Será possivel alimentar dois blocos só com um Q. Colunas

Responder
nmna
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 12:22

Será possivel alimentar dois blocos só com um Q. Colunas

Mensagem por nmna »

Boas, tenho um projecto que o edifício é constituido por um parqueamento comum aos 2 blocos será possivel instalar um quadro de colunas unico na zona comum do parqueamento que por sua vez tinha as saídas para cada caixa de coluna de cada bloco e para cada quadro serviços comuns, cada entrada iria ter uma betoneira disparo??
Eu acho que é melhor maneira porque o edíficio vai ter gerador de emergencia e assim tinha uma entrada para tudo, acho que é proibido um gerador emergencia alimentar mais do que uma entrada.

Gostaria da vossa ajuda!!
Obrigado..
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Been thanked: 1 time

Re: Será possivel alimentar dois blocos só com um Q. Colunas

Mensagem por trivial »

boas

é possível sim senhor

na segunda feira envio uma planta da alimentação que fiz.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E será a melhor opção?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

nmna Escreveu:Boas, tenho um projecto que o edifício é constituido por um parqueamento comum aos 2 blocos será possivel instalar um quadro de colunas unico na zona comum do parqueamento que por sua vez tinha as saídas para cada caixa de coluna de cada bloco e para cada quadro serviços comuns, cada entrada iria ter uma betoneira disparo??
Eu acho que é melhor maneira porque o edíficio vai ter gerador de emergencia e assim tinha uma entrada para tudo, acho que é proibido um gerador emergencia alimentar mais do que uma entrada.

Obrigado..
Boas

Podes colocar um só QC, este tem que ser localizado na zona comum, ou seja na garagem (atenção a IP e IK), e apartir dai crias duas colunas montantes.
Caso utilizes esta opção passa a ser uma única instalação utilização e não duas.
Com esta opção deves criar sinaletica, em cada quadro, que não deixe duvidas de onde "vem a alimentação"
O caso do gerador tens que definir que instalações é que vão ser alimentadas por ele, mas não é proibido.
Cpt

Rebelo Cruz
nmna
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 12:22

Mensagem por nmna »

Boas, obrigado pela ajuda, perante certiel tem certeza que para certeficação do projecto não a problema?
Cumprimentos
Obrigado
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times

Mensagem por eng_jersilva »

boas caro colegas.. tive q fazer a pouco tempo um projecto similar so que com 4 blocos.. e acabei por optar por 4 ramais de entrada um para cada bloco.. na altura coloquei ca no forum algumas duvidas sobre o caso e nem tal coisa me lembrei de colocar o quadro de coluna na zona comun(garagem). poderá ser uma boa opção lemnbro me q cheguei a ligar para a certiel e sugeriram me que fizesse a alimentação dos blocos independentes uns dos outros.. mas em caso de duvida é uma questão de ligar para la eles logo dizem se é viavel ou não.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu já fiz um projecto assim, ramais separados pois ao juntar toda a potência num único ramal, poderia acontecer a EDP não dispor no armário da potência total.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times

Mensagem por eng_jersilva »

caro amigo duzia.. provavelmente foi o melhor que o amigo fez.. se não a edp concerteza que iria dar uma "palmadinha nas costas" para que fosse o requerente a fazer o PT caso este fosse necessario. como ja aconteceu ca na empresa.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O PT acabu de levar P.T. ja que eram 10 Lotes contínuos erm U com cave e subcabe para automóveis

E foi aprovado assim:
Mas era condominio fechado, mas porque os custos em cabo pouco aumentava 10 a 15% e o PT. era anexo no, instalado ao meio, recomendei pra T1-6,9KVA-----T2 10,35 KVS---T3--13,8 KVA----T4 -----17,25 KVA e T5--------20,7A

Cada garagem 1,15 KVA

Oa T5 eram poucos
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

nmna Escreveu:Boas, tenho um projecto que o edifício é constituido por um parqueamento comum aos 2 blocos será possivel instalar um quadro de colunas unico na zona comum do parqueamento que por sua vez tinha as saídas para cada caixa de coluna de cada bloco e para cada quadro serviços comuns, cada entrada iria ter uma betoneira disparo??

Obrigado..
Boa Trade!
Antes demais tem que ver o que diz a licença ou o documento de propriedade horizontal..... Se for possivel o sistema de botoneiras de disparos não é necessário: era obrigatório se fosse o contrario( dois QC numa situação de cave comum) - mas mesmo aswsim facilmente arranja-se uma solução com portas corta fogo.
Mas..... nada como analisar algo concreto e analisar as licenças e as propriedades horizontais.

Os boletins da CERTIEL estão muito bem documentos em relação a estes problemas.

Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”