230 para 380 voltes

ferreira
Curioso
Curioso
Registado: 01 jan 2008, 21:05

Re: 230 para 380 voltes

Mensagem por ferreira »

Sr. José de Almeida!
Uma pergunta! A máquina não tem esquema? Se tem já pode ver o que está a fazer o transformador. Mas assim á prior parece ter a entrada a 380V e uma saida a 220V (que pode ser para um travão, embraiagem ou outra coisa qualquer) e tem outa saida a 24V que deve ser para o comando.
Cumprimentos , Daniel Ferreira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

jose almeida Escreveu:Sr. nelmindo
O que quer dizer com, já que ele também está a funcionar como auto-transformador para 230V!!!
José Almeida.
1º Existe alguma razão para ter um transformador assim tão potente, à primeira vista?
2º Qual a razão de haver um condutor ligado, no borne 230V do transformador?
3º Devido às caracteristicas do auto-transformador, este permite "poupar" cobre, porque só usa um enrolamento. O primário e o secundário estão "fundidos", já que partilham espiras.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas José

"Esta máquina em questão não tem neutro, trabalha só com as 3 fases e terra."

Ok. Só é necessário a terra e as fases (3)

"Se ligar o transformador a 230, neutro no zero e fase no 230 na saída tenho 24 voltes a potência do transformador é a mesma?"
Sim.

"Este transformador vai alimentar a bobina de alguns contactores."

Ok. O transformador é só para comandos.

"Vou ter de a alterar para monofásico, um dos motores trifasico já trabalha com conversor, tenho que instalar outro para mais um e substituir
um trifásico por monofasico."

Não esquecer de medir a potência do motor em trabalho máximo.

"Uma coisa que parecia ser tão simples está a tornar-se uma grande dor de cabeça.
Quando me informei na EDP era só mudar o contador e o quadro de monofásico para trifásico, agora já é um ramal novo, verificar toda a instalação e não sei se não vai ser preciso o certificado da CERTIEL. "

Pois é, o ramal é monofasico e passa para trifásico, (tem que ser novo) e a instalação eléctrica tem que ficar de acordo com as normas em vigor.

Ps. Actualizar o perfil.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jose almeida
Curioso
Curioso
Registado: 19 out 2008, 15:44

Mensagem por jose almeida »

boas
Não esquecer de medir a potência do motor em trabalho máximo.

Na chapa do motor tem 0.44 kw será a potência máxima do motor, quando pedir o conversor qual a potência que devo pedir,
0,50 kw já dá? É que me informaram que pedir uma potência muito acima não ganho nada com isso.
Se ligar o conversor em paralelo 0.44 kw com o motor e o transformador quais os problemas que posso causar.
O motor com 0,25 kw que está ligado com o conversor tem 2 sentidos de rotação com caixa de desmultiplicação para reduzir a velocidade.
Obrigado a todos os que me estão a ajudar, é uma máquina de serigrafia semi-automática que me está a fazer muita falta, não sei se vou resolver o problema, já vi melhores dias.
Mas estou convencido que com a ajuda dos membros deste fórum iremos conseguir.

José Almeida
jose almeida
Curioso
Curioso

Sr. Ferreira.
O problema é que a maquina não tem esquema,
ficaram de me arranjar mas sabe como é, é para a semana, ainda não o encontrei, vou procurar novamente, e por ai fora.
Foi comprada em segunda mão.
Cumprimentos.
José Almeida
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas José

"Na chapa do motor tem 0.44 kw será a potência máxima do motor, quando pedir o conversor qual a potência que devo pedir,
0,50 kw já dá? É que me informaram que pedir uma potência muito acima não ganho nada com isso."

O conversor é um para cada motor. ter atenção que se o motor é de 0,44Kw quando estiver com o conversor é necessário medir se tem disponivel no motor a potencia de 0,44 Kw.

"Se ligar o conversor em paralelo 0.44 kw com o motor e o transformador quais os problemas que posso causar."

OH José, o transformador é ligado a 230 voltes, não tem nada haver com os motores, (acho eu, sem esquema) é só para comando.

"O motor com 0,25 kw que está ligado com o conversor tem 2 sentidos de rotação com caixa de desmultiplicação para reduzir a velocidade."

É necessário alterar as ligações para a troca de rotação do motor.

"Obrigado a todos os que me estão a ajudar, é uma máquina de serigrafia semi-automática que me está a fazer muita falta, não sei se vou resolver o problema, já vi melhores dias."

Se tivesse bons conhecimentos de electricidade, seria bom.

"Mas estou convencido que com a ajuda dos membros deste fórum iremos conseguir."

Não sei se o custo de ramal para contador trifásico, não será inferior á modificação da máquina.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jose almeida
Curioso
Curioso

É necessário alterar as ligações para a troca de rotação do motor.

Penso eu o que faz alternar o sentido de rotação do motor é o conversor, penso eu com a falta de conhecimento de electricidade.

Espero que as questões que levanto neste fórum não sirvam só para mim, também para todos os participantes possam tirar algumas dúvidas.
Penso que uma grande parte dos participantes não sabem de tudo, por isso fazem as perguntas e ainda bem que há gente disposta a ajudar.

cumprimentos
José Almeida
Discus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2008, 20:23

Mensagem por Discus »

Não pesco nada de electricidade, mas tenho uma grande duvida????

Tenho aquecimento central em casa e a bomba que faz circular a água é trifasica (bem mais cara que a monofásica)

Como quero economizar alguns trocos será que a bomba pode funcionar em trifásico?

Abraços
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se a bomba é trifásica????????????????Claro que pode funcionar em trifásico
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas Discus

1- Ler as Regras
2- Cumpri-las
3- O seu assunto não tem nada, com o que se trata com "José Almeida"

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”