Ao nivel do projecto, não existe nada de diferente no que respeita ao que já é obrigatório no sistema tradicional.
Ao nivel da execução do projecto em si (desenhos, memória descritiva), já a coisa muda de figura, pois no que respeita às canalizações tudo depende do que se vai utilizar (sistema/protocolo) e aí (por ex) o circuito de tubagem é completamente diferento do tradicional.
Quando à domótica ainda estar pouco desenvolvida, tal não corresponde á realidade, para tal basta ir ao site da EIBA internacional e vês lá a quantidade de "gente" já certificada em KNX, cá em Portugal.
No que respeita a sistemas com maior implantação em Portugal acho que posso afirmar que o sistema (protocolo) KNX e X10 lideram destacados (por esta ordem). Aconselho vivamente o KNX pois é o protocolo que mais marcas abrange, tem maior desenvolvimento técnico recente, e que mais pessoas sabem programar (digamos que é o protocolo com maior desenvolvimento - passado e futuro)
Ser um instalador eléctrico a fazer toda a programação, não é possivel se não tiver formação especifica e estiver bastante habituado a tal. Por isso existem pessoas/empresas certificadas

e que fazem especificamente esses trabalhos.
No entanto, existe formação que a HAGER (por ex) dá a instaladores, que lhes permite através de um configurador (peça que é vendida e permite programar) realizar obras de menor complexidade. Estamos a falar de KNX.
Seguramente que não faltará também quem dê apoio para a execução desse projecto (marcas ou representantes). Na minha empresa isso é feito de forma regular. A vantagem prende-se com o facto de acompanhamento da obra desde o seu nascimento (vantagem para quem vende o produto/serviço, quem projecta e utilizador final).