Boas!
A minha intenção é fazer acender dois focos em simultâneo e o outro em separado.
Que tipo de "junção" posso utilizar em "A)"? (esta representado na figura) Já agora qual o nome que se atribui a essa peça?
Nestes casos é melhor usar fio de 2,5 mm ?
Os focos tem ligação à terra mas a caixa de derivação na qual estou a trabalhar não tem. Posso deixar assim como esta no esquema ou nao convém?
Penso que é tudo.
Já fiz o esquema, só queria que me dissessem se está tudo correcto ou se alguma coisa esta errada.
Junto envio fotos para facilitar os esclarecimentos
Obrigado!
Esquema de instalaçao de focos com transformador
Esquema de instalaçao de focos com transformador
- Anexos
-
- esq.JPG (36.32 KiB) Visto 878 vezes
Última edição por Neo_tuga em 18 dez 2008, 00:07, editado 4 vezes no total.
Re: Esquema de instalaçao de focos com transformador
Aguardo a vossa ajuda para poder avançar com o esquema
cumprimentos
cumprimentos
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas
Não sei se é o caso, mas mesmo em instalações antigas, aconselho a fazer as mudanças de acordo com as normas de segurança. À medida que se vão fazendo as alterações, a instalação vai ficando mais segura e eficiente,e a diferença de custos não é significativa.
Abraço e boas festas
Podes usar ligadores wago ou placa de bornesNeo_tuga Escreveu:Boas!
A minha intenção é fazer acender dois focos em simultâneo e o outro em separado.
Que tipo de "junção" posso utilizar em "A)"? (esta representado na figura) Já agora qual o nome que se atribui a essa peça?
Para alimentar o circuito não há necessidade.Cada projector é de 18w, ou seja os dois projectores não chegam a gastar 0.5A. O fio de 1.5mm2 suporta mais de 10ANeo_tuga Escreveu: Nestes casos é melhor usar fio de 2,5 mm ?
Embora a caixa não tenha, é aconselhável criar um terra para prevenir fugas de corrente no projector, e possível descarga eléctrica a quem toque no projector. Podes mudar o cabo de alimentação dessa caixa por um que tenha fio de terra.Neo_tuga Escreveu: Os focos tem ligação à terra mas a caixa de derivação na qual estou a trabalhar não tem. Posso deixar assim como esta no esquema ou nao convém?
...
Não sei se é o caso, mas mesmo em instalações antigas, aconselho a fazer as mudanças de acordo com as normas de segurança. À medida que se vão fazendo as alterações, a instalação vai ficando mais segura e eficiente,e a diferença de custos não é significativa.
Abraço e boas festas
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mudar o cabo de alimentação por um que tenha fio de terra? como assim? Desculpa penso não ter percebido bem.
Sim a instalação é um pouco antiga.
Depois de resolver esta situação da terra posso seguir com o esquema certo?
obrigado pelas respostas!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Pelo esquema apresentado, estava a pensar em não instalar consdutores que distribuem o circuito de terras pela instalação. Por outras palavras, não estava a pretender o fio verde/amarelo (fio de terra)?Neo_tuga Escreveu:Mudar o cabo de alimentação por um que tenha fio de terra? como assim? Desculpa penso não ter percebido bem.
O que o colega estva a tentar dizer, é que deveria prever um cabo com os clássicos condutores azul (neutro), castanho ou preto (fase) e verde/amarelo (terra)
Sim claro!
O problema é que não fui eu quem começou por fazer a montagem
e agora quem tem de continuar a burrada que ja esta feita sou eu...
Que soluções tenho? Onde posso ir buscar terra? O mais perto é numa tomada mas teria de abrir roço.. (ou talvez numa outra caixa de derivaçao mas um pouco mais distante) no entanto isto é possível?
e agora quem tem de continuar a burrada que ja esta feita sou eu...

Que soluções tenho? Onde posso ir buscar terra? O mais perto é numa tomada mas teria de abrir roço.. (ou talvez numa outra caixa de derivaçao mas um pouco mais distante) no entanto isto é possível?
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
BoasNeo_tuga Escreveu:Sim claro!
e agora quem tem de continuar a burrada que ja esta feita sou eu...![]()
Tal como referi em cima, NÃO TENS de colocar terra, mas É ACONSELHÁVEL.
Se a tubagem for em tubo de 16mm, podes comprar apenas fio de terra para acrescentar até à caixa onde queres ligar os projectores. Podes rebocar uma guia com os 2 fios que estão dentro do tubo, engatas o terra, e voltas a meter os mesmos 2 fios mais o terra no mesmo tubo. Assim garantes que a guia passe sempre.
Nesse tipo de projectores, é habitual os balastros avariarem e fazerem passagem de corrente. Se não instalares o condutor de terra, o circuito funciona, mas arrisca-se a apanhar um choque quem tocar no projector.
Por norma, em tudo o que faço, gosto que fique bem feito. Assim evito ter de refazer tudo se alguma vez houver algum problema. Nesse caso, é só refazer o que já estava mal, mas s coisas que eu for fazendo ficam já de acordo com as normas de segurança
Abraço e boas festas
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Boas!
A minha duvida não é como ei de passar fios pela tubagem (neste caso, dos focos para a caixa de derivação), nisso ja tenho alguma experiência mas com certeza será bom para quem não tenha.
Sim é aconselhável e como já dei a entender, quero mesmo fazer essa ligação de terra. Como ja referi também, na caixa que estou a trabalhar (e forçosamente terá de ser essa visto ja ter o pladur posto e os 2 fios neutro e fase embutidos na parede com a devida tubagem que vao dar a essa mesma caixa), nao tenho terra pois é uma casa antiga e a iluminação ainda não tinha o fio amarelo/verde.
Volto a levantar a mesma questão. Onde e como posso fazer esta ligação? Posso levar só a terra a outra caixa de derivação com terra que não seja do mesmo circuito?
Já alterei o esquema para não haver confusão.
Obrigado a todos!
A minha duvida não é como ei de passar fios pela tubagem (neste caso, dos focos para a caixa de derivação), nisso ja tenho alguma experiência mas com certeza será bom para quem não tenha.
Sim é aconselhável e como já dei a entender, quero mesmo fazer essa ligação de terra. Como ja referi também, na caixa que estou a trabalhar (e forçosamente terá de ser essa visto ja ter o pladur posto e os 2 fios neutro e fase embutidos na parede com a devida tubagem que vao dar a essa mesma caixa), nao tenho terra pois é uma casa antiga e a iluminação ainda não tinha o fio amarelo/verde.
Volto a levantar a mesma questão. Onde e como posso fazer esta ligação? Posso levar só a terra a outra caixa de derivação com terra que não seja do mesmo circuito?
Já alterei o esquema para não haver confusão.
Obrigado a todos!