Boa Noite,
Tenho um duvida, relacionada com as tomadas de energia, podem ou não estar junto (no mesmo espelho), das tomadas de rede? Já me disseram que sim mas já ouvi o contrário, é que no manual não consigo encontrar nada a falar sobre isto.
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos.
Duvida.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Duvida.
Boas, podem e devem, manual ITED 4.3.1 e 5.3.4.2 tabela 18 rodapé!!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
boa noite,
É proibido colocar no mesmo espelho tomadas de tensão com tomadas de cobre/coaxial!!! Apenas as tomadas de "dados" RJ45 e TV podem ficar no mesmo espelho. No caso das RJ45 é apenas autorizado de Cat5 para cima e na TV o cabo tem que estar especificado conforme as normas de ITED. O caminho de cabo deve ser atraves de tubo onde o diametro interior é 20.
É proibido colocar no mesmo espelho tomadas de tensão com tomadas de cobre/coaxial!!! Apenas as tomadas de "dados" RJ45 e TV podem ficar no mesmo espelho. No caso das RJ45 é apenas autorizado de Cat5 para cima e na TV o cabo tem que estar especificado conforme as normas de ITED. O caminho de cabo deve ser atraves de tubo onde o diametro interior é 20.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, espelho duplo ou triplo em caixas e tubagem separada, é permitido, ver o meu post anterior, os ATE´s Cobre e coaxial teem tomadas eléctricas junto aos cabos de cobre e coaxial, e em caixas de tomadas de chão, também ficam as tomadas de dados e corrente na mesma caixa partilhando o mesmo espelho, nesse caso também tenho de colocar por baixo de cada posto de trabalho 2 caixas de chão, 1 para tomadas de tensão e outra para dados e voz???Darts Escreveu:boa noite,
Onde diz no manual que é proibido??

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
boas,
a minha informação foi dada conforme formação que obtive para tecnico de Telecomunicações, onde o Eng.º informou que não era permitido, para alem de que o Eng.º responsavel e credenciado pela ANACOM que me faz a verificação das instalações de ITED tambem informou que não era permitido devido ao electro-magnetismo que pode existir caso as tomadas esteja juntas, e provocara perdas.
a minha informação foi dada conforme formação que obtive para tecnico de Telecomunicações, onde o Eng.º informou que não era permitido, para alem de que o Eng.º responsavel e credenciado pela ANACOM que me faz a verificação das instalações de ITED tambem informou que não era permitido devido ao electro-magnetismo que pode existir caso as tomadas esteja juntas, e provocara perdas.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, nas minhas formações tanto de instalação como projecto essa situação foi abordada, e não existe nada que proíba, fica ao critério de quem instala, isto falando em paredes, porque em caixas de chão, na mesma caixa ficam tomadas dados, corrente e corrente estabilizada, como é óbvio partilham o mesmo espelho!!!Darts Escreveu:boas,
Em relação a certificadores é como tudo, existem bons e maus, uma certificação e tinha colocado 1 Bastidor e o certificador estava a dizer que eu deveria ter colocado também 1 "ATI" !!!!
lá estive a dar uma formação rápida ao certificador!!!

é só rir!!!

p.s já faço redes estruturadas, ainda nem o ITED existia!!!