Rede de tybagens

Responder
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Rede de tybagens

Mensagem por wvieira1 »

Olá a todos.
Tenho algumas duvidas quanto às normas para instalação da rede de tubagens.

Duvida 1- Na secção 5.3.1 do Manual Ited é dito: "Quando se utilizarem tubos para a ligação das caixas, estes não podem ficar salientes no interior das mesmas, devem terminar sem arestas vivas, com bucin, boquilha ou moldados e estar colocados por forma a que exista uma distância mínima de 1cm entre o tubo e cada face lateral". O que pretendem dizer com tubos moldados?

Duvida 2-É praticável cumprir o manual no que se refere ao máximo de 1 curva a 90 graus? Facilmente imagno situaões onde o número rezoável de curvas a 90 graus sqria 2. Basta termos uma caixa do tipo I2 a 30 cm do tecto a alimentar duas tomadas a 30 cm do solo e o número de curvas a 90 graus será 2, pelo menos, para o circuito de uma das tomadas, a não ser que sefaçam percursos oblíquos. Ou não estou a perceber bem o conceito de curva a 90 graus?

Agradeço a vossa ajuda e respostas.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Rede de tybagens

Mensagem por nelmindo »

wvieira1 Escreveu:Olá a todos.
Tenho algumas duvidas quanto às normas para instalação da rede de tubagens.

Duvida 1- Na secção 5.3.1 do Manual Ited é dito: "Quando se utilizarem tubos para a ligação das caixas, estes não podem ficar salientes no interior das mesmas, devem terminar sem arestas vivas, com bucin, boquilha ou moldados e estar colocados por forma a que exista uma distância mínima de 1cm entre o tubo e cada face lateral". O que pretendem dizer com tubos moldados?

fazer uma gola a quente no tubo VD, de modo que este não se escape da caixa e ao mesmo tempo garantir alguma estanquecidade

Duvida 2-É praticável cumprir o manual no que se refere ao máximo de 1 curva a 90 graus? Facilmente imagno situaões onde o número rezoável de curvas a 90 graus sqria 2. Basta termos uma caixa do tipo I2 a 30 cm do tecto a alimentar duas tomadas a 30 cm do solo e o número de curvas a 90 graus será 2, pelo menos, para o circuito de uma das tomadas, a não ser que sefaçam percursos oblíquos. Ou não estou a perceber bem o conceito de curva a 90 graus?

por favor refira o ponto onde é indicada esta "regra". Deve estar a faltar alguma coisa

Agradeço a vossa ajuda e respostas.
wvieira1
Curioso
Curioso

Mensagem por wvieira1 »

Caro amigo nelmindo,

Agradeço a sua resposta.
No ponto 5.3.1 do manual ITED, a determinada altura é dito o seguinte:
"A tubagem deve ser montada de maneira que os cabos possam ser passados ou substituídos sem dificuldade, devendo ser respeitados os raios de curvatura mínimos dos cabos e das tubagens, definidos pelo fabricante.
Deverá ter-se em conta os seguintes pontos, na instalação de tubos:
• Os ângulos internos serão sempre superiores ou iguais a 90º;
• O comprimento máximo dos tubos entre duas caixas deve ser de 12m quando o percurso for rectilíneo e horizontal;
• O número máximo de curvas nos tubos, entre caixas, é de duas. O comprimento atrás referido será, neste caso, reduzido de 3m por cada curva;
Não é permitido mais de uma curva a 90º, devendo utilizar-se caixas de passagem do tipo I2, ou similares, quando existir essa necessidade;
• O raio de curvatura dos tubos, deverá ser superior ou igual a 6 vezes o diâmetro nominal da
tubagem."
Ou será que estou a perceber mal alguma coisa, ou que a versão que tenho do manual não é a mais recente?

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

wvieira1 Escreveu:Caro amigo nelmindo,

Agradeço a sua resposta.
No ponto 5.3.1 do manual ITED, a determinada altura é dito o seguinte:
"A tubagem deve ser montada de maneira que os cabos possam ser passados ou substituídos sem dificuldade, devendo ser respeitados os raios de curvatura mínimos dos cabos e das tubagens, definidos pelo fabricante.
Deverá ter-se em conta os seguintes pontos, na instalação de tubos:
• Os ângulos internos serão sempre superiores ou iguais a 90º;
• O comprimento máximo dos tubos entre duas caixas deve ser de 12m quando o percurso for rectilíneo e horizontal;
• O número máximo de curvas nos tubos, entre caixas, é de duas. O comprimento atrás referido será, neste caso, reduzido de 3m por cada curva;
Não é permitido mais de uma curva a 90º, devendo utilizar-se caixas de passagem do tipo I2, ou similares, quando existir essa necessidade;
• O raio de curvatura dos tubos, deverá ser superior ou igual a 6 vezes o diâmetro nominal da
tubagem."
Ou será que estou a perceber mal alguma coisa, ou que a versão que tenho do manual não é a mais recente?

