(exemplo)Interrupetor Diferencial de casa dispara !
Re: (exemplo)Interrupetor Diferencial de casa dispara !
Olá
Vamos ver se se chega a uma conclusão.
Há vários tipos de avaria que fazem disparar os diferenciais.
Por passagem de defeito Fase/Terra ou falta de isolamento.
Ou avarias provocadas por transitórios e falta de qualidade do material. Mas o disparo "sempre à mesma hora???"
Uma das avarias frequentes é quando, num quadro onde há uma passagem insignifiacnte á terra por "massas da instalação" provoca uma corrente entre essa massa e o neutro de uma corrente de defeito . Mas essa corrente pode gerar uma tensão de neutro de alguns volts. Imaginemos uma fuga de 0.1 Ampères a 20 Ohms será de 2 Volts, o diferencial não dispara.
Mas noutro quadro há um disparo logo que esta avaria surja, de um outro diferencial.
O que acho que acontece é que no outro quadro eléctrico há uma ligação entre "neutro e terra-em curto" nalgum circuito. A tensão de 2 Volts a dividir por 2 a 3 Ohms da impedancia do circuito de defeito dá uma corrente de circulação de 1 a 0,6 Amperes o que é suficiiente para fazer o disparo do diferencial de 0,3 A. Quando isso acontece há fuga à terra e a ligação a juzante do quadro de "neutro e terra ligado um ao outro".
Só há disparo quando o neutro tem tensão e isso acontece ao ligar a iluminação pública pelas fugas dos vários balastros,a uma hora certa.
Com tudo ligado e diferencial da EDP desligado, medir com um Ohmimetro a resistência neutro terra. Medir também a tensão Neutro/Terra. Pode haver "curto neutro terra" e teremos de ver o circuito um a um Por vezes há casos que mesmo desligando os fios de terra todos e o neutro com tensão o diferencial dispara o que pode acontecer se algum neutro estiver a fazer massa, neste caso medir a resistência de isolamento neutro /Terra.
Muitas avarias são provocadas pelo "neutro e terra juntos", se não houver fuga a montante não dispara, mas logo que surge essa, há tensão entre neutro e terra e essa fuga faz o disparo do diferencial. E como diz a determinada hora pode ser fugas na iluminação pública que fazem que o neutro tenha tensão. Há outros factores na rede para elevar o pontencial do neutro como sejam fugas insignificantes em cada habitação que não são suficientes para disparar os diferenciais mas todas somadas contribuem para que o neutro tenha uma determinada tensão "Neutro-Terra" de alguns volts.
Pode haver ligação neutro/terra nalgum aparelho de utilização pelo que se aconselha medir com tudo em carga e desligando um a um: Há máquinas que trazem o fio de terra ligado ao neutro dado em muitas instalações se utilizar a proteccão de "Terra pelo neutro" mas só em instalações partiiculares.
Um abraço
Vamos ver se se chega a uma conclusão.
Há vários tipos de avaria que fazem disparar os diferenciais.
Por passagem de defeito Fase/Terra ou falta de isolamento.
Ou avarias provocadas por transitórios e falta de qualidade do material. Mas o disparo "sempre à mesma hora???"
Uma das avarias frequentes é quando, num quadro onde há uma passagem insignifiacnte á terra por "massas da instalação" provoca uma corrente entre essa massa e o neutro de uma corrente de defeito . Mas essa corrente pode gerar uma tensão de neutro de alguns volts. Imaginemos uma fuga de 0.1 Ampères a 20 Ohms será de 2 Volts, o diferencial não dispara.
Mas noutro quadro há um disparo logo que esta avaria surja, de um outro diferencial.
O que acho que acontece é que no outro quadro eléctrico há uma ligação entre "neutro e terra-em curto" nalgum circuito. A tensão de 2 Volts a dividir por 2 a 3 Ohms da impedancia do circuito de defeito dá uma corrente de circulação de 1 a 0,6 Amperes o que é suficiiente para fazer o disparo do diferencial de 0,3 A. Quando isso acontece há fuga à terra e a ligação a juzante do quadro de "neutro e terra ligado um ao outro".
Só há disparo quando o neutro tem tensão e isso acontece ao ligar a iluminação pública pelas fugas dos vários balastros,a uma hora certa.
Com tudo ligado e diferencial da EDP desligado, medir com um Ohmimetro a resistência neutro terra. Medir também a tensão Neutro/Terra. Pode haver "curto neutro terra" e teremos de ver o circuito um a um Por vezes há casos que mesmo desligando os fios de terra todos e o neutro com tensão o diferencial dispara o que pode acontecer se algum neutro estiver a fazer massa, neste caso medir a resistência de isolamento neutro /Terra.
Muitas avarias são provocadas pelo "neutro e terra juntos", se não houver fuga a montante não dispara, mas logo que surge essa, há tensão entre neutro e terra e essa fuga faz o disparo do diferencial. E como diz a determinada hora pode ser fugas na iluminação pública que fazem que o neutro tenha tensão. Há outros factores na rede para elevar o pontencial do neutro como sejam fugas insignificantes em cada habitação que não são suficientes para disparar os diferenciais mas todas somadas contribuem para que o neutro tenha uma determinada tensão "Neutro-Terra" de alguns volts.
Pode haver ligação neutro/terra nalgum aparelho de utilização pelo que se aconselha medir com tudo em carga e desligando um a um: Há máquinas que trazem o fio de terra ligado ao neutro dado em muitas instalações se utilizar a proteccão de "Terra pelo neutro" mas só em instalações partiiculares.
