perto?
Junto a zona industrial?
Coegeração perto?
No Local que foi medido a rede é trifásica?
A que horas é foi verificada tensão alta, ao final do dia com o tempo seco?
Tudo o que possa relatar vai servir para se retirar as duvidas.

Cump.
Mário

Em resposta ao solicitado pelo amigo Mário

Rede Pública? - Sim linhas de aluminio velhinhas
Pt Perto? - Sim Pt Aéreo
Subestação Perto? Não
Junto a Zona Insdustrial? - Não
Coegeração Perto? - Não, só linha de Caminho de ferro
Rede Trifásica? Sim
Tempo seco (verão) por volta das 23.30.

A Casa Mais parecia uma arvore de Natal, deixando o multimetro sempre em medição entre qualquer fase e neutro da Inatalação as medidas eram: 230 a 380 v um segundo uma coisa e noutro outra, entre fases 400 a 580 v e em duas medidas atingiu os 600 v
Chamado o Piquet de serviço da EDP, e medindo eles a tensão a resposta que me deram foi o neutro parcialmente queimado, repararam e ficou bom a unica coisa que tive que fazer depois foi fazer um termo de responsabilidade a comprovar quais os aparelhos da habitação que ficaram danificados, para a EDP pagar a pessoa.(coisa que foi comprovada tambem pelos técnicos da EDP.

Agradeço resposta e explicação

Atentamente

José Maurício Correia
(ZEMAU)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: 600 V

Mensagem por Duzia12 »

Isso devem ser tensões parasitas, transitórias
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Tive conhecimento de um caso, à já uns anos em uma casa (vivenda isolada) todos os equipamentos ligados iam à viola, sempre de noite (entre as 23 e as 2 da manha).

Esteve um analisador instalado durante duas semanas e provou-se que a tensão ficava fora dos parâmetros legais (chegou a 700V). Começou a guerra para saber quem era o responsável.

Verificou-se que quando um determinado comboio passava a tensão subia.

Era um máquina (comboio) de tracção da manobra de vagons das mercadorias que tinha uma porcelana de isolamento em mau estado que descarregava para a terra.

A Terra recebia a descarga da tensão que por sua vez passava para o neutro da EDP e lá se iam os equipamentos que estivessem ligados.

E descobriu-se qual era o comboio pelas horas, e confirmou-se os dias que fazia as manobras.

Ainda tentaram por em causa o equipamento de análise, mas quando se entregou o certificado válido como estava verificado pelo IPQ, calaram-se e assumiram a responsabilidade.

Este foi um caso, muitos outros acontecem sem que se chegue a uma conclusão efectiva.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
stone
Curioso
Curioso
Registado: 03 fev 2008, 21:15

Mensagem por stone »

A mim aconteceu semelhante conseguiram roubar o neutro de um tribloco, só depois de 1 radio ter queimado e que desliguei o diferencial.
Medi e tinh tensões compostas entre fase e neutro (claro que nunca ultrupassava os 400v)
deduzi logo que algo se passava com neutro.
O piquet da edp chegou e confirmou tinham assaltado uma caixa de distribuição junto a minha casa, tendo levado barra de neutro.
Como é obvio isso é alheio a edp logo não assumiram nada.
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Ainda bem que vejo que há pessoas que tiveram problemas parecidos, pois não quero passar por aldrabão ou desconhecedor na matéria.
Agora que só quando nos aparece é que nós acreditamos, lá isso é verdade

Um abraço

Zé Maurício
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

zemau Escreveu:Ainda bem que vejo que há pessoas que tiveram problemas parecidos, pois não quero passar por aldrabão ou desconhecedor na matéria.
Agora que só quando nos aparece é que nós acreditamos, lá isso é verdade

Um abraço

Zé Maurício
as pessoas estão é achar estranho é tensões da ordem dos 600V!!!
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

pois é amigo acredito que sim, mas nesta vida nada é impossivel.

