Viva,
Estou a construir uma moradia e para já tenho ideias de fazer ligação monofásica de 10.35KVA, mas como tenho já a baixada enterrada trifásica até à portinhola, estava a pensar em colocar também uma ligação trifásica entre o contador (que se encontra junto à portinhola no muro) e o quadro eléctrico que terá o disjuntor da EDP. Agora surgem as seguintes questões:
1- A ligação entre o muro e a casa é enterrada, mas dentro de tubo corrugado com paredes lisas, pelo que tenho que usar cabo, certo? Tipo VV ou XV?
2- Posso passar já os 4 condutores (3 fases + neutro) e depois ficarem ligados apenas 2 deles?
3- Qual a secção dos condutores para a dita potência em mono? 10mm2 por condutor não chegará, para um cabo XV com 4 condutores (apenas 2 a serem usados), enterrado e com manga de protecção?
4- É preferível colocar 1 cabo com os 4 condutores, ou os 4 condutores todos separados?
Uma vez que actualmente se paga exactamente o mesmo (mono ou trifásico) para a mesma potência, o que é que é preferível? Será que é melhor optar logo por trifásico?
Só vejo um senão... é que se por algum motivo em certa altura houver 2 ou 3 circuitos que estão todos ligados à mesma fase, lá me pode fazer disparar o quadro... enquanto que em mono isso não aconteceria, certo?
Obrigado desde já.
Ligação Contador Disjuntor diferencial
Re: Ligação Contador Disjuntor diferencial
Viva,
Obrigado pela resposta rapidíssima... se bem percebi, deverá ser de 16mm2, é isso? É mesmo necessário tanto? É que pelas tabelas que andei a analizar para 45A, 2 condutores carregados, 10mm2 chegaria.
5G... também tem que ter condutor de protecção, sendo as duas caixas plásticas (contador e quadro)?
E relativamente ao resto das questões?
A ideia dos 10.35KVA vem do sistema de ar condicionado que a casa vai ter: 2 máquinas exteriores de 2KW. Por certo os 30A até chegarão. Mas, quero deixar este cabo preparado para a subida de potência até aos 10.35KVA em mono.
Inté
Obrigado pela resposta rapidíssima... se bem percebi, deverá ser de 16mm2, é isso? É mesmo necessário tanto? É que pelas tabelas que andei a analizar para 45A, 2 condutores carregados, 10mm2 chegaria.
5G... também tem que ter condutor de protecção, sendo as duas caixas plásticas (contador e quadro)?
E relativamente ao resto das questões?
A ideia dos 10.35KVA vem do sistema de ar condicionado que a casa vai ter: 2 máquinas exteriores de 2KW. Por certo os 30A até chegarão. Mas, quero deixar este cabo preparado para a subida de potência até aos 10.35KVA em mono.
Inté
Viva,
Obrigado.
Tem? É que a portinhola e o contador já existem de forma definitiva no muro à cerca de 2 anos e não existe lá nenhuma terra. A única terra está no quadro eléctrico.Duzia12 Escreveu:A portinhola tem de ter fio de terra
Obrigado.
A portinhola tem de ter fio de terra[/quote]
Bom dia!
Desculpe colega a portinhola tem chegada TN da rede de distribuição e é a fronteira para o começo do sistema TT DA INSTALAÇÃO EM CAUSA. A PORTINHOLA NÃO PODE TER FIO DE TERRA SENÃO TAMOS SUJEITOS A 'COLOCAR' NO EDIFIO O SISTEMA TN.
A Portinhola é de classe II.
Em relação à caixa do Contador de energia ´ja será possivel criar um circuito de terra que acompanhará desde ai os condutores activos até ao QE.
Espero ajudar na conversa e na resolução
Saudações Energéticas
Bom dia!
Desculpe colega a portinhola tem chegada TN da rede de distribuição e é a fronteira para o começo do sistema TT DA INSTALAÇÃO EM CAUSA. A PORTINHOLA NÃO PODE TER FIO DE TERRA SENÃO TAMOS SUJEITOS A 'COLOCAR' NO EDIFIO O SISTEMA TN.
A Portinhola é de classe II.
Em relação à caixa do Contador de energia ´ja será possivel criar um circuito de terra que acompanhará desde ai os condutores activos até ao QE.
Espero ajudar na conversa e na resolução
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
Qual foi o cabo que usaste entre a portinhola e o quadro? Qual a secção entre portinhola e caixa do contador?