Parecer tecnico

Responder
bjcf
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 12:57

Parecer tecnico

Mensagem por bjcf »

Boa noite a todos,
Vinha aqui perguntar-lhes se ja alguem já deu algum parecer técnico sobre a proximidade de linhas de alta tensão em obra que me possa ajudar.

Muito Obrigado,
Bjcf
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Re: Parecer tecnico

Mensagem por 6eo »

Bom dia Colega!
Parecer técnico? como assim? já houve problemas ao nivel electronico? ao nivel energetico? Há interferencias?

já existe edificio?

Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
bjcf
Curioso
Curioso

Mensagem por bjcf »

Boa tarde 6eo,

Sim pediram-me um parecer tecnico ou um relatório sobre um edificio que vai ser reabilitado.
Qual o motivo deste relatorio?
Passa uma linha de alta tensão proxima do edificio que vai ser reconstruido(cerca de 11 metros) que vai alimentar um PT de 30kV.Devido á proximidade da linha do edificio e á necessidade de utilização de uma grua, pediram me um relatorio relativo a distancia minima que a grua deve estar de modo a nao haver perigo para os trabalhadores.
Outra questão que se levanta é a utilização de telemoveis por parte dos trabalhadores proximo das linhas. em relação a este caso existe alguma distancia minima que deva ser respeitada?

Em relação ás gruas, eu defini o seguinte:

Medidas de Prevenção:[/u]
Respeitar as distâncias de segurança recomendadas pela EDP, a manter entre os condutores da linha e qualquer componente da grua ou carga:
• Para linhas de tensão até 60 kV: 3 metros;
• Para linhas de tensão superior a 60 kV: 5 metros
Sempre que possível colocar interruptores fim de curso nas peças móveis cujo movimento possa levar a máquina ou a carga a entrar na zona interdita delimitada pelas distâncias anteriormente referidas. Máquinas em trânsito com a lança baixa e sem carga, e sob vigilância de um encarregado, para uma passagem podem aceitar-se:
• 1,5 metros para linhas de tensão inferior a 60 kV (Média Tensão);
• 3 metros para linhas de tensão entre 60 kV e 220 kV;
• 5 metros para linhas de tensão superior a 220 kV.
No caso de passagens frequentes deve ser feita a balizagem preventiva da altura máxima.
Qualquer condutor de uma linha eléctrica deve considerar-se em serviço, a menos que haja uma indicação escrita de um representante da EDP confirmando que os condutores não têm tensão e que foram ligados à terra.
Independentemente dessa indicação, sempre que a linha estiver na situação de fora de tensão, para ser considerada como tal, no local de trabalho os condutores devem estar ligados à terra.

Concorda?

Cunprimentos,
bjcf
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

bjcf Escreveu:Boa tarde 6eo,

Sim pediram-me um parecer tecnico ou um relatório sobre um edificio que vai ser reabilitado.
Qual o motivo deste relatorio?
Passa uma linha de alta tensão proxima do edificio que vai ser reconstruido(cerca de 11 metros) que vai alimentar um PT de 30kV.Devido á proximidade da linha do edificio e á necessidade de utilização de uma grua, pediram me um relatorio relativo a distancia minima que a grua deve estar de modo a nao haver perigo para os trabalhadores.
Outra questão que se levanta é a utilização de telemoveis por parte dos trabalhadores proximo das linhas. em relação a este caso existe alguma distancia minima que deva ser respeitada?

Em relação ás gruas, eu defini o seguinte:

Medidas de Prevenção:[/u]
Respeitar as distâncias de segurança recomendadas pela EDP, a manter entre os condutores da linha e qualquer componente da grua ou carga:
• Para linhas de tensão até 60 kV: 3 metros;
• Para linhas de tensão superior a 60 kV: 5 metros
Sempre que possível colocar interruptores fim de curso nas peças móveis cujo movimento possa levar a máquina ou a carga a entrar na zona interdita delimitada pelas distâncias anteriormente referidas. Máquinas em trânsito com a lança baixa e sem carga, e sob vigilância de um encarregado, para uma passagem podem aceitar-se:
• 1,5 metros para linhas de tensão inferior a 60 kV (Média Tensão);
• 3 metros para linhas de tensão entre 60 kV e 220 kV;
• 5 metros para linhas de tensão superior a 220 kV.
No caso de passagens frequentes deve ser feita a balizagem preventiva da altura máxima.
Qualquer condutor de uma linha eléctrica deve considerar-se em serviço, a menos que haja uma indicação escrita de um representante da EDP confirmando que os condutores não têm tensão e que foram ligados à terra.
Independentemente dessa indicação, sempre que a linha estiver na situação de fora de tensão, para ser considerada como tal, no local de trabalho os condutores devem estar ligados à terra.

Concorda?

Cunprimentos,
bjcf

Boa Tarde Colega!
Concordo!
Está bom só sugiro uns retoques:
- relação altura e angulo entre a linha e a grua no caso de altura util da grua ser superior a da linha
- e frisar muito bem a necessidade de fiscalização por um técnico especializado. Como por exemplo o Técnico Responsavel pela execução.
de resto desde já lhe peço para utilizar os seus dados para futuras obras minhas, posso?
Saudações Energéticas
6eo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Em relação à grua de torre, o operador tem que ter atenção, quando a deixar em cata-vento, isto se o cabo da elevação não estiver todo recolhido e ficar nos limites de contacto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
bjcf
Curioso
Curioso

Mensagem por bjcf »

boa noite,

Sim 6eo, é claro que pode utilizar.
Como voces me ajudam,tambem eu tenho imenso gosto em vos ajudar
Obrigado Mário
Cumprimentos,
bjcf