Aquecimento electrico apoiado por central

Responder
callinas
Curioso
Curioso
Registado: 12 mai 2008, 11:44

Aquecimento electrico apoiado por central

Mensagem por callinas »

Boas, vou comprar um apartamento e o mesmo encontra-se em fase de construção.

Optei por sistema de aquecimento eléctrico, no entanto estava interessado em que todo esse sistema pudesse ser controlado por uma unidade central no hall.

O control seria mais do tipo de ter um conjunto de "interruptores" onde pudesse desligar todos os aquecedores da casa, ou um ou outro em particular, quando saio de casa, sem ter que ir à divisão desligar o aparelho.

Pelo que li em diversos sistemas, é possível desde que as tomadas dos aquecedores tenham um fio piloto.

No entanto quando questionei o construtor e o mesmo questionou o electricista, o electricista refere que há sistema que é por ondas de rádio, e que tem um comando. Ainda assim tenho que ir divisão a divisão a desligar os aparelhos, tal como se fosse um sistema de ar condicionado convencional. Parece-me que o electricista quer-me impingir uns aquecedores la da "loja" dele, no entanto ja sei que aquecedores quero, serão do tipo CALORIGEN Plinthe Baseboard ou da http://www.heatwafer.com/pt/default.htm

Ainda na minha procura encontrei o tipo de tomadas X10, não entendo muito como funciona, mas julgo que é possível "comunicar" uma central com as tomadas X10, gostaria de saber se isto é solução pro que pretendo e se as mesmas "aguentam" um aquecedor eléctrico?
callinas
Curioso
Curioso

Re: Aquecimento electrico apoiado por central

Mensagem por callinas »

Já agora, um aparte, estava a pensar no seguinte:

Colocar nas tomadas que serão para os aquecedores - módulo X10 AM12G
http://www.eurox10.com/Product/EasyX10/ ... /AM12G.htm

E colocar um regulador central - MC10 - Controlador X10 de Tomada
http://www.eurox10.com/Product/EasyX10/ ... s/MC10.htm

Penso que sirva para o efeito, embora não goste muito dessa "central" - controlador X10 de tomadas.
Isso liga-se onde, a uma tomada? a um interruptor? ou é indiferente?
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

callinas Escreveu:Boas, vou comprar um apartamento e o mesmo encontra-se em fase de construção.

Optei por sistema de aquecimento eléctrico, no entanto estava interessado em que todo esse sistema pudesse ser controlado por uma unidade central no hall.

O control seria mais do tipo de ter um conjunto de "interruptores" onde pudesse desligar todos os aquecedores da casa, ou um ou outro em particular, quando saio de casa, sem ter que ir à divisão desligar o aparelho.

Pelo que li em diversos sistemas, é possível desde que as tomadas dos aquecedores tenham um fio piloto.

No entanto quando questionei o construtor e o mesmo questionou o electricista, o electricista refere que há sistema que é por ondas de rádio, e que tem um comando. Ainda assim tenho que ir divisão a divisão a desligar os aparelhos, tal como se fosse um sistema de ar condicionado convencional. Parece-me que o electricista quer-me impingir uns aquecedores la da "loja" dele, no entanto ja sei que aquecedores quero, serão do tipo CALORIGEN Plinthe Baseboard ou da http://www.heatwafer.com/pt/default.htm

Ainda na minha procura encontrei o tipo de tomadas X10, não entendo muito como funciona, mas julgo que é possível "comunicar" uma central com as tomadas X10, gostaria de saber se isto é solução pro que pretendo e se as mesmas "aguentam" um aquecedor eléctrico?
Boas.
Se é para fazer tipo um comando geral de todos os aquecedores, basta colocar um interruptor á entrada que comande um contactor no quadro eléctrico que por sua vez corte a alimentação as tomadas dos aquecedores.

A desvantagem de ter um painel á entrada para ligar cada um dos aquecedores, é que se alguém se esquecer de o ligar antes de ir para o quadro, terá de voltar á entrada a liga-lo.
Nesses casos costumo usar interruptores de cartão(tipo quarto de hotel) em que a ultima pessoa ao sair de casa, ao retirar o cartão desliga o não essencial (iluminação, aquecimentos, baixa estores, etc)
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
callinas
Curioso
Curioso

Mensagem por callinas »

A casa tem 2 wc, 2 quartos, escritório, sala e cozinha
A ideia era do tipo:
Sair, desligar o aquecedor(tomada) dos wc, escritorio e sala, mantendo os quartos ligados, mas quem diz isso, diz por exemplo manter o escritório e quartos ligados.

Ou seja, havia mesmo mt interesse em que se pudesse escolher que aquecedor de que divisão se desliga.
Helder Rodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2008, 22:45

Mensagem por Helder Rodrigues »

Boas.

Nestas situações, quando o proprietário já tem definido o que vai colocar, proponho lhe
em fazer uma instalação independente só para o aquecimento, ou seja colocar as tomadas de aquecimento num quadro parcial. A partir desse quadro deixo saídas para termostatos(caso o aquecimento em si não tenha), comandos onde quer que seja dependendo da exigência do cliente.
Mas este tipo de instalação fica um bocado mais dispendiosa, para o electricista.

Nota: Atenção que esses aquecedores não têm termoestatos incorporados, só tem ON/OFF.

Espero ter ajudado.

Abraço
callinas
Curioso
Curioso

Mensagem por callinas »

E uma vez que todas as tomadas de aquecimento estão ligadas em serie, como farei para que na "central" desligue 2 dos 5 aquecedores, ou apenas o aquecedor do WC?
Basta um fio piloto? Como funciona o fio piloto?
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”