Cumprimentos
a sua interpretação está correcta. O manual diz um só curva. Ou seja: uma só curva de 90 e a outra deverá ser inferior a 90º ou duas a 89º... o que na prática é ridiculo. Sabe um legislador quase sempre pouco ou nada fez na vida prática. Pergunte a esses legisladores, se alguma vez cravaram uma caixa...
wvieira1
Curioso
Curioso

Mensagem por wvieira1 »

Pois é caro nelmindo, os legisladores deveriam recorrer à ajuda de técnicos habituados a realizar trabalho de campo.

A si e a todos os membros deste forum agradeço a oportunidade que me têm proporcionado de discutir algumas das duvidas que tenho e aprender convosco.

Desejo a todos um Ano de 2009 muito próspero.

Cumprimentos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, quando fiz as minhas formações instalação e projecto ITED, coloquei a mesma questão ao meu formador o eng. Fernando Carrilho, que foi um dos que ajudou a fazer o manual ITED, e o que ele me disse quando se falou em 1 curva a 90º era sem contar com a do ATI, porque numa situação normal leva sempre 2 curvas a 90º uma por baixo do ATI e outra na parede da tomada, e foi essa a ideia da norma, mas no manual isso não está explicito, ou seja pensou-se uma coisa e escreveu-se outra, mas na pratica não contamos com a curva do ATI!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Varejo Escreveu:Boas, quando fiz as minhas formações instalação e projecto ITED, coloquei a mesma questão ao meu formador o eng. Fernando Carrilho, que foi um dos que ajudou a fazer o manual ITED, e o que ele me disse quando se falou em 1 curva a 90º era sem contar com a do ATI, porque numa situação normal leva sempre 2 curvas a 90º uma por baixo do ATI e outra na parede da tomada, e foi essa a ideia da norma, mas no manual isso não está explicito, ou seja pensou-se uma coisa e escreveu-se outra, mas na pratica não contamos com a curva do ATI!!!
Boas.

eu na minha formação, de facto o Engº referiu este ponto, que a curva do ATI e a curva da tomada já fazem as 2 curvas de 90º!!

Mas se então a do ATI não conta, tanto melhor :)
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

gemini Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, quando fiz as minhas formações instalação e projecto ITED, coloquei a mesma questão ao meu formador o eng. Fernando Carrilho, que foi um dos que ajudou a fazer o manual ITED, e o que ele me disse quando se falou em 1 curva a 90º era sem contar com a do ATI, porque numa situação normal leva sempre 2 curvas a 90º uma por baixo do ATI e outra na parede da tomada, e foi essa a ideia da norma, mas no manual isso não está explicito, ou seja pensou-se uma coisa e escreveu-se outra, mas na pratica não contamos com a curva do ATI!!!
Boas.

eu na minha formação, de facto o Engº referiu este ponto, que a curva do ATI e a curva da tomada já fazem as 2 curvas de 90º!!

Boas, mesmo com caixas de passagem I2 ou I3 acabo sempre por ter 2 curvas a 90º, por isso não contem com a curva do ATI!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Varejo Escreveu:
gemini Escreveu:
Boas.

Boas, mesmo com caixas de passagem I2 ou I3 acabo sempre por ter 2 curvas a 90º, por isso não contem com a curva do ATI!!!
Mas caramba, se um regulamento ou compêndio de regras, não conta com as variaveis todas principalmente com as mais simples, e ainda por cima coloca ambiguidades destas em termos de interpretação, o sistema entra em descrédito. Já assisti alguns seminários e um dos convidados/oradores era um representante da Anacom e algumas destas questões colocadas foram incómodas e não soube ser convicente para a plateia.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, por isso a ANACOM tem as FAQ no site, e nos seminários dizem que o manual tem de ser corrigido em alguns pontos, e a 1ª grande ambiguidade foi o barulho que deu a com a história das medidas das tubagens, porque quem "fez" o manual pensou em medidas comerciais, e houve alguém que escreveu "internas"!!! :?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Varejo Escreveu:Boas, por isso a ANACOM tem as FAQ no site, e nos seminários dizem que o manual tem de ser corrigido em alguns pontos, e a 1ª grande ambiguidade foi o barulho que deu a com a história das medidas das tubagens, porque quem "fez" o manual pensou em medidas comerciais, e houve alguém que escreveu "internas"!!! :?
isso. Pois tentar explicar a colegas mais velhos que para o telefone era preciso colocar tubo gris de 25, numa caixa de aparelhagem, era obra...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”