Folha de Cálculo para CATV de uma moradia
Re: Folha de Cálculo para CATV de uma moradia
Boa noite! Vamos lá ver se eu percebi!
Em vez de 1 ATI eu coloco um bastidor que vai ligar normalmente á CEMU, certo? As tomadas de TV e RJ45 saem do bastidor todas em estrela. E os cálculos das atenuações das tomadas de TV (CATV, MATV E SMATV) são iguais ao de um ATI? Á primeira vista usando o bastidor em vez de um ATI não muda em nada o projecto, a vantagem disto é quando não há ATI´s com saidas suficientes ou é preciso de espaço para modems, routers, centrais telefonicas, etc..
O bastidor só tem uma desvantagem que é encontrar lugar (área técnica) para ele numa moradia, e que por norma tem de ser perto do quadro eléctrico. Mas isto já vai sendo hábito, os arquitectos esqueçem sempre as especialidades.
Cumprimentos e muito obrigado pela atenção.
Em vez de 1 ATI eu coloco um bastidor que vai ligar normalmente á CEMU, certo? As tomadas de TV e RJ45 saem do bastidor todas em estrela. E os cálculos das atenuações das tomadas de TV (CATV, MATV E SMATV) são iguais ao de um ATI? Á primeira vista usando o bastidor em vez de um ATI não muda em nada o projecto, a vantagem disto é quando não há ATI´s com saidas suficientes ou é preciso de espaço para modems, routers, centrais telefonicas, etc..
O bastidor só tem uma desvantagem que é encontrar lugar (área técnica) para ele numa moradia, e que por norma tem de ser perto do quadro eléctrico. Mas isto já vai sendo hábito, os arquitectos esqueçem sempre as especialidades.
Tirando a dificuldade em arranjar local para o instalar, sem dúvida que o Bastidor é vantajoso quando se tem muitas tomadas ou se pretende ou precisa de instalar alguns equipamentos activos. E a diferença de preço às vezes nem é muito grande...
Um preciosismo que algumas empresas certificadoras me têm pedido para colocar nos projectos é a justificação da não instalação da caixa F quando se usa o Bastidor, já que esta é óbvia. Assim passei a colocar sempre no texto ou nas PD que "... não será instalada a caixa F uma vez que existe espaço de reserva no bastidor"
Um preciosismo que algumas empresas certificadoras me têm pedido para colocar nos projectos é a justificação da não instalação da caixa F quando se usa o Bastidor, já que esta é óbvia. Assim passei a colocar sempre no texto ou nas PD que "... não será instalada a caixa F uma vez que existe espaço de reserva no bastidor"
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, sim o ATI é o Bastidor!!!Massapina Escreveu:Boa noite! Vamos lá ver se eu percebi!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, 1 Bastidor é um armário futuro, como tal ele próprio já é uma caixa F, mas como a maior parte dos certificadores nunca viu um Bastidor na vida, tudo lhes faz confusão!!!sohc Escreveu:Tirando a dificuldade em arranjar local para o instalar, sem dúvida que o Bastidor é vantajoso quando se tem muitas tomadas ou se pretende ou precisa de instalar alguns equipamentos activos. E a diferença de preço às vezes nem é muito grande...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 mar 2008, 23:39
Boa noite,
Relativamente às tabelas tenho uma sugestão a fazer:
A classificação das tomadas C1, C2 ..., etc ficaria melhor da seguinte forma:
1.º Piso
C0.1
C0.2
.....
2.º piso
C1.1
C1.2
....
3.º PISO
C2.1
C2.2
....
Desta forma mais facilmente se encontra a referida tomada nas peças desenhadas (papel) e mais rápido para alterações.
Saudações renováveis
Relativamente às tabelas tenho uma sugestão a fazer:
A classificação das tomadas C1, C2 ..., etc ficaria melhor da seguinte forma:
1.º Piso
C0.1
C0.2
.....
2.º piso
C1.1
C1.2
....
3.º PISO
C2.1
C2.2
....
Desta forma mais facilmente se encontra a referida tomada nas peças desenhadas (papel) e mais rápido para alterações.
Saudações renováveis
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Olá,
Estou a começar a fazer projectos ITED e gostava que me esclarecessem umas dúvidas. Já li o manual ITED e o DL 59/2000, no entanto, ainda tenho algumas perguntas. Estas podem parecer ridículas, mas como disse estou mesmo a começar. Cá vai:
1 - Podem-me explicar como é que na folha de cálculo do Cipriano incluo um amplificador?
2 - Para o caso de uma moradia unifamiliar, o amplificador fica dentro do ATI ou da CEMU?
3 - O mesmo amplificador, para o caso da moradia unifamiliar, amplifica o sinal à saída da CEMU ou à saída da ATI?
4 - Porque é que nessa mesma folha do Cipriano se seleccionam dois tipos de cabos?
5 - CATV significa "Community Antenna Television", mas porque raio as tubagens entram pelo chão (ETI)? Até pensei que CATV significasse "Cable Access Television".
Obrigado
Vasco
Estou a começar a fazer projectos ITED e gostava que me esclarecessem umas dúvidas. Já li o manual ITED e o DL 59/2000, no entanto, ainda tenho algumas perguntas. Estas podem parecer ridículas, mas como disse estou mesmo a começar. Cá vai:
1 - Podem-me explicar como é que na folha de cálculo do Cipriano incluo um amplificador?
2 - Para o caso de uma moradia unifamiliar, o amplificador fica dentro do ATI ou da CEMU?
3 - O mesmo amplificador, para o caso da moradia unifamiliar, amplifica o sinal à saída da CEMU ou à saída da ATI?
