Bom dia a todos,
tenho uma duvida e se alguem me poder dar uma ajuda agradecia.
Para uma instalação fotovoltaica autonoma de 1kWp, com um sistema de 24V e usando módulos de 220W/24V, a unica hipotese que tenho nesta instalação é a de por os 5 módulos em paralelo, certo???
Visto que o banco de baterias é de 24V e o regulador tb de 24V e que aguente uma corrente de cc dos módulos em paralelo, que será de 42A.
Obrigado.
Módulos fotovoltaicos em paralelo!??!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Módulos fotovoltaicos em paralelo!??!!
Só fazendo as contas, para poder ver o que é mais favorável (qt menos dinheiro melhor).
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Boas cipriano,
Pois mas continuo com a duvida, pq se temos um sistema de 24V e queremos uzar estes modulos de 24V só os podemos dispor em paralelo, certo?? Se os dispusermos em série temos assim um sistema de 120V.
Obrigado.
Pois mas continuo com a duvida, pq se temos um sistema de 24V e queremos uzar estes modulos de 24V só os podemos dispor em paralelo, certo?? Se os dispusermos em série temos assim um sistema de 120V.
Obrigado.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
pet Escreveu:Boas cipriano,
Obrigado.
sim
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Obrigado pela resp. Nelmindo, breve mas esclarecedora.
Tenho mais uma duvida, agradeço se me poderes ajudar.
Neste mesmo sistema com 5 modulos de 220W/24V em paralelo temos 1100W, 24V e 46A, será que nao há problema na interligação dos modulos com os cabos que estes trazem(+/+, -/-)? Ou só nos temos de nos preocupar com a cablagem que vai do gerador fotovoltaico para o regulador(60A)(sem estar a contar com o resto do sistema)?
Obrigado.
Neste mesmo sistema com 5 modulos de 220W/24V em paralelo temos 1100W, 24V e 46A, será que nao há problema na interligação dos modulos com os cabos que estes trazem(+/+, -/-)? Ou só nos temos de nos preocupar com a cablagem que vai do gerador fotovoltaico para o regulador(60A)(sem estar a contar com o resto do sistema)?
Obrigado.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Apenas devem estar dimensionadas (as interligações) para a corrente previsivel no circuito e as quedas de tensão. A questão da tensão não se aplica, já que a maioria dos cabos, tem um tensão estipulada bem superior (acima dos 100V). Logo todas são importantes (as interligações e a ligação ao regulador)pet Escreveu:Obrigado pela resp. Nelmindo, breve mas esclarecedora.
Obrigado.