[TUTORIAL] Quadro Eléctrico Simples

Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

Boas
Obrigado.
Está muito elucidativo.
Cumpz 8)
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Modo de Ligação

Mensagem por DMCB »

Viva Colegas, mais um excelente tema de conversa. A regra é que os contactos móveis nunca fiquem em tensão na posição de aberto dado que facilita a extinção do arco eléctrico em aparelhos com poder de corte em carga, assim como a abertura deve ser sempre a favor da força da gravidade para que a posição de aberto seja atingida com o menor esforço possível e, em caso de defeito do dispositivo a posição de defeito seja a de "aberto s/ tensão" em detrimento de "fechado c/ tensão".

Abraços
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Nunca tinha pensado nisso :idea: :idea:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Apenas uma chamada de atençao em relacçao ao desenho apresentado:

As setas são apenas ilustrativas (ou por outro lado apenas concideram um dos 2 possiveis sentidos) para facilidade de analise. Convem não esquecer que se esta a analisar corrente alternada.

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

As setas são apenas ilustrativas (ou por outro lado apenas concideram um dos 2 possiveis sentidos) para facilidade de analise. Convem não esquecer que se esta a analisar corrente alternada.

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Um abraço.
Aasoares
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2007, 18:49

Mensagem por Aasoares »

Boa tarde a todos,

Ao consultar este tópico verifiquei existirem algumas afirmações que me parecem imprecisas, o que gostaria de comentar, se mo permitem:

1- A obrigatoriedade da ligação da alimentação do lado dos contactos fixos, era válida para os interruptores de facas (há cerca de 40 anos) e devia-se ao facto (muitos deles eram à vista) de as facas, na posição de aberto, ficarem mais salientes em relação ao quadro (de mármore) e representarem um perigo acrescido. Nos nossos dias grande parte dos aparelhos são de contactos móveis com corte duplo o que invalida a regra.

2- LIGAÇÂO DE DISJUNTOR / INT. DIFERENCIAL / CONTACTOR
O lado pelo qual se faz a alimentação destes aparelhos não implica com o seu funcionamento.

3- POSIÇÂO DO BARRAMWENTO ISOLADO
É normalmente montado na parte superior dos disjuntores por ser a posição que melhor garante a manutenção do valor de resistência de isolamento, evitando a acumulação de poeiras e humidades.

4- SECCIONADOR FUSÍVEL
Para o aparelho apresentado não faz sentido falar-se de poder de corte, pois trata-se de um aparelho manual de corte em vazio. No entanto, existe poder de corte automático neste aparelho, que lhe é dado pelo poder de corte do fusível instalado no seu interior.

5- FUNCIONAMENTO DO INT. DIFERENCIAL (Badtrip)
O desenho do funcionamento do interruptor diferencial apresentado confirma que é indiferente a alimentação por cima ou por baixo.
Senão verifiquemos se há alguma alteração das condições de funcionamento If=In.

Espero ter ajudado

Aasoares
Última edição por Aasoares em 04 jun 2007, 18:23, editado 1 vez no total.
Aasoares
Curioso
Curioso

Mensagem por Aasoares »

justme Escreveu:Apenas uma chamada de atençao em relacçao ao desenho apresentado:

Um abraço.
Não cabe estar preocupado com o sentido da corrente neste tipo de análise, uma vêz que o raciocínio é sempre válido para qualquer dos sentidos.

Aasoares
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mensagem por DMCB »

Boa tarde a todos,

Caro Aasoares, não posso deixar de o felicitar pela sua análise no entanto, se me permite, queria chamar a atenção que no meu texto não vem referida qualquer "obrigatoriedade" apenas um comentário que é 100% fundamentado no âmbito dos estudos desenvolvidos até então ao nível dos esforços electrotérmicos e electrodinâmicos a que estão sujeitos os dispositivos afectos à extinção do arco eléctrico que, com todo o gosto lhe posso fornecer a bibliografia adequada.

De resto, tem toda a razão e, subscrevo os seus comentários, compete-me também salientar que ao nível dos Postos de Transformação e Subestações a legislação aplicável, que embora tenha sofrido alterações pontuais, tem cerca de 47 anos, - Decreto n.º 42895, de 31 de Março de 1960.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Aasoares disse:
Não cabe estar preocupado com o sentido da corrente neste tipo de análise, uma vêz que o raciocínio é sempre válido para qualquer dos sentidos.

Penso que não entendeu o contexto da minha observação.

Repare:

Está-se a analisar um circuito em Corrente Alternada de repente aparece-nos um esquema em que a corrente circula sempre no mesmo sentido!...Não me parece nada descabido salientar essa questão.