4 - Porque é que nessa mesma folha do Cipriano se seleccionam dois tipos de cabos?
5 - CATV significa "Community Antenna Television", mas porque raio as tubagens entram pelo chão (ETI)? Até pensei que CATV significasse "Cable Access Television".
Obrigado
Vasco
A introdução do manual ITED explica muitas das duvidas que aqui foram postadas. "... as novas exigências decorrentes do ambiente concorrencial..." Já li o manual o que entendi dele foi que: todas as habitações têm que estar preparadas para poderem receber os diversos sinais: dados, telefone e tv, do operador que o cliente quiser contratar.
ATI é o armário de telecomunicações individual não é obrigatório comprar uma caixa já feita, pode ser o instalador a fazê-la desde que satisfaça os requisitos mencionados na secção 3.5.1.2. Em relação ao CATV, MATV e SMATV os tubos mínimos obrigatórios da PAT a ATI são dois de 32, da CEMU a ATI: um de 32 para coaxial e 25 para cobre, portanto dá perfeitamente para ligar televisão terrestre, satélite, cabo ou IPTV (rede cobre). A PAT é obrigatória, a instalação de antenas não. Quanto as medições na rede coaxial, o projectista tem que ter cuidado nos valores que coloca no projecto, 3 dB é muito curto. Nas restantes medições o que exige é o trabalho bem feito.
Isto é a interpretação e opinião que fiz após a leitura do manual. Estejam a vontade para corrigirem ou acrescentarem.
ATI é o armário de telecomunicações individual não é obrigatório comprar uma caixa já feita, pode ser o instalador a fazê-la desde que satisfaça os requisitos mencionados na secção 3.5.1.2. Em relação ao CATV, MATV e SMATV os tubos mínimos obrigatórios da PAT a ATI são dois de 32, da CEMU a ATI: um de 32 para coaxial e 25 para cobre, portanto dá perfeitamente para ligar televisão terrestre, satélite, cabo ou IPTV (rede cobre). A PAT é obrigatória, a instalação de antenas não. Quanto as medições na rede coaxial, o projectista tem que ter cuidado nos valores que coloca no projecto, 3 dB é muito curto. Nas restantes medições o que exige é o trabalho bem feito.
Isto é a interpretação e opinião que fiz após a leitura do manual. Estejam a vontade para corrigirem ou acrescentarem.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
Esses diametros mencionados sao internos.. onde tens 32 é tubo 40, e onde tens 25 é tubo 32.. e é os tubos comerciais que devem ser mencionados em projectoJManu Escreveu:A introdução do manual ITED explica muitas das duvidas que aqui foram postadas. "... as novas exigências decorrentes do ambiente concorrencial..." Já li o manual o que entendi dele foi que: todas as habitações têm que estar preparadas para poderem receber os diversos sinais: dados, telefone e tv, do operador que o cliente quiser contratar.
Sobre o CATV, é comunity antenna porque alguem(operador) faz a recepçao por antena, e depois espalha por cabo e varias pessoas que usam a mesma banda e informaçao do cabo(tipo a rede de agua da camara, a camara tem o furo, e espalha a todos). MATV é a filosofia que o utilizador é quem manda na recepçao,e só ele usa a informaçao(é como que cada um tivesse o seu proprio furo para ter agua).
O MATV dum predio, ou urbanizaçao que é partilhado por todos e ainda com o videoporteiro acaba por ser uma especie de "mini CATV" em termos de conceito..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Caros amigos parabens pelo vosso serviço prestado a todos useres deste forum com toda vossa ajuda.Cipriano Escreveu:Aqui deixo uma folha de cálculo que fiz no curso de ITED para calcular as atenuações das tomadas de uma moradia unifamiliar. Esta folha está feita para funcionar com equipamento Teka e Televés desde ATI 2 a ATI 14. Deixo também aqui uma para dimensionar que tubo se deve usar para projectar nos projectos de moradias e prédios, também para cabos da Teka e Televés.
Espero que tenha ajudado alguém com estas folhas de cálculos. Criticas são sempre benvindas.
Gostaria de tirar uma duvida a distançia de 1 segundo andar numa vivenda unifamiar que que leva uma caixa i3 a distancia dos cabos de cobre é feita desde o Ati a tomada ou desde da caixa i3, desde já o meu muito obrigado..abraço
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Desde o ATI á Tomada. A caixa I3 é apenas uma caixa de passagem.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Obrigado pela tua ajuda @Cipriano e já agora metia mais uma questão se poder ser nas medidas de calculo deve-se dar altura em que se encontra o Ati mais altura da tomada, desde já o meu muito obrigado....abraçoCipriano Escreveu:Desde o ATI á Tomada. A caixa I3 é apenas uma caixa de passagem.
sdfre3 Escreveu:Obrigado pela tua ajuda @Cipriano e já agora metia mais uma questão se poder ser nas medidas de calculo deve-se dar altura em que se encontra o Ati mais altura da tomada, desde já o meu muito obrigado....abraçoCipriano Escreveu:Desde o ATI á Tomada. A caixa I3 é apenas uma caixa de passagem.
Alguem desponivél para me tirar esta duvida desde já agradeço....abraço
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Sim, isso também se deve dar.sdfre3 Escreveu:Obrigado pela tua ajuda @Cipriano e já agora metia mais uma questão se poder ser nas medidas de calculo deve-se dar altura em que se encontra o Ati mais altura da tomada, desde já o meu muito obrigado....abraçoCipriano Escreveu:Desde o ATI á Tomada. A caixa I3 é apenas uma caixa de passagem.
Blog Pessoal
Blog Pessoal