Aditamento a projecto eléctrico
Aditamento a projecto eléctrico
Existindo um projecto aprovado (à cerca de 3 anos) pelo Dec. Lei 740/74 e havendo necessidade, agora, de apresentar um aditamento ao mesmo por alterações introduzidas no decorrer da obra, este deverá ser elaborado já pelas Regras Técnicas?
Agradeço informação de colegas que já tivessem situações idênticas.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Aditamento a projecto eléctrico
Boas
A minha opinião é que deves continuar com o regulamento antigo, porque se for de acordo com as novas regras vais ter algumas contradições.
O melhor será colocares direxctamente a questão à Certil atravgés de email.
A minha opinião é que deves continuar com o regulamento antigo, porque se for de acordo com as novas regras vais ter algumas contradições.
O melhor será colocares direxctamente a questão à Certil atravgés de email.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Neste tipo de situações, faço sempre pelo 740/74, até pq como tu dizesrones Escreveu:Existindo um projecto aprovado (à cerca de 3 anos) pelo Dec. Lei 740/74 e havendo necessidade, agora, de apresentar um aditamento ao mesmo por alterações introduzidas no decorrer da obra, este deverá ser elaborado já pelas Regras Técnicas?
foram alterações efectuadas em obra, se tu agora fores ajustar o teu
projecto de acordo com as RTIEBT, vai de certeza implicar mais alterações
do que aquelas que foram efectuadas em obra uma vez que as alterações
entre regulamentos são significativas.
Por exemplo os quadros eléctricos já eram da classe II de isolamento?
Mas como com estas coisas não se brinca o melhor é ligares para a Certiel
pedires para falar para o apoio técnico e colocares a questão.
Acho que o horário de atendimento é de 2ª a 5ª das 9h ao 12h.
Tel. 21 3183200
Já agora quando obtiveres a tua resposta da Certiel deixa aqui!
Obrigado.
Última edição por amoreira em 14 mai 2008, 16:58, editado 1 vez no total.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Orientações complementares:
P: Numa instalação com projecto aprovado, fez-se um aproveitamento do espaço, construindo uns arrumos, mas como estes arrumos não estão previstos no projecto aprovado, este terá de ser rectificado?
R: A verificarem-se quaisquer alterações em obra do projecto aprovado, tais alterações implicam a elaboração de um projecto rectificativo elaborado nos termos da legislação aplicável.
P: Um aumento de potência numa instalação com projecto obriga a um aditamento?
R: Sempre que haja um aumento de potência da instalação é necessária a apresentação de um aditamento aprovado ao projecto inicial devidamente validado pelo distribuidor de energia.
Decreto-Lei 517/80, artigo 8º, nº 1.
P: Quais as exigências processuais em termos de aditamento ao projecto das instalações eléctricas?
R: Os processos devem ser constituídos pelos mesmos documentos que são apresentados num projectos original. Devem igualmente ser acompanhados de uma cópia do projecto original.
Fonte:
Certiel
P: Numa instalação com projecto aprovado, fez-se um aproveitamento do espaço, construindo uns arrumos, mas como estes arrumos não estão previstos no projecto aprovado, este terá de ser rectificado?
R: A verificarem-se quaisquer alterações em obra do projecto aprovado, tais alterações implicam a elaboração de um projecto rectificativo elaborado nos termos da legislação aplicável.
R: Sempre que haja um aumento de potência da instalação é necessária a apresentação de um aditamento aprovado ao projecto inicial devidamente validado pelo distribuidor de energia.
P: Quais as exigências processuais em termos de aditamento ao projecto das instalações eléctricas?
R: Os processos devem ser constituídos pelos mesmos documentos que são apresentados num projectos original. Devem igualmente ser acompanhados de uma cópia do projecto original.
Fonte:
Certiel
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
Pegando nestas recomendações, e aproveitando-as para tentar esclarecer a minha duvida, o que poderei/ o que é necessário fazer nesta situação:amoreira Escreveu:Orientações complementares:
Fonte:
Certiel
como pedir o aumento de potência para umas piscinas...
Situação:
1- existe uma piscina municipal com potência contratada à EDP de 60 kVA
2- foi construída uma piscina nova por trás da existente, cuja potência prevista de alimentar são 94 kVA
3- praticamente no fim da obra a Camara decidiu interligar as 2 piscinas (nova e velha) de modo a pagarem só um contrato de energia. Para tal tem de se pedir um aumento de potencia à EDP
Assim, gostava de saber mais ou menos o que fazer.
Julgo ser só necessário apresentar um Termo de Responsabilidade e nova Ficha electrotécnica, certo?
Neste caso a potência será de 60+94=154kVA , certo?
(pois ambas as potências individuais já tinham entrado com os respectivos coef. simultaneidade)
Agradeço desde já a quem ajudar
Learning is the goal!!
Boa Tarde Colegas!
Eu sei o que é que fazia..... hehehe
E só precisava de: Visar novas fichas elctrotécnicas, pedia PFE para 160 kVA,..... bem se alguem kiser saber o que eu fazia (se ainda não chegaram lá) peçam que eu digo particularmente.
Sendo 160 kVA, piscinas, local recebendo publico(tem bilheteira?????) informa-te pois o processo pode não passar pela CERTIEL mas pelo inistério de Economia- DGGE.
Saudações Energéticas
E só precisava de: Visar novas fichas elctrotécnicas, pedia PFE para 160 kVA,..... bem se alguem kiser saber o que eu fazia (se ainda não chegaram lá) peçam que eu digo particularmente.
Sendo 160 kVA, piscinas, local recebendo publico(tem bilheteira?????) informa-te pois o processo pode não passar pela CERTIEL mas pelo inistério de Economia- DGGE.
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Mas é preciso tanta potencia?
Isso falta aplicar um coeficiente de 0,6 a 0,7 no minimo
Ver as potências instaladas e as da factura para fazer um balanço.
Leva P.T.?
Leva P.T.?
Relativamente ao aditamento tenho uma obra que já estava em curso quando saíram as novas regras e teve de se refazer o projecto para as novas regras. Como era < 50KVA não tive de redesenhar mas apenas aprovar o que foi sugerido por quem fez a instalação.
-
- Velha Guarda
não sei truques, sou novo nisto6eo Escreveu:Boa Tarde Colegas!
Saudações Energéticas

