DÚVIDA

Responder
miguelsilvanunes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2008, 10:02

DÚVIDA

Mensagem por miguelsilvanunes »

Bom dia a todos.

Antes de mais queria dar os Parabéns por este forum - aos fundadores, criadores, utilizadores, etc...

A minha Duvida poderá ser um bocado estupida mas aqui vai:

É necessário pertencer a alguma ordem profissional para se assinar os projectos ITED???

É que eu realizei o meu primeiro projecto de ITED, e vou entrega-lo na Câmara na proxima semana, e perguntaram se eu estava inscrito na Ordem dos Engenheiros. Eu disse que NÃO! Disseram-me depois que a Câmara não iria aceita-lo para licenciamento.

Espero que me consiguam responder a esta questão

Cumprimentos e um Bem haja a todos
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Re: DÚVIDA

Mensagem por eng_jersilva »

boas caro amigo... que eu saiba apenas é necessario estar inscrito na ANACOM e nada mais.
mas pode sempre entrar em contacto com a ANACOM e expor a sua situação e concerteza que lhe diram o que fazer.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Consulte este site que tem lá tudo o que precisa: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=483951
E posso desde já dizer que não necessária a inscrição na ordem do engenheiros.

cumps
Massapina
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2008, 13:54

Mensagem por Massapina »

miguelsilvanunes Escreveu:Bom dia a todos.

Antes de mais queria dar os Parabéns por este forum - aos fundadores, criadores, utilizadores, etc...

A minha Duvida poderá ser um bocado estupida mas aqui vai:

É necessário pertencer a alguma ordem profissional para se assinar os projectos ITED???

É que eu realizei o meu primeiro projecto de ITED, e vou entrega-lo na Câmara na proxima semana, e perguntaram se eu estava inscrito na Ordem dos Engenheiros. Eu disse que NÃO! Disseram-me depois que a Câmara não iria aceita-lo para licenciamento.

Espero que me consiguam responder a esta questão

Cumprimentos e um Bem haja a todos
Boas! Claro que não, aliás qualquer Técnico de Instalaçoes Eléctricas e que até pode ter a 4ªclasse desde que esteja inscrito na DGEG e que faça a formação ITED e depis se inscreva na ANACOM como projectista está pronto a fazer projectos, e qualquer instituição, neste caso a Câmara tem de aceitar os seus projectos. Cumprimentos.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Como todos os colegas anteriores disseram, não tens de estar inscrito em nenhuma ordem, apenas na ANACOM. Se os senhores da Câmara te disserem que não aceitem, basta apenas colocares o projecto e esperar que eles rejeitem (o que duvido que o farão), caso sejam ignorantes ao ponto de rejeitarem ai pedes o livro de reclamações, reclamas e reportas o caso á ANACOM. E já agora dizes aos senhores para lerem o decreto-lei 59/2000 e também o manual ited para te dizerem onde está isso escrito, teres de estar inscrito na ordem para poderes assinar projectos ited..... Enfim, cada Câmara é um caso.... e elas só aprendem com reclamações e com os decretos-lei nos olhos para os poderem ler.

Se fosse comigo, eu entregava na maior, e caso rejeitassem ia á Câmara pedir explicações pela rejeição, com fundamento claro. Não se pode rejeitar uma coisa, só porque o técnico diz que não, tem de ter base em alguma lei.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, estes gajos das câmaras devem julgar que somos analfabetos, que eu saiba as leis são publicas e estão ao alcance de qualquer um, portanto só não está informado quem não quer, muitos (câmaras) julgam que ainda estão no tempo do Botas, que ditavam as leis como queriam e todos aceitavam!!! "a câmara disse que é assim, eles é que teem os livros" !!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Mensagem por orçamentista »

Embora o Decreto-Lei 59/2000 crie condições para a subscrição de projectos por parte de técnicos não inscritos nas associações de utilidade pública (OE e ANET) também há legislação específica que permite aos municípios rejeitarem esses processos quando os seus técnicos não estão inscritos naquelas associações.
Perante qualquer projecto subscrito por técnicos com qualificações sem enquadramento nas ditas associações, ter-se-á que fazer um requerimento dirigido ao presidente da Câmara respectiva e solicitar a inscrição para esse fim, pois a entrega e/ou aceitação do projecto não pode ser directa. Efectuado o procedimento, resta aguardar o despacho e o tempo entretanto passa.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

orçamentista Escreveu:Embora o Decreto-Lei 59/2000 crie condições para a subscrição de projectos por parte de técnicos não inscritos nas associações de utilidade pública (OE e ANET) também há legislação específica que permite aos municípios rejeitarem esses processos quando os seus técnicos não estão inscritos naquelas associações.
Perante qualquer projecto subscrito por técnicos com qualificações sem enquadramento nas ditas associações, ter-se-á que fazer um requerimento dirigido ao presidente da Câmara respectiva e solicitar a inscrição para esse fim, pois a entrega e/ou aceitação do projecto não pode ser directa. Efectuado o procedimento, resta aguardar o despacho e o tempo entretanto passa.
Não sei quem te disse isso, mas uma Câmara não tem legitividade para pedir uma coisa dessas. Quem é a Câmara para me forçar a inscrever numa associação. Podes me mostrar essa legislação. Era o cumulo, agora as Câmaras obrigarem as pessoas a inscreverem-se nas associações de entidades públicas. Uma Câmara em relação ao ited apenas têm de aceitar o projecto e mais nada, ela não pode deferir ou indeferir um projecto ited só porque lhe apetece, ou receber ou não um projecto caso "eu" esteja na ANET ou OE. A única entidade que pode dizer alguma coisa sobre isso é a ANACOM e a PT em alguns casos. A Câmara apenas pode se pronunciar sobre a arquitectura pois é sobre isso que um projecto é deferido ou não. O ited, é uma especialidade que têm de acompanhar a arquitectura, como outras tantas especialidades.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, já agora os projectistas ITED que são electricistas, inscrevem-se em qual associação, OE ou ANET???
:mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Massapina
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2008, 13:54

Mensagem por Massapina »

Varejo Escreveu:Boas, já agora os projectistas ITED que são electricistas, inscrevem-se em qual associação, OE ou ANET???
:mrgreen:
Caro VAREJO, como é lógico em nenhuma destas, mas existe uma que julgo ser a única e ainda um pouco desconhecida que é a ASSONTEL. Cumprimentos.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”