Gerador de socorro

Responder
piterhansel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 nov 2008, 12:52

Gerador de socorro

Mensagem por piterhansel »

Boa tarde!! Espero que este seja o local apropriado para a minha dúvida, caso contrário peço desculpa.

Eu tenho uma instalação eléctrica que se serve de um PT de 250 kVA e gostaria de colocar um gerador de emergência de 100 kVA (antigo) para quando falta a luz. Para tal foi-me feito o seguinte esquema em anexo.

Como sou leigo nesta matéria não compreendo muito bem o esquema e gostaria de uma opinião sobre este.

Penso que seja necessário um quadro eléctrico para o gerador que irá ter o número de saídas equivalente ao número de quadros a proteger, correcto?

É necessário separar o barramento de cada quadro eléctrico em dois: uma parte com as ligações a proteger e as outras ligações?

Que alterações são necessárias fazer a cada quadro? Colocar barramentos interrompidos? Colocar mais um disjuntor em cada? Colocar um comutador tripolar com dois contactores de encravamento eléctrico e mecânico como refere o esquema?

E o que é um comutador tripolar de 2 contactores com encravamento eléctrico e mecânico? É vendido sob este nome ou tem outra designação (não encontro pesquisando na net).

Desde já agradeço a disponibilidade e ajuda.
Anexos
Esquema gerador.jpg
Esquema gerador.jpg (91.67 KiB) Visto 1559 vezes
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Gerador de socorro

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Se procurares na net por "inversor de rede" obtens informação.
Quanto aos contactores têm que ser tetrapolares (ou seja quatro pólos).
A merlin gerin têm uma platine já totalmente equipada para essa função, chama-se UA Automatism.
MAST_FUN.pdf
(1.14 MiB) Transferido 358 vezes
Cpt

Rebelo Cruz
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

piterhansel Escreveu:...
Eu tenho uma instalação eléctrica que se serve de um PT de 250 kVA e gostaria de colocar um gerador de emergência de 100 kVA (antigo) para quando falta a luz. Para tal foi-me feito o seguinte esquema em anexo.

Como sou leigo nesta matéria não compreendo muito bem o esquema e gostaria de uma opinião sobre este.
...
Boa tarde.
Explicando o esquema:
O quadro deve ser alterado de forma a ter 2 barramentos. Do barramento "normal" alimentas os disjuntores dos circuitos que não careçam de estar ligados durante a falta de energia. Deste barramento, sairá também a alimentação de um disjuntor que alimentará o comutador de 2 contactores.

Do 2º barramento, a que poderemos chamar de "socorrido" alimentas os disjuntores dos circuitos que precisem estar ligados durante a falta de energia, sendo alimentados pelo gerador.

Em caso de haver energia, o contactor b1, coloca o barramento "socorrido" em paralelo com o barramento "normal" deixando assim toda a instalação com corrente da rede eléctrica.
Em caso de falha da rede eléctrica, o contactor b1 desliga, o gerador arranca e o contactor b2 liga o barramento "socorrido" ao gerador.Nesta situação como o contactor b1 esta desligado, apenas o 2º barramento"socorrido" está em tensão.

Nos quadros de distribuição não é precisa qualquer alteração, excepto se nesses mesmos quadros existirem circuitos que precisem de energia socorrida, e outros circuitos que apenas precisem de energia normal.

Por norma, e a forma correcta de fazer este tipo de instalação, seria colocar um quadro para corrente normal, e outro para corrente socorrida. Em quadros modulares, pode criar-se separação entre os mesmos, afim de não haver misturas entre as 2 correntes.

Alguns geradores, mesmo antigos, já trazem instalados o comutador de contactores, bastando apenas alimentar esse mesmo gerador a partir do quadro de energia normal, e ligar a saída do gerador ao quadro da energia socorrida. O arranque automático do gerador bem como a comutação em caso de falha de energia é gerido automaticamente pelo gerador.

Espero ter sido explicito.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
piterhansel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 nov 2008, 12:52

Mensagem por piterhansel »

Muito obrigado a ambos!! Compreendi tudo perfeitamente!

Abraços.
taslopes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mai 2014, 17:30

Mensagem por taslopes »

Ora boas...

Gostaria de saber se alguem aqui no forum tem alguma memoria descritiva de um grupo de gerador de socorro de 250kva para que eu possa seguir como exemplo para um trabalho universitario... de preferencia com bastante informacao
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”