Voltagem de cerca de 600 volts trifasico e 380 mono
Voltagem de cerca de 600 volts trifasico e 380 mono
Boa tarde
Tenho um problema com a voltagem no meu armazém, o qual em algumas horas do dia, nomeadamente cerca das 18h, me dá voltaens de cerca de 600 a 700 volts no trifásico e de 300 a 380 no monofásico.
Já reclamei para a pt mas quando os técnicos cá chegaram já a corrente estava quase normal.
Tenho um problema com a voltagem no meu armazém, o qual em algumas horas do dia, nomeadamente cerca das 18h, me dá voltaens de cerca de 600 a 700 volts no trifásico e de 300 a 380 no monofásico.
Já reclamei para a pt mas quando os técnicos cá chegaram já a corrente estava quase normal.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Voltagem de cerca de 600 volts trifasico e 380 mono
Boas joefaria,
"Já reclamei para a pt mas quando os técnicos cá chegaram já a corrente estava quase normal."
1º O perfil actualizado.
2º O que é que a pt tem a ver com a tensão?
Cump.
Mário
"Já reclamei para a pt mas quando os técnicos cá chegaram já a corrente estava quase normal."
1º O perfil actualizado.
2º O que é que a pt tem a ver com a tensão?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
se efectivamente aparececem tensões dessa ordem de grandeza, os equipamentos já estariam todos avariados.
Verifique se o equipamento que faz as medições ou leituras, estará em conformidade!!!
Verifique se o equipamento que faz as medições ou leituras, estará em conformidade!!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas joefaria
À que instalar um analisar de redes eléctricas e depois analisar os resultados, para se verificar se está de acordo com as normas em vigor.
O analisador deve de estar calibrado por IPQ
Cump.
Mário
À que instalar um analisar de redes eléctricas e depois analisar os resultados, para se verificar se está de acordo com as normas em vigor.
O analisador deve de estar calibrado por IPQ
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Esse problema já me aconteceu, e consegui resolve-lo mudando a pilha ao aparelho de medida.
Entretanto, comprei um novo aparelho de medida, que até apita e vibra quando detecta tensão, e mesmo com bateria fraca (mal se vêem os números) continua a dar as voltagens correctas.
Em Janeiro, a EDP mudou o transformador que tenho aqui ao lado, e deixou o ponto alto (258volt mono) e não demorou uma semana a aparecerem aparelhos queimados.Escusado será dizer o que aconteceria se na verdade, tivesses aí no armazém essa tensão. Até às lâmpadas lhe tinha saltado a ampola.eh eh
Esse problema já me aconteceu, e consegui resolve-lo mudando a pilha ao aparelho de medida.

Entretanto, comprei um novo aparelho de medida, que até apita e vibra quando detecta tensão, e mesmo com bateria fraca (mal se vêem os números) continua a dar as voltagens correctas.
Em Janeiro, a EDP mudou o transformador que tenho aqui ao lado, e deixou o ponto alto (258volt mono) e não demorou uma semana a aparecerem aparelhos queimados.Escusado será dizer o que aconteceria se na verdade, tivesses aí no armazém essa tensão. Até às lâmpadas lhe tinha saltado a ampola.eh eh
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
Boas.
Onde é isso?
O problema é que é tecnicamente impossivel isso acontecer!
Ter 380 em mono até pode acontecer, se existir um curto-circuito do neutro com uma fase, mas os 600.... não tou mesmo a ver!
Para mim, esta algo de errado no aparelho de medida.
Com essas tensões, nada sobrevive, nem as lampadas!
Cumprimentos.
Onde é isso?
O problema é que é tecnicamente impossivel isso acontecer!
Ter 380 em mono até pode acontecer, se existir um curto-circuito do neutro com uma fase, mas os 600.... não tou mesmo a ver!
Para mim, esta algo de errado no aparelho de medida.
Com essas tensões, nada sobrevive, nem as lampadas!
Cumprimentos.
eh pá
isso é que é tensao por essas bandas
e a PT ta com uma força que só visto
agora a sério
é claro como alguns colegas ja disseram que essas tensões num armazem ja por ai havia muito prejuizo
muito aparelho a fumegar e se calhar ate os bombeiros á porta
felizmente se isso não aconteceu é porque deve haver algum erro de leitura
muita atenção aos multimetros comprados nos chineses
o barato sai muito caro
isso é que é tensao por essas bandas
e a PT ta com uma força que só visto

agora a sério

é claro como alguns colegas ja disseram que essas tensões num armazem ja por ai havia muito prejuizo
muito aparelho a fumegar e se calhar ate os bombeiros á porta
felizmente se isso não aconteceu é porque deve haver algum erro de leitura
muita atenção aos multimetros comprados nos chineses

