equilibrio de fases
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 dez 2008, 20:00
equilibrio de fases
Boas, tenho um circuito trifasico que não estou a conseguir equilibrar e esta constantemente a disparar o disjuntor, qual a diferencia máxima que posso ter de consumo por fase para que não continue a disparar? O disjuntor que tenho é 3*20A mas ta a ser dificil ter todas as fases com o mesmo consumo. Obrigado...
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: equilibrio de fases
Boas...tiagonobre Escreveu:Boas, tenho um circuito trifasico que não estou a conseguir equilibrar e esta constantemente a disparar o disjuntor, qual a diferencia máxima que posso ter de consumo por fase para que não continue a disparar? O disjuntor que tenho é 3*20A mas ta a ser dificil ter todas as fases com o mesmo consumo. Obrigado...
Não há limite de diferencia entre fases. O que faz o disjuntor disparar, é o facto de alguma das fases ultrapassar os 20A. Exemplo: Se tiver 18A na fase 1; 10A na fase 2; 1A na fase 3 o disjuntor(se estiver bom) não pode disparar. Outro exemplo é teres 19A em cada fase, e o disjuntor também não deverá disparar. A partir do momento que alguma das fases ultrapasse os 20A(calibre do disjuntor) o mesmo disparará.
Para verificares o consumo de corrente em cada fase, utiliza um amperímetro(de pinça ou outro que suporte pelo menos 30A) e mede cada uma das fases. outra forma, caso não tenhas amperímetro, é tentares ver os consumos de todos os equipamentos que estão ligados a cada uma das fases.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: equilibrio de fases
tiagonobre Escreveu:Boas, tenho um circuito trifasico que não estou a conseguir equilibrar e esta constantemente a disparar o disjuntor, qual a diferencia máxima que posso ter de consumo por fase para que não continue a disparar? O disjuntor que tenho é 3*20A mas ta a ser dificil ter todas as fases com o mesmo consumo. Obrigado...
Já agora um à parte, antes que a solução seja substituir o disjuntor por um de maior calibre: verificar se o cabo de alimentação desses circuitos está bem dimensionado. O disjuntor é esse o correcto?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 dez 2008, 20:00