Ruido na rede

Responder
orpheus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 out 2008, 13:39

Ruido na rede

Mensagem por orpheus »

Em primeiro lugar e como é o meu primeiro post neste fórum devo dar os parabéns pelo espaço arrumado e pelas participações desinteressadas algumas delas de grande nível , onde já aprendi bastante devo dizer, apesar de só agora passar a ser activo à bastante tempo que vou lendo quase diariamente.
Passando ao problema propriamente dito que não parece ser de fácil resolução pois já dei voltas e voltas à cabeça sem resultado.
Assim sendo o que se passa é que em minha casa possuo uma instalação de A/C (sistema Inverter) , este equipamento rectifica a corrente alternada para continua e varia essa corrente por modulação de largura de pulso de forma a variar a rotação do compressor, têm também variador do ventilador pelo mesmo sistema, o problema é que introduzem ruído de alta frequência na rede eléctrica coisa que os equipamentos electrónicos não "gostam" e por vezes a sua funcionalidade ou duração fica afectada, em minha casa isso nota-se por exemplo num ruído notório nas colunas de som com um determinado amplificador (não com outros que tenho) quando ligo um qualquer A/C .
Bem, sei que talvez não seja possivel sequer atirar uma hipótese de solucionar este imbróglio pelo menos assim à distancia, mas pronto, fica à mesma o pedido, haverá alguma maneira de contornar este problema ( sem ser não ligar o A/C ou o amplificador em simultaneo :D que é o que faço) alguma hipótese de "limpar" o ruido da rede...??? algum filtro...??? nem sei que dizer... :D
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Ruido na rede

Mensagem por Mário »

Boas

Se a marca de A/c é duvidosa (de baixo custo) pode ser que não tenha filtros. Se estiver na garantia deve de ser actuada.

Mas se chamar um técnico de electricidade, ele poderá medir as harmónicas existentes e depois analisar quais as presentes e qual ou quais os filtros necessários. (pode ter um custo de medição e análise de 300 a 500 €)

As normas não permitem que os equipamentos provoquem interferências electromagnéticas na rede.

Ps. Actualizar o perfil

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

exacto. Devido às normas de compatibilidade electromagnética, estes aparelhos não devem injectar ruido para a rede, sendo que é necessário instalar filtros no aparelho/os
orpheus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por orpheus »

hummmmmmm
Até pode ser mas a instalação é da Daikin com os topo de gama, os melhores que conheço por sinal, não estou a ver esta empresa certificada líder de mercado a estar fora das normas e regulamentos.
E se fosse um só aparelho eu diria que algo se passaria com esse aparelho, como é qualquer um é mesmo feitio, pode no entanto ser um feitio defeito.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas orpheus

Já sei que é da área de refrigeração (está na apresentação) mas ainda não está no perfil o que seria bom.

Pode ser que os filtros não sejam suficientes, porque pode não ser só do A/c, á que medir e analisar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
orpheus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por orpheus »

Pois é isso, eu nesta zona tenho alguma industria por perto, muito comercio e uma rede de fornecimento de energia que tanto quanto sei, posso estar a dizer alguma mentira, mas tanto quanto sei e pelos problemas que é costume dar, é desactualizada à falta de melhor ou mais fundamentada adjectivação.
O que eu acredito é que o "lixo" na rede deve ser já algum e como todo o equipamento electrónico introduz ruído eu suponho que basta mais um pouco para ser claramente notório... agora claro posso estar a dizer uma grande asneira, já não seria a primeira vez... :D
Como até sou um pouco dado a experimentação e na verdade das verdades não posso dispor de muito dinheiro para a resolução do problema, ás vezes poderia haver algo a testar na rede, uns condensadores para correcção do cos FI... ou algo do género que elimine harmónicos, uma vez que a minha especialidade não é essa poderia haver qualquer coisa a testar ou experiências idênticas...
Já agora, acham que eu pouparia alguma coisa em colocar uma correcção do factor potência? Sempre são alguns compressores por vezes todos em simultâneo... ou estou a dizer disparates? :roll: :D
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Como disse antes,
"chamar um técnico de electricidade, ele poderá medir as harmónicas existentes e depois analisar quais as presentes e qual ou quais os filtros necessários."
Instalar um analisador de redes eléctricas.
É a solução, todas as outras serão estimativas, se alguém dizer para por do tipo "a" ou "b" só pode estar a induzi-lo em erro.

Este problema é do tipo de ajuda que só um técnico de electricidade (bom) pode resolver.

Cump.
Mário
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

orpheus Escreveu:Pois é isso, eu nesta zona tenho alguma industria por perto, muito comercio e uma rede de fornecimento de energia que tanto quanto sei, posso estar a dizer alguma mentira, mas tanto quanto sei e pelos problemas que é costume dar, é desactualizada à falta de melhor ou mais fundamentada adjectivação.
O que eu acredito é que o "lixo" na rede deve ser já algum e como todo o equipamento electrónico introduz ruído eu suponho que basta mais um pouco para ser claramente notório... agora claro posso estar a dizer uma grande asneira, já não seria a primeira vez... :D
Como até sou um pouco dado a experimentação e na verdade das verdades não posso dispor de muito dinheiro para a resolução do problema, ás vezes poderia haver algo a testar na rede, uns condensadores para correcção do cos FI... ou algo do género que elimine harmónicos, uma vez que a minha especialidade não é essa poderia haver qualquer coisa a testar ou experiências idênticas...
Já agora, acham que eu pouparia alguma coisa em colocar uma correcção do factor potência? Sempre são alguns compressores por vezes todos em simultâneo... ou estou a dizer disparates? :roll: :D
não é corrigindo o factor de potencia que lhe irá resolver o problema. Além do mais esses equipamentos por terem "inverter", o factor de potencia é proximo de 1.
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

tem de analizar a rede trabalho a ser feito por um tecnico especializado
Melhores cumprimentos
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36

Mensagem por nsilva »

Boas.

o tema que levantou é muito interessante.

Isto por vezes pode acontecer com equipamentos que não estão devidamente certificados.

Penso que no seu caso, passa mesmo por avaliar no nível de harmonicas na rede e depois instalar um filtro no circuito de alimentação do equipamento de A/C.

Não lhe vai sair barato.

Cumprimentos,
orpheus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por orpheus »

Ressuscito este tópico para dizer que deixou de acontecer... :?
Não que não esteja contente por tal facto, mas fiquei sem saber o que estava a causar esse ruído na rede, da minha parte não alterei nada, não sei se algo na vizinhança mudou... já tentei saber mas até agora em vão...
Isto há cada coisa....
De qualquer das formas o que for irá certamente dar noticias mais tarde ou mais cedo.
Obrigado a todos.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”