Melhores cumprimentos
Boas Colegas não pude deixar de lêr esta mensagem e vou dizer o seguinte:
Sim é possivel ter 600 a 700 ou mesmo 800 volts em trifásica
Sim é possivel ter também 380 em monofásica
Sim pode queimar os electrodomesticos e saltar as ampolas das lâmpadas
Quando a EDP chega a corrente está normalizada,m também é possivel
Passo a explicar, aconteceu-me o mesmo á cerca de um ano e quando acendia um interruptor do resto chão acendia a casa toda pois existiam vários retornos de corrente, a causa disto e é o que pode estar a passar com o nosso colega é o Neutro parcialmente Queimado.
Se não fosse a minha incistência com o pessoal da EDP eles também não descubriam, pois a Voltagem ora esta correcta ora não está. Neutro Parcialmente Queimado Temos que estar praticamente sempre a medir até que ela volte a ultrapassar os valores principais.
Um abraço
Bom Natal
Sim é possivel ter 600 a 700 ou mesmo 800 volts em trifásica
Sim é possivel ter também 380 em monofásica
Sim pode queimar os electrodomesticos e saltar as ampolas das lâmpadas
Quando a EDP chega a corrente está normalizada,m também é possivel
Passo a explicar, aconteceu-me o mesmo á cerca de um ano e quando acendia um interruptor do resto chão acendia a casa toda pois existiam vários retornos de corrente, a causa disto e é o que pode estar a passar com o nosso colega é o Neutro parcialmente Queimado.
Se não fosse a minha incistência com o pessoal da EDP eles também não descubriam, pois a Voltagem ora esta correcta ora não está. Neutro Parcialmente Queimado Temos que estar praticamente sempre a medir até que ela volte a ultrapassar os valores principais.
Um abraço
Bom Natal
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 abr 2008, 21:57
- Has thanked: 2 times
- Contacto:
Eh curioso!!!!!!!!!!
Posso vous dizer uma coisa ...........picos desses ...... qualquer tecnico da EDP teria reparado......... se nao fosse mais, ao menos nos danos que teria causado!!!!!!!!!!!!!!!
Posso vous dizer uma coisa ...........picos desses ...... qualquer tecnico da EDP teria reparado......... se nao fosse mais, ao menos nos danos que teria causado!!!!!!!!!!!!!!!
Pode causar danos ou não, no caso que me aconteceu somente queimou um leitor de DVD.
Abraços
Abraços
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boaszemau Escreveu:Pode causar danos ou não, no caso que me aconteceu somente queimou um leitor de DVD.
Abraços
Vamos la ver se nos entendemos:
A tensão entre fases á saída do transformador da edp, não deve passar os 420v(e mesmo assim já é demasiado. Nesse panorama, onde se geram os restantes volts para chegar aos 580 referidos no post?
O neutro queimado provoca elevação da tensão monofásica apenas entre neutro e fase, e apenas quando as fases estão desequilibradas. Provavelmente, no caso que referes, na altura devias ter pouco consumo em casa e por isso, a tensão no neutro não elevou suficiente para queimar os demais electrodomésticos.
So para terminar as intervenções neste tópico, os fios V comuns á venda são para 500v max. Se essa voltagem passasse na instalação, nem o isolamento dos fios resistia, quanto mais os equipamentos ou lâmpadas.
Abraço, e boas festas
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Bom dia caro amigo, tem toda a razão mas que se passou passou.
Repare, a falta de neutro numa instalação faz com que existam oxilação de corrente podendo esta subir ou descer, provocando retornos nas linhas, ora como o neutro está só parcialmente queimado o cabo não tem tempo de aquecer o suficiente para queimar, os diferenciais não disparam porque não existe diferença de potencial.
se algum dia lhe acontecer repare que é uma fracção de segundos ora tem 400v ora tem 600.
não se esqueça também que os cabos estão subredimensionados á partida, podendo estes aguentar um pouco mais do que o que diz nas tabelas técnicas, precisamente para evitar queimar, o que por vezes acontece.
Boas Festas
Zé Maurício
Repare, a falta de neutro numa instalação faz com que existam oxilação de corrente podendo esta subir ou descer, provocando retornos nas linhas, ora como o neutro está só parcialmente queimado o cabo não tem tempo de aquecer o suficiente para queimar, os diferenciais não disparam porque não existe diferença de potencial.
se algum dia lhe acontecer repare que é uma fracção de segundos ora tem 400v ora tem 600.
não se esqueça também que os cabos estão subredimensionados á partida, podendo estes aguentar um pouco mais do que o que diz nas tabelas técnicas, precisamente para evitar queimar, o que por vezes acontece.
Boas Festas
Zé Maurício
Venho aqui dar uma ajuda ou dissipar uma duvida que apesar de muitos post´s ainda se mantem ao que me parece.
É IMPOSSIVEL ter tensão acima dos 420 V seja em mono ou em trifasico.
Eventualmente em mono poderá existir um um aumento até aos 400 v, para isto basta haver ausencia de netro, e estar ligado a um ramal já consideravel.
Existem efectivamente ajustes no transformadores que quando são montados, são ajustados, mesmo assim nunca chegaria a valores de 600 v.
É IMPOSSIVEL ter tensão acima dos 420 V seja em mono ou em trifasico.
Eventualmente em mono poderá existir um um aumento até aos 400 v, para isto basta haver ausencia de netro, e estar ligado a um ramal já consideravel.
Existem efectivamente ajustes no transformadores que quando são montados, são ajustados, mesmo assim nunca chegaria a valores de 600 v.