e tens PM

bem, se é preciso tanta potência ou não, os projectistas saberão... eu é que ficquei com o bébé nas mãos, e realmente considero a potência elevada, mas esta nova piscina tem elevadores, caldeiras, bar, AVAC, além do resto.... daí que é muita potência, mas necessária!Duzia12 Escreveu:Mas é preciso tanta potencia?
Leva P.T.?
daí que pergunte se devo aplicar um coef. de simultaneidade novamente, pois as potências encontradas de 60 e 94 kVA já contam com os respectivos coefs.
Se formos ver isto como se tratando de 2 instalações de utilização, o coef é igual a 1

claro que na minha opinião aplicava pelo menos um coef de 0,8.
Ah, e não tem PT privado, é abastecido da rede publica
Última edição por gemini em 21 nov 2008, 16:01, editado 1 vez no total.
Learning is the goal!!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
gemini Escreveu:......
Se foi interligada há dois projectos, e ....... será que a EDP vai dar os 160 KVA a rede pública tem viabilidade para tanto
P=60+94=154 x 0,7=107 KVA logo pedir só 100 KVA eu desconheço as cargas e a factura
Pelos vistos há dois projectos como calcularam as potências ?. Já verificaram qual o valor da potência tomada e comparada com a potência do 1ºpreojecto
Última edição por Duzia12 em 21 nov 2008, 16:27, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Pois... já coloquei essa questão á EDP e estou à espera de resposta..
para já o sr só me disse pra fazer um pdido de aumento de potencia que só necessitaria do tal termo e da ficha electrotécnica, mas como li aqui que são necessárias outras coisas, daí a minha duvida..
estou em crer que a zona tem pelo menos 2 PT's próximos
para já o sr só me disse pra fazer um pdido de aumento de potencia que só necessitaria do tal termo e da ficha electrotécnica, mas como li aqui que são necessárias outras coisas, daí a minha duvida..
estou em crer que a zona tem pelo menos 2 PT's próximos
Learning is the goal!!