Amigo Miguel Rocha, a terra do mastro da antenas (duas UHF + FM) é feita a 16mm e liga directo ao barramento Geral terras do prédio antes do ligador amóvivel sempre directo mesmo que abram o ligador a terra quantinua ligado ao mastro (ITED 2º idição) Pág. 200 Cump.
As antenas (MATV/SMATV) só são obrigatórias a partir de 2 fracções autónomas.
As moradias podem ser dimensionadas só com a rede de CATV (obrigatório)
Mas na ZAP têm que por tomadas até aos 2.15GHz, na realidade como deixou de existir o NQ2A e 2B e os cabos têm que cumprir as especificações até aos 3GHz toda a rede está preparada para SMATV.
Boas, as tomadas, derivadores, repartidores, teem todos uma frequência de trabalho entre os 5 - 2400mhz, cabos até aos 3000mhz, os NQ foram substituídos pelas classes de ligação!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Existe a Oboo, mais precisamente a referencia 481 e depois os ligadores, para cabo de aço refª249/ST e para cabos de cobre a refªa 249/ZV.
Para descarregadores de sobretenção (DST) têm a Televes refª4947 com o acessorio refª 4306 a colocar por cabo de antena.
Existe ainda a Ikusi com a refªDGA-190.