Ligação equipotencial

sonokas21
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 ago 2007, 12:39

Re: Ligação equipotencial

Mensagem por sonokas21 »

skelt Escreveu:
bruno_duarte Escreveu:Boas

Como Técnico responsavel por projectos electricos, tal como muitos de vós aqui no fórum, não pude de ler sem deixar aqui a minha opinião.

Em relação às partes metálicas de uma instalação industrial, tipo carcaças de motores esteiras metalicas etc... acho que todos estamos de acordo que a sua ligação equipotêncial e posterior à terra de portecção deve, e bem, ser feita de modo a proteger as pessoas contra contactos inidrectos provocados por defeitos de isolamento, frequentes em instalações deste tipo.

No que toca a moradias, e concretamente à situação dos WC's acho, na minha opinião, que a ligação das partes metalicas, tais como janelas, torneiras (no caso da canalização ser metalica) e outras identicas é chamar os problemas onde eles não existem. Ou seja que eu saiba nunca ouvi falar de pessoas que tenham morrido numa casa de banho agarrados a uma torneira, ao estarmos a liga-la à terra essa situação, se calhar pode tornar-se mais prová vel, digo eu!! . Ao estarmos a ligar estes componentes à terra, no caso de descarga ou defeito de isolamento, que garantia temos nos de segurança das pessoas. Posso estar a dizer um grande erro mas se tiver faço o favor que me corrigam.

Há no entanto uma maneira de lidar-mos com esta regra, que é a utilização de materiais com isolamento electrico (exemplo: janelas em PVC, tubos de agua tipo PEX etc..), nestes casos não necessitamos de fazer as ligações equipotencias.

Fica aqui a minha opinião.

Um abraço
ser for pex nao é nessessario???
uns dizem ke sim outros dizem ke nao???
alguem pode me pode esclarecer por favor???

cumprimentos
boas amigos acho muito impossivel,que seja necessario fazer uma ligacao equipotencial no pex quando o pex nome do tubo utilizado normalmente em ligaçoes de contadores e canalizaçoes habitacionais.é um tubo completamente nao condutor,sendo de plastico muito duro,sendo apenas utilizado acecorios de metal para fazer as ligaçoes entre sim.como ja tiha dito o tubo nao condutor poderia conduzir atraves dos acecorios mas logo seria enterrumpido quando entra se em contacto com o tubo.espero ter sido explicido..
cumprimentos
lima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 dez 2007, 22:15

Mensagem por lima »

caros colegas

trabalho no estrangeiro (Luxembourgo) e aqui tb entrou o novo regulamento onde foi interdito a ligação equipotencial as peças das salas de banho ou wcs que só era ligado a banheira com cabo de 10mm e não havia essa questão das ligações bimetalicas.

desde ja coragem e força a quem quer trabalhar com profissionalismo.
Obrigada
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Aqui estou de acordo com a maioria e acho este tipo de ligação um completo absurdo

Posso mesmo dizer que aconselharei os meus clientes a inactivar este tipo de protecção após a passagem das inspecções.

Dou-vos um pequeno exemplo, á uns anos na Lagoa de Albufeira (Zona de Praia) os contadores de telefone só trabalhavam estando ligados á terra, quando vinha o verão e o solo diminuía a humidade era necessário despejar baldes de agua junto ao local dos eléctrodos para que os contadores funcionassem.

Quero com isto explicar que as terras nem sempre são boas e eficientes, e assim sendo posso estar a colocar uma corrente que está a correr nas linhas de terra, dentro da minha banheira, o que juntamente com a agua não é nada agradável.

Abraços
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mensagem por DMCB »

Viva, quanto a aconselhar os clientes a desactivar as ligações após a vistoria acho que não devia adoptar essa postura dado que acaba por ser conivente com uma alteração que poderá comprometer a segurança de bens e pessoas e, ao adulterar a instalação após a vistoria das entidades competentes a responsabilidade acaba por ser sua não esquecendo que as instalações podem sempre ser alvo de fiscalização por parte da DGEG.

Para defender o seu ponto de vista, com o qual concordo, deve colocar a questão por escrito à DGEG sendo essa a forma mais consciente de proceder.

Aconselho-o também a não divulgar no fórum esse tipo de comportamento ou, pelo menos não referir a localização pois pode afectar a sua credibilidade perante entidades competentes.

Abraço
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Concordo em absoluto!

A preocupação deverá ser SEMPRE a segurança, portanto deverá assegurar-se uma TERRA eficaz.

Miguel

DMCB Escreveu:Viva, quanto a aconselhar os clientes a desactivar as ligações após a vistoria acho que não devia adoptar essa postura dado que acaba por ser conivente com uma alteração que poderá comprometer a segurança de bens e pessoas e, ao adulterar a instalação após a vistoria das entidades competentes a responsabilidade acaba por ser sua não esquecendo que as instalações podem sempre ser alvo de fiscalização por parte da DGEG.

Para defender o seu ponto de vista, com o qual concordo, deve colocar a questão por escrito à DGEG sendo essa a forma mais consciente de proceder.

Aconselho-o também a não divulgar no fórum esse tipo de comportamento ou, pelo menos não referir a localização pois pode afectar a sua credibilidade perante entidades competentes.

Abraço
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

sobre as ligações equipotecias nas casas de banho eu tenho feito as ligações so no perimetro dos 60 centimetros a cotar do bordo da banheira , e se a tubagem de agua for metalica.
cmdsej
mane.s
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 abr 2008, 17:09

Mensagem por mane.s »

Boa tarde caros colegas, quanto as ligações equipotenciais concordo plenamente quanto ao ridiculo a que isto chegou. quanto ao colega que diz que nunca viu ninguem morrer agarrado a uma torneira isso é outra historia, pois issso já aconteceu, precisamente pela deficiente ligação a terra de algumas instalações antigas, que como todos sabemos eram ligadas á entrada do contador de agua no velho tubo de chumbo.
carlos vieira

Mensagem por carlos vieira »

ola ,aqui ém França a ligaçao da terra a todas partes metalicas sao obrigatorias ja a alguns anos,neste caso se a uma descarga é por isso que se exige nas instalaçoes os inter deferençias de 30ma ,que permitem reconhecer uma perca de corrente,descarregando automaticamente.(no caso de janelas aqui ém França sao fixadas ém ares de inox e ai temos a possibilidade de fixar um parafuso para ligamento da terra ,agora pergunto como fixar a terra com o sistema ai ém Portugal?) :roll:
sergio_aferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 dez 2008, 16:50

Mensagem por sergio_aferreira »

Desculpem lá "desenterrar" este tópico, mas nos casos dos aquecimentos centrais e cilindros com alimentação eléctrica, conjugados com canalizações em cobre, deve existir certamente uma ligação à terra independentemente da ligação à terra do aparelho (caldeira e/ou cilindro), certo?
Ainda acerca deste equipamentos, deverão ser protegidos por Diferencial dedicado ao seu circuito ou basta cingirmo-nos ao diferencial geral.
Já agora qual a sensibilidade do diferencial a usar nas nossas casa 300 mA ou inferior?

Muito Obrigado.
--
Cumps.
sergio_aferreira
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”