6eo Escreveu:
[...] é o facto de eu gostar mas é de fiscalização e não de projecto e este projecto poderá ser a porta para um trabalho desses.
Ou não... pode sempre acontecer que apareça também alguém a dar um preço muito baixo para a fiscalização para ganhar futuros projectos do cliente... E nesse caso perdeste dinheiro no projecto e o seguinte perde na fiscalização. E o dono de obra poupou 0,001% do valor da obra, pois cada vez o peso do preço do projecto é menor no total da obra. Tudo sobe e os preços dos projectos descem!!!???
Eu não entro nessas guerras. O preço é o que acho justo para cada projecto, tendo em conta o trabalho e os meios que vão ser necessários.
Querem desconto à conta de futuros projectos ou outros trabalhos? Só se os contratarem logo, que aí faço um "desconto de quantidade"
Um caso que se passou comigo há uns anos: pediram-me preço para um projecto de uma instalação para a primeira de uma cadeia de lojas que iam abrir, e que seriam mais 6 ou 7 por ano. Pediram que fizesse um preço tendo em conta que viriam esses projectos no futuro e que muitos seriam repetições, ficando com o trabalho quase feito para os outros.
E eu, burro, fiz um preço a contar que ia ficar com esses projectos... O que se passou é que a partir da segunda loja passaram a entregar a uma empresa que fazia projecto e instalação "chave na mão" de todas as especialidades e que tinha projectistas no quadro. E nunca mais ouvi falar desses projectos.
Agora no primeiro projecto faço o preço normal e só nos projectos seguintes é que faço algum desconto, quer por haver repetições, quer por ser bom cliente.