Caros colegas gostava de vos propôr a seguinte questão:
Imagine-se uma habitação com a respectiva caixa de contador no exterior do portão conforme a regra.
Entre a caixa de contador e o quadro de entrada existem duas tubagens subterrâneas.
Suponha-se que o cabo de alimentação é grosso demais para passar pelos tubos existentes.
No entanto se dividirmos o cabo necessário em dois mais finos(metade da secção do condutor), já se torna possivel fazer os enfiamentos.
Gostaria que comentassem esta "solução"...
Um abraço.
Dividir para (tentar) "reinar"
Entretanto só mais uma achega para completar a "esperteza":
Em cada um dos extremos desses cabos que correm em paralelo, são instaladas caixas com os respectivos ligadores para colocar realmente cada um dos condutores em paralelo. O contador fia interligado com a caixa do seu lado atraves de um pequeno troço de cabo com fios da secção necessária (portanto com o dobro da secção dos condutores dos cabos colocados em paralelo). Do lado do Diferencial (do quadro de entrada) acontece o mesmo.
Esta "solução" é atrativa tecnicamente mas que regras violará?
Comentários por favor!
Um abraço
Em cada um dos extremos desses cabos que correm em paralelo, são instaladas caixas com os respectivos ligadores para colocar realmente cada um dos condutores em paralelo. O contador fia interligado com a caixa do seu lado atraves de um pequeno troço de cabo com fios da secção necessária (portanto com o dobro da secção dos condutores dos cabos colocados em paralelo). Do lado do Diferencial (do quadro de entrada) acontece o mesmo.
Esta "solução" é atrativa tecnicamente mas que regras violará?
Comentários por favor!
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
A ideia de passar um cabo trifásico de alimentação por 2 tudos não é nada má, já me aconteceu ter de dividr um cabo trifásico por 2 tubos para entrada num quadro eléctrico porque este tinha tubos de saída de 16mm tudo isto para tigar uma "mufla" que é trifásica.
No entanto a situação que descreves dessa forma não sei se será "legal", ou seja, há muita coisa que se faz mas o aspecto "legal" pode não ser o mais favorável
No entanto a situação que descreves dessa forma não sei se será "legal", ou seja, há muita coisa que se faz mas o aspecto "legal" pode não ser o mais favorável
Boas...
Vamos ver este exemplo:
Tenho uma alimentação para passar de um PT para um QGBT num sistema TNC-TNS onde o cabo é monopolar 3 x 300 + 1 x 150.
Opção: passar monopolar 2 x 3 x 150 + 1 x 150.
Ou seja,passava sete pontas de 150 mm se o espaço for favorável e o corpinho da malta agradece.
Outra situação é fazer paralelos por uma questão de consumo da maquina,exemplo a cabo: 1 morcela de 240 é insuficiente,podemos passar 2 x 185
Abraços
Vamos ver este exemplo:
Tenho uma alimentação para passar de um PT para um QGBT num sistema TNC-TNS onde o cabo é monopolar 3 x 300 + 1 x 150.
Opção: passar monopolar 2 x 3 x 150 + 1 x 150.
Ou seja,passava sete pontas de 150 mm se o espaço for favorável e o corpinho da malta agradece.

Outra situação é fazer paralelos por uma questão de consumo da maquina,exemplo a cabo: 1 morcela de 240 é insuficiente,podemos passar 2 x 185

Abraços