Sistemas TT e TN em Postos de Transformação

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Sistemas TT e TN em Postos de Transformação

Mensagem por Duzia12 »

EngCarrico Escreveu:Olá.

Não sei se me podem dar uma pequena ajuda.

Estou a dimensionar o meu primeiro loteamento com 20 moradias e uma fracção de serviços.

No entanto estou com um pequeno problema relativamente à secção a usar, devido ao Icc Min, para o caso mais desfavorável PT-AD3 e selectividade das protecções.

Aconselham-me a usar sempre cabo de 95mm2, ou vou diminuindo a secção ao longo do percurso?

Se puderem dar ideias e sugestões agradeço.

Obrigado
F. Carriço

Acho que o projecto está bem feito deixar estar a secção constante, já que beneficia de um maior lmaximo, que parece estar á tangente

Para In=100A e S=95 mm^2 Lmax=210 m , já ultrapassa o real tem 238 m pouco se pode reduzir a secção

Uma solução para aumentar a selectividade é a partir do armário principal aumentar este e derivar dois cabos um para cada armário seguinte , de In=100A e dado o Lmàximo seria s=95 mm^2 iria gastar mais 77 metros de cabo, mas ficava melhor. Mas o armário do meio podia ser alimentado a LSVAV 4x50m^2 (Logo mais 77 de LSVAV 4x50)
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36

Mensagem por nsilva »

boas

Para o sohc.

No seu caso, acho que deva manter as maquinas no sistema TN.

POde alimenta-las directamente a partir do QGBT, e assim, não tem problema com a instalação que está em TT.

Como deve saber, só se passa uma instalação para TN em casos muito pontuais, e comconhecimento da DDGE.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se há instalação em TT e TN não é permitido; é uma questão de tirar o "shunt" que a máquina tem tem entre neutro e terra e colocar tudo TT
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

nsilva Escreveu:boas

Para o sohc.

No seu caso, acho que deva manter as maquinas no sistema TN.

POde alimenta-las directamente a partir do QGBT, e assim, não tem problema com a instalação que está em TT.

Como deve saber, só se passa uma instalação para TN em casos muito pontuais, e comconhecimento da DDGE.

Cumprimentos.
Boas,

Logo no QGBT a instalação já era TT.

a opção tomada foi passar toda a instalação para TN (TN-C na parte industrial, TN-S na parte administrativa). Note-se que as terras eram boas (cerca de 1 ohm)

A DGEG só me deu duas hipóteses: ou passar as máquina para TT, e ficar tudo TT, ou passar tudo para TN.

Como, a nível da exploração e custo de montagem de uma instalação industrial o TN tem vantagens, optei por este sistema.

Claro que tive de apresentar todos os cálculos necessários, nomeadamente quanto aos comprimentos máximos protegidos, o que deu algum trabalho.

O projecto já foi aprovado, a instalação acabada, vistoriada, aprovada e já está em funcionamento.

Quando trabalhava em manutenção industrial deparei-me com muitos disjuntores diferenciais com as parte diferencial desactivada, pois estavam sempre a disparar, ou porque apenas foram instalados para passar na vistoria. Esta situação pode ser perigosa pois fica-se com a protecção das pessoas desactivada. Optando pelo TN deixa-se de ter esse mais este perigo. Tem é que ser bem cálculado, para garantir que as protecções actuam num tempo compatível.

Cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

OK muito bem
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times

Mensagem por migjac »

Tenho dois edifícios que estão interligados. Um mais antigo alimentado por PT próprio e o QGBT tem esquema de terras TN-C.

O edifício mais novo o esquema de alimentação do QGBT é TT. Pretende-se dotar estes dois edifícios de dois grupos de emergência sendo que em caso de falha de energia do edifício antigo os barramentos normal e emergência seriam alimentados a partir dos barramentos normal e emergência do edifício novo. Caso falha a energia nos dois edifícios entraria os grupos de emergência.

O problema está que uma vez que o edifício antigo está implementado em TN-S os diferenciais colocados á entrada da instalação e a jusante dos transformadores irão colocar a instalação fora de serviço.

A colocação dos diferenciais são uma exigência da DGGE. Existe alguma forma de contornar esta situação sem ter de mudar os regimes de terras de um dos edifícios uma vez que isso seria muito dispendioso?
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Um pequeno esquema talvez ajudasse a clarificar a situação... Como estão interligados os edíficios? Os diferenciais que falas estão no edifício novo ou no antigo? No TN-S também se usam diferenciais...
Saraiva
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2009, 08:32
Contacto:

Mensagem por Saraiva »

DMCB Escreveu:Viva,

Aí está um assunto que dá muito que falar, o shunt do Neutro nas Portinholas antes do empreiteiro, ou a EDP, efectuar a colocação dos fusíveis posteriormente ao contrato.

Já detectei situações em que, atendendo ao sistema TN adoptado para as Redes de Distribuição, uma instalação "teoricamente" desligada apresenta tensões no neutro e, eventualmente provoca avarias em aparelhos sensíveis como autómatos, PLC's e afins.

É a tal "electricidade das bruxas" que não tem uma explicação aparente...

Cumps
Boas,

"shunt do Neutro"

Podiam dizer-me que shunt é esse de que falam?
Abraço,
Saraiva
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O "shunt" é o que a EDP usava para ligar o neutro à terra na portinhola.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”