junção de cabos de potençia é permitido?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 out 2008, 09:56
junção de cabos de potençia é permitido?
Boa noite a todos!
Tenho uma grande duvida, à qual não encontro resposta, que é a seguinte:
Necessito de mudar um quadro eléctrico de local, mas para a nova localização os cabos existentes ficam curtos. Posso fazer emendas nos cabos, ou seja fazer junções para aumentar o comprimento do cabo, para não estar a substituir todos os cabos? Segundo o regulamento não encontrei nada a dizer o contrario dai a minha duvida.
Cumprimentos!
Necessito de mudar um quadro eléctrico de local, mas para a nova localização os cabos existentes ficam curtos. Posso fazer emendas nos cabos, ou seja fazer junções para aumentar o comprimento do cabo, para não estar a substituir todos os cabos? Segundo o regulamento não encontrei nada a dizer o contrario dai a minha duvida.
Cumprimentos!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: junção de cabos de potençia é permitido?
Podes, desde que sejam essas ligações, fiquem dentro de uma caixa. O nome dessa caixa seria "caixa de passagem" e deveria estar bem identificada.filipe_aaf Escreveu:Boa noite a todos!
Cumprimentos!
Agora nunca deves é emendar (como já vi fazer...) com mangas termo-retráteis e dentro da canalização (tubos).
-
Sim, com mangas termoretracitils deveria bonito!
E já agora alguém sabe qual o numero do artigo(regra técnica) em que fala sobre este assunto?
Obrigado pelo esclarecimento!
E já agora alguém sabe qual o numero do artigo(regra técnica) em que fala sobre este assunto?
Obrigado pelo esclarecimento!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Não esquecer o comprimento total do cabo no fim (por causa da secção).
Cump.
Mário
Não esquecer o comprimento total do cabo no fim (por causa da secção).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Cuidado com o comprimento do cabo, se a secção for à tangente vai haver problemas.
Problemas iguais vai haver nos apertos na união dos dois cabos, muita atenção a isso.
Já agora, qual a potência máxima do cabo? 50Amp? Mais de 20A, é melhor gastar mais uns trocos e pensar em apertos mais apropriados...
Problemas iguais vai haver nos apertos na união dos dois cabos, muita atenção a isso.
Já agora, qual a potência máxima do cabo? 50Amp? Mais de 20A, é melhor gastar mais uns trocos e pensar em apertos mais apropriados...
-
virc Escreveu:Cuidado com o comprimento do cabo, se a secção for à tangente vai haver problemas.
O aumento dos cabos será de apenas 6 metros, dai não haver grande problema com a queda de tensão. Sim tenho algumas correntes com cerca de 100A, a que apertos estás a referir? Estava a pensar usar bornes.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Podes usar bornes, mas de boa marca, e sobredimensiona os bornes em intensidade (do tipo 160Amp) o cabo é de 35?.
(eu gosto dos de barra com terminal de olhal cravado (terminal da Klauk).
Cump.
Mário
Podes usar bornes, mas de boa marca, e sobredimensiona os bornes em intensidade (do tipo 160Amp) o cabo é de 35?.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
Boas,Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Sim o cabo é de 35 e normalmente uso bornes da weidmuller, dos quais não tenho razão de queixa. Também é uma boa ideia sobredimensionar os bornes.
Cumprimentos,
Filipe
Bom dia Colegas!
Penso que ainda não foi mencionado mas não é premitido a mudança de secção no cabo!!!!
Saudações Energéticas
Penso que ainda não foi mencionado mas não é premitido a mudança de secção no cabo!!!!
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
-
6eo Escreveu:Bom dia Colegas!
Saudações Energéticas
Se a montante tivermos um cabo de secção superior e a jusante um de secção inferior temos que proteger o de secção inferior com fusíveis adequados. Presumindo que o cabo de maior secção também está protegido!!
cumprimentos
exactamente....e acrescento (o que diz a legislação) sempre que existe mudança de secção é necessário dispositivo de protecção contra sobreintensidadesfilipe_aaf Escreveu:6eo Escreveu:Bom dia Colegas!
Saudações Energéticas
Se a montante tivermos um cabo de secção superior e a jusante um de secção inferior temos que proteger o de secção inferior com fusíveis adequados. Presumindo que o cabo de maior secção também está protegido!!
cumprimentos
Saudações Energéticas
6eo
6eo