Já viram um porco a andar de bicicleta? :lol:

Um abraço

José Maurício Correia
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

nelmindo Escreveu: as pessoas estão é achar estranho é tensões da ordem dos 600V!!!
Boas.
Na verdade os 600v estão mal explicados. Se pensarem um pouco, chegam lá:
O caso que foi relatado pelo colega Mário, tem algo diferente deste relatado pelo colega zemau. Já alguém notou a diferença? Adiante;

No caso relatado em que colocaram analisador de energia, esses analisadores, analisam qualquer grandeza na instalação, inclusive a terra.No meu entender, o que se passou foi:
a descarga que o comboio provocava elevou o potencial da terra junto a um dos componentes(vivenda ou PT(não conheço o caso concreto)) criando um valor disparatado entre o convencional neutro da EDP e a terra da vivenda. Esta diferença, provocou então os estragos relatados.
O mais óbvio de pensar, é que se a terra subiu o valor, a baixa tensão também o subiu, mas estamos a esquecer o transformador do PT. O transformador tem uma relação de tensões de saída, e se a tal descarga elevasse assim tanto a baixa tensão, o transformador kaput(até pode ter acontecido, mas não foi referido). O que por certo aconteceu, é que a voltagem das fases estava 400v acima da tensão do neutro(que por sua vez estava elevado à terra (300v???) devido à descarga do comboio para a terra.
Agora os estragos: Todos sabemos os problemas provocados nos aparelhos quando há tensão entre neutro e terra. basta alguns volts para dar chatice. Agora basta imaginar os estragos que devem ter feito 150 ou 200 volt entre o neutro(da EDP) e o terra que está feito junto à vivenda.

Com isto, não estou a querer desacreditar ninguém, apenas a constatar que o mais provável em muitos casos de medições altas, está relacionado com a fiabilidade dos aparelhos utilizados.
Até relato exemplos próprios: Tenho vários multímetros cá em casa. 2 ou 3 desses multímetros, certa altura mediu-me entre fase e neutro 320volt. Se as pinças não estivessem bem ligadas, mostrava picos de 570volt.

Abraço e boas entradas

PS: Já alguém descobriu a diferença que comentei no início?
Se não repararam, aqui fica: Os estragos provocados.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Boas caro patinhofeio, é de perguntar tambem se os aparelhos de medição do pessoal da EDP tambem estavam mal ligados ou com falta de pilha ou ainda falta de calibração.

Um abraço
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

zemau Escreveu:Boas caro patinhofeio, é de perguntar tambem se os aparelhos de medição do pessoal da EDP tambem estavam mal ligados ou com falta de pilha ou ainda falta de calibração.
Um abraço
Boas...
Essa é a melhor parte da história: O piquete que andou a substituir um transformador de PT aqui ao lado de casa, trazia equipamento altamente especializado(daqueles que se vendem a 8€ em qualquer loja de chineses. Quando lhe mostrei o aparelho que uso para tira-teimas, o eng que acompanhou a substituição, arrumou logo o multímetro deles. :lol: :lol:
A falta de neutro numa instalação, provocam picos de corrente, disso ninguém duvida. Agora ter 600v por falta de neutro, so com harmónicos e transitórios gerados na instalação que afectem o sistema de medição do multímetro.

Abraço e boas festas
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Com o devido respeito pelas opiniões já expressas, gostava que reflectissem sobre como será possível a tensão entre fase(s) e neutro elevar-se acima dos 400V.
Sobre este assunto penso que a resposta será nunca. Se não estiver certo, por favor expliquem.

Na questão referida pelo Mário, relativa ao combóio, parece-me que os problemas verificados podem ter ficado a dever-se à elevação do potencial da terra de protecção relativamente ao neutro, isto porque o retorno do combóio se faz também por cabos em contacto com a terra (terreno). Daí me parecer que, ao contrário da justificação (porcelana) que terá sido adiantada, esta terá tido a vêr provavelmente com uma eventual quebra no retorno de tracção, que traria como consequência a elevação do potencial do terreno circundante.

Uma vêz que a terra de protecção da vivenda em questão (como em todas as instalações), tem origem junto da mesma e o neutro vem do transformador PT, é perfeitamente possivel que o eléctrodo de terra, segundo parece implantado na zona de influência da avaria, tenha ficado sob um potencial que se tornou momentaneamente perigoso.

Espero ter ajudado
Cumprimentos e votos de Bom 2009
Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

São tensões parasitas