Repare bem não foi com relacção ao sentido da corrente indicado que fiz a advertência mas precisamente com a exibição de apenas um sentido num circuito de corrente alternada...

Por outro lado, se atentarmos aos sentidos das correntes electricas e dos fluxos magneticos chegamos à conclusão que o diferencial representado só liga ("Arma") numa unica situação: Quando não estiver alimentado!

Repare-se que esta observação não responsabiliza nem invalida o excelente trabalho de Badtrip com o enriquecimento da discussão com tal ilustração.

Agradecimentos a todos (Adm, Moderadores e demais Participantes), pela oportunidade de discutir assuntos do interesse de todos e com todos!

Um abraço.
Aasoares
Curioso
Curioso

Mensagem por Aasoares »

Boa tarde caro DMCB,

Pelo seu comentário vê-se que fui mal entendido, culpa minha, por não ter sido suficientemente claro.

Não pretendia com a minha intervenção questionar o comentário feito pelo DMCB, tanto mais que, tendo conhecimento suficiente sobre o assunto, não tenho por que o questionar.

A minha observação pretendia, exclusivamente, reportar-se aos materiais em questão e em função destes à ligação com o referido pelo alarmixii.

Quanto à obrigatoriedade que referi (alimentação pelo contacto fixo), tratava-se de imposição pela "regra da arte" como era à época ensinado nas escolas.

Quero terminar penitenciando-me pela confusão gerada, agradecendo a sua chamada de atenção.

Aasoares
Aasoares
Curioso
Curioso

Mensagem por Aasoares »

Caro justme,

Admito estar a vêr mal a questão, dado que não consigo chegar à mesma conclusão a que chegou:

(Por outro lado, se atentarmos aos sentidos das correntes electricas e dos fluxos magneticos chegamos à conclusão que o diferencial representado só liga ("Arma") numa unica situação: Quando não estiver alimentado!)

Se não se importa podia descrever o raciocínio, de modo a que pudessemos chegar a uma conclusão.

Aasoares
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Caro Aasoares:

Antes de mais peço desculpa pela demora, mas apesar de visitar com alguma regularidade este forum só agora me apercebi da sua solicitação.

Penso que cabe aqui um pedido de auxilio ao ADM pois por vezes as novas respostas/postagens não aparecem realçadas com a "lampadazinha amarela".

Respondendo então á questão de Aasoares.

Reportemo-nos ao esquema postado:

1)Na bobina da esquerda(castanha) tendo em conta o sentido da corrente e o sentido do enrolamento ao aplicarmos a regra verificamos que o fluxo magnetico é ascendente (ao contrario do que está no desenho).

2)Na bobina da direita(azul) seguindo o mesmo raciocinio verificamos que o fluxo magnetico aponta para baixo (coincidindo aqui com o esquema).

3)Os dois fluxos magneticos são portanto concordantes, logo somam-se.
Não há qualquer hipotese de se anularem enquando houver corrente e uma carga no circuito.

4)Ora havendo sempre fluxo, haverá sempre f.e.m. aos terminais da bobina que alimenta o electroiman de disparo do diferencial, pelo que este disparará sempre que se tentar ligar o diferencial.

Por isso afirmei (e confirmo):"...se atentarmos aos sentidos das correntes electricas e dos fluxos magneticos chegamos à conclusão que o diferencial representado só liga ("Arma") numa unica situação: Quando não estiver alimentado!)"

Um abraço
nuno2006
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2007, 00:44

Mensagem por nuno2006 »

boas amigos como ja foi aqui referido a equipamentos que tanto faz serem alimentados por cima ou por baixo da das duas maneiras para isso vasta estar atento se tiverem a mesma numeraçao em baixo do que esta em cima e porque o equipamento suporta essas ligaçoes e e claro se meterem um interruptor diferencial tenhem de por um dijunctor equivalente a secçao do fio para proteger em caso de curto circuito
Nefelim

Re: Quadro Eléctrico Simples

Mensagem por Nefelim »

Olá

Embora na prática seja indiferente a ligação por cima ou por baixo há contudos normas como nos contadores, a entrada é nos terminais
N -3--5--7
e saída N--4--6--8

È uma questão de normalização

uitoas aparelhagem como os diferencias não têm contactos fixos a ligação não é tipo "basculante" mas de "translação" o que faz que seja indiferente a ligação mas a ligação é por cima (N-3-5-7)

Um abraço
Última edição por Nefelim em 20 out 2007, 21:46, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Tutoriais”