Um abraço
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
bom trabalho excelente explicação 

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Olá
Os interruptores diferenciais podem disparar mesmo que não haja passagens á terra.
No caso de alguns diferencias por assimetrisas no núcleo do toroidal e em casos de transitórios de correntes na instação estes disparam. Já há no mercado dois tipos de diferenciais.
Um abraço
Os interruptores diferenciais podem disparar mesmo que não haja passagens á terra.
No caso de alguns diferencias por assimetrisas no núcleo do toroidal e em casos de transitórios de correntes na instação estes disparam. Já há no mercado dois tipos de diferenciais.
Um abraço
ola amigos
É preciso tambem ter em atenção com as entradas e saídas dos diferenciais, porque se houver trocas . o toroidal actua p no sentido inverso,ou seja analiza na entrada e não na saida.
um abraço
É preciso tambem ter em atenção com as entradas e saídas dos diferenciais, porque se houver trocas . o toroidal actua p no sentido inverso,ou seja analiza na entrada e não na saida.
um abraço
Badtrip Escreveu:admin Escreveu:Quais os motivos ?
boas se for um diferencial dos que foram montados pela companhia electrica , estes só foram montados com uma intensão proteger os interesses da empresa , o mesmo diferencial tambem dispara por exesso de consumo e para protejer um ser humano de uma descarga mortal devia estar calibrado para 0,10 mA ( custam uma fortuna ) esses da companhia que funcionam a 0,300 mA funcionam exactamente com uma corrente que mata um ser humano ou seja para ser eficiente deveria de estar calibrado para pelo menos 10mA ( a partir desta corrente o corpo humano perde a capacidade de mover os musculos )
os diferenciais da companhia disparam muito quando existe por exemplo uma passagem de tensão á massa do frigorifico fechando circuito com a terra
Já agora, os diferenciais ditos da companhia, são disjuntores diferenciais e não interruptores diferenciais e não são de 300mA mas sim de 500mA.
-
- Curioso
- Registado: 27 mar 2008, 20:13
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 2 times
Hoje em dia a edp já não monta disjuntores diferenciais porque são mais caros do que os disjuntores, visto que estes disjuntores desde sempre servem para e apenas controlar a potência nas nossas casas. O nome técnico que eles dão a estes disjuntores é DCP - Disjuntor Controlador de Potência.
Um abraço.
Um abraço.
Nexans Escreveu:Hoje em dia a edp já não monta disjuntores diferenciais porque são mais caros do que os disjuntores, visto que estes disjuntores desde sempre servem para e apenas controlar a potência nas nossas casas. O nome técnico que eles dão a estes disjuntores é DCP - Disjuntor Controlador de Potência.
Um abraço.
Olha, sinceramente não me tinha ainda apercebido que os Ditos diferenciais da EDP já não eram Disjuntores Diferenciais mas sim apenas Disjuntores. Vou reparar assim que me deparar com algum recente.
Só uma coisa, o nome técnico de DCP não é Disjuntor Controlador de Potência mas sim Dispositivo Controlador de Potência (DR 2ªSerie 31Ago2005 artº 141) respectivamente aprovado pela ERSE.
-
- Curioso
- Registado: 27 mar 2008, 20:13
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 2 times
Só referi que era disjuntor e não dispositivo porque foi o que me disseram numa formação. Assim já fico actualizado.rmcs Escreveu:
Só uma coisa, o nome técnico de DCP não é Disjuntor Controlador de Potência mas sim Dispositivo Controlador de Potência (DR 2ªSerie 31Ago2005 artº 141) respectivamente aprovado pela ERSE.
Um abraço.
corrijam se estou errado,
tenho lido potencia e mais potencias..
potência = tensão x intensidade
intensidade = Amper
tensão = volt
Potência = Watt
O diferencial limita a amperagem para o consumo das nossas habitações/comercios, essa limitação é feita atraves da intensidade, ou seja, quando a soma das intensidades de todos os equipamentos ligados em casa ultrapassa o limite disponibilizado pela EDP o diferencial dispara (não só por esta razão por isso tambem ser disjuntor). por isso acho que deveriamos falar em intensidades e não em potencias penso eu....
intensidade = Amper
tensão = volt
Potência = Watt
O diferencial limita a amperagem para o consumo das nossas habitações/comercios, essa limitação é feita atraves da intensidade, ou seja, quando a soma das intensidades de todos os equipamentos ligados em casa ultrapassa o limite disponibilizado pela EDP o diferencial dispara (não só por esta razão por isso tambem ser disjuntor). por isso acho que deveriamos falar em intensidades e não em potencias penso eu....
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Darts Escreveu:corrijam se estou errado,
intensidade = Amper
tensão = volt
Potência = Watt
Ok tudo que disse está +/- (amperagem é um bocadido fora de moda. Intensidade ou corrente electrica). É claro que está relacionado com a corrente, mas a partir do momento que a tensão é constante, é preferivel chamar corrente. O mesmo acontece com as baterias. ninguém diz que elas têm 25 000 joules. Preferem dizer que tem "x" Amperes.hora (Ah). E a energia nas nossas casas compramo-la em kWh e não em joules...
E já agora, porquê dizer bar, em vez de pascal?
Por isso falar em corrente electrica ou em potencia, neste caso é a mesma coisa.