Dúvida para esquema electrico

Responder
Joly Roger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 jun 2007, 12:25

Dúvida para esquema electrico

Mensagem por Joly Roger »

Boas, antes de mais um bem haja para todos.
Gostaria s.f.f. que me explicassem como posso (e se possível) fazer uma puxada de uma tomada para uma calha técnica afim de nessa calha colocar umas 7 tomadas.
Isto tem a finalidade de eliminar aquelas triplas com seis sete aparelhos ligados.
Obrigado e boa tarde.
fred
Curioso
Curioso
Registado: 25 mai 2007, 16:29

Mensagem por fred »

boas...penso que seja possivel....podes ligar 8 tomades es serie utilizando um dijuntor de 16A, mas tudo depende do que ligares nas tomadas"consumos de aparelhos electricos".Se os aparelhos nao tiverem consumos elevados podes ligar..Tem atenção ao numero de tomadas por dijuntor.espero ter ajudado....
Joly Roger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

fred Escreveu:boas...penso que seja possivel....podes ligar 8 tomades es serie utilizando um dijuntor de 16A, mas tudo depende do que ligares nas tomadas"consumos de aparelhos electricos".Se os aparelhos nao tiverem consumos elevados podes ligar..Tem atenção ao numero de tomadas por dijuntor.espero ter ajudado....
Boas.
Dijuntor teria que ser no quadro certo? O que eu dizia era puxar de tomada em tomada uma vez que elas são todas perto umas das outras e são para ligar , tv, PS2, DVD, Video e transformador de box.
Obrigado.
fred
Curioso
Curioso

Mensagem por fred »

o problema e que o dijuntor do quadro onde esta ligada a tomada pode disparar se juntares as outras 7 tomadas..no regulamento podes ligar ate 8 tomodas por dijuntor de 16A...Tenho uma duvida..ja ligas-te a essa tomada 7 aparelhos todos a trabalhar ao mesmo tempo?se ja penso que nao ha problema em ligares....
Joly Roger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

fred Escreveu:o problema e que o dijuntor do quadro onde esta ligada a tomada pode disparar se juntares as outras 7 tomadas..no regulamento podes ligar ate 8 tomodas por dijuntor de 16A...Tenho uma duvida..ja ligas-te a essa tomada 7 aparelhos todos a trabalhar ao mesmo tempo?se ja penso que nao ha problema em ligares....
Já liguei até uns 8 aparelhos nessas fichas múltiplas com extensão.
Uma dúvida e para tentar visualizar a "coisa", Dessa da parede puxo os três cabos para a 1ª da calha e por aí sucessivamente?
fred
Curioso
Curioso

Mensagem por fred »

podes ligar entao....ligas en serie..ou seja...ligas 3 fios a tomada que esta na parede(Fase-terra e neutro).esses 3 fios ligam a 2ª tomada. da 2ª a 3ª e sempre assim.....espero ter ajudado ...
Joly Roger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

fred Escreveu:podes ligar entao....ligas en serie..ou seja...ligas 3 fios a tomada que esta na parede(Fase-terra e neutro).esses 3 fios ligam a 2ª tomada. da 2ª a 3ª e sempre assim.....espero ter ajudado ...
Sim.
Ajudou.
Muito obrigado.
davijao
Curioso
Curioso
Registado: 24 abr 2007, 21:32

Mensagem por davijao »

Boas...

Caro colega fred, não é em serie mas sim em paralelo que se diz

Abraços
fred
Curioso
Curioso

Mensagem por fred »

boas....tens toda a razao davijao em em paralelo e nao em serie...desc Joly Roger...abraços...fikem bem
Joly Roger
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

fred Escreveu:boas....tens toda a razao davijao em em paralelo e nao em serie...desc Joly Roger...abraços...fikem bem

Boas.
Obrigado a ambos.
Fui eu que lancei a "isca" do em série. :D
alarmixii
Curioso
Curioso
Registado: 11 jan 2007, 21:33

Mensagem por alarmixii »

A melhor maneira ainda e ate para poderes seccionar isso em caso de avaria é colocares tamnbem um disjuntor(pode ser de 10A) uma vez que saõ equioamentos "leves" e assim podes proteger tambem essas 7 tmadas extra

Abraço
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

Joly Roger Escreveu:
fred Escreveu:boas...penso que seja possivel....podes ligar 8 tomades es serie utilizando um dijuntor de 16A, mas tudo depende do que ligares nas tomadas"consumos de aparelhos electricos".Se os aparelhos nao tiverem consumos elevados podes ligar..Tem atenção ao numero de tomadas por dijuntor.espero ter ajudado....
Boas.
Dijuntor teria que ser no quadro certo? O que eu dizia era puxar de tomada em tomada uma vez que elas são todas perto umas das outras e são para ligar , tv, PS2, DVD, Video e transformador de box.
Obrigado.
Com menos trabalho compras um bloco multitomada de 6 saídas (como as da Legrand) com interruptor luminoso...

Algo parecido com isto...Imagem
Imagem
fred
Curioso
Curioso

Mensagem por fred »

estou de acordo electro_pt, fica mais economico, da menos trabalho e ocupa menos espaço do que as tomadas na calha....abraços..
jorgeinsp81
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 jun 2007, 22:39

Mensagem por jorgeinsp81 »

...desde que nao ligues nessa calha tecnica, placa vitroceramica, maquina de lavar, forno frigorifico ect....podes na boa...:)
...agora a serio...como ja aki foi dito isso e possivel desde que tenhas em consideracao o fim a que se destina e a proteccao no Q.Electrico...
abraço..
Macavenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 mai 2008, 11:29

Re: Dúvida para esquema electrico

Mensagem por Macavenco »

Bom dia.

Este tópico é parecido com a dúvida que possuo.
Eu não tenho conhecimentos nesta área portanto se disser algo errado, corrijam-me sff.

Há necessidade de ligar vários portáteis numa casa (cerca de 15/17, quando estiverem todos ligados simultaneamente).
E tinha pensado em "puxar" os fios do quadro para ligar cerca de 8/9 tomadas em cada parede (2 paredes opostas). A extensão não se torna viável porque os portáteis estarão algo afastados uns dos outros, por isso a solução de colocar as tomadas numa calha junto ao rodapé ou a meia altura (1m, por exemplo) seja a mais lógica.

A quertão é se posso ligar as tomadas todas consecutivamente (a 1ª à 2ª, a 2ª à 3ª, etc) sem necessidade de disjuntores ou outros sistemas para garantir a "potência" necessária.
Não sei neste momento qual a potência do quadro mas deve ser a normal de uma casa de habitação já construida a alguns anos.

Se não for viável, que "cuidados" devo ter em conta?
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”