Lgação equipotencial nas casas de banh (de novo)

Responder
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Lgação equipotencial nas casas de banh (de novo)

Mensagem por wvieira1 »

Olá a todos.

Sei que este assunto já foi em tempos debatido neste forum e já li as várias intervenções.
No entanto, a ligação equipotencial é mesmo obrigatória, pelo que teremos de saber resolver os problemas com que nos iremos deparar, designadamente, o modo como iremos ligar equipamentos como banheiras, bases de chuveiro, caixilharia, etc., normalmente não preparados para este tipo de ligação (ainda?).
Existem, no entanto dois tipos de questões que me preocupam:
1- Ao lgarmos cobre a alumínio, em zonas húmidas, não estamos a aumentar o risco de um dos metais ser corroido mais rapidamente ? Se sim, que tipo de ligações se deverão, então, fazer?
2- Diz-se na publicação InstalExpress de L. M. Vilela Pinto, editada pela Certiel, na página 100, quadro Q4.8, primeira linha (ao falar da ligação equipotencial nas casas de banho), o seguinte: "Não é necessário que seja visível em todo o percurso mas as ligações devem ser acessíveis". Têm ideia do que isto quer dizer?

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Lgação equipotencial nas casas de banh (de novo)

Mensagem por nelmindo »

para a primeira questºao, isso resolve-se à partida com terminais bimetálicos

para a segunda a ideia final, é aquela que tinha dúvida na anterior, para que seja possivel fazer inspecções às ligações. Por exemplo com uma tampa ou com um pequeno nicho. Podem estar "tapados", mas não podem estar "enterrados". Conceitos diferentes. Por isso, o troço por onde passam os condutores não precisa estar à vista. As ligações é que devem estar acessiveis.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que os fabricantes de janelas e portas (condutoras), vão que ter alterar o sistema de perfis.

Ou seja uma janela de aluminio 1.000€ com perfis de 70mm com três cortes termicos, juntas de vedação vidros duplos ou triplos, e depois vem o electricista dizer que tem que furar o aluminio para ligar o terra, e ainda tem que ter uma tampa para inspeção.

Como é possível com os perfis em uso? O electricista vai ter que desenrascar-se, como de costume.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

Creio que os fabricantes de janelas e portas (condutoras), vão que ter alterar o sistema de perfis.

Ou seja uma janela de aluminio 1.000€ com perfis de 70mm com três cortes termicos, juntas de vedação vidros duplos ou triplos, e depois vem o electricista dizer que tem que furar o aluminio para ligar o terra, e ainda tem que ter uma tampa para inspeção.

Como é possível com os perfis em uso? O electricista vai ter que desenrascar-se, como de costume.

Cump.
Mário
a questão às vezes não passa pelo desenracanço. O electricista não pode ser responsabilizado por más soluções técnicas. Primeiro é preciso sensibilizar os serralheiros para este problema.

Na pior das hipoteses, deixar o problema para eles resolver, já que o cliente não terá luz nem licença de habitabilidade, sem esse pormenor. Se colocarmos nestes termos, algo terá que ser feito...
wvieira1
Curioso
Curioso

Mensagem por wvieira1 »

Caro amigo nelmindo,

Agradeço a sua resposta e esclarecimentos.

Relativamente à questão das ligações ficarem acessíveis, posso depreender do que disse que teremos de deixar "caixas" com tampa junto ao caixilho, junto aos pés das banheiras e à base dos chuveiros?

Se a resposta é afirmativa, imagino muitos protestos dos donos das obras, pois, irão gastar um dinheirão para colocar as casas de banho todas lindas e depois têm de aceitar caixas à vista (em alguns casos, em locais onde não imagino como poderão ser dissimuladas) :( .

Imagino uma fuga para equipamentos do tipo PVC, fibra de vidro ou porcelana como forma de se evitar essa situação.

Bem sei que as normas são para cumprir (e também acho que as normas são úteis), mas quando se exagera é difícil promover a sua aceitação.

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

wvieira1 Escreveu:Caro amigo nelmindo,

Agradeço a sua resposta e esclarecimentos.

Relativamente à questão das ligações ficarem acessíveis, posso depreender do que disse que teremos de deixar "caixas" com tampa junto ao caixilho, junto aos pés das banheiras e à base dos chuveiros?

Se a resposta é afirmativa, imagino muitos protestos dos donos das obras, pois, irão gastar um dinheirão para colocar as casas de banho todas lindas e depois têm de aceitar caixas à vista (em alguns casos, em locais onde não imagino como poderão ser dissimuladas) :( .

Imagino uma fuga para equipamentos do tipo PVC, fibra de vidro ou porcelana como forma de se evitar essa situação.

Bem sei que as normas são para cumprir (e também acho que as normas são úteis), mas quando se exagera é difícil promover a sua aceitação.

Cumprimentos

Ora nem mais...

Uma das soluções pode passar pelos serralheiros colocarem tampas e caixas ocas nos seus caixilhos, que podem ficar por exemplo atrás das dobradiças ou na calha de correr. Essa tampa poderia ser fixa por meio de parafusos ou de encaixe, como acontece com algumas fixações dos vidros. Nesses locais ficaria gravado ou colado o simbolo de "terra". Eu sei que é utópico, mas conversando se calhar cumpriremos o que está estipulado.
wvieira1
Curioso
Curioso

Mensagem por wvieira1 »

Ora nem mais...

Uma das soluções pode passar pelos serralheiros colocarem tampas e caixas ocas nos seus caixilhos, que podem ficar por exemplo atrás das dobradiças ou na calha de correr. Essa tampa poderia ser fixa por meio de parafusos ou de encaixe, como acontece com algumas fixações dos vidros. Nesses locais ficaria gravado ou colado o simbolo de "terra". Eu sei que é utópico, mas conversando se calhar cumpriremos o que está estipulado.
Concordo consigo.

Obrigado e cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”