Os Projectos ITED devem ser Certificados???

Responder
pedromrsantos
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2008, 14:57
Been thanked: 2 times

Os Projectos ITED devem ser Certificados???

Mensagem por pedromrsantos »

Boas a todos!

Estou com uma dúvida que penso que é bastante pertinente e deverá ser alvo de discussão aqui no Forum...

Neste momento tenho um projecto ITED pronto para ser entregue mas agora disseram-me que a câmara em princípio só está a aceitar Projectos ITED Certificados...

Como é que isso pode ser possível quando no DL 59/2000 de 19 de Abril, o Artº 8 do nº2 diz que "A declaração a que alude o presente artigo reveste a natureza de um termo de responsabilidade dispensando a apreciação prévia dos projectos por parte dos serviços municipais."

Só me falta ligar para a câmara para clarificar esta situação, entretanto, entrei em contacto com algumas empresas de certificação e foi-me dito que as câmaras estão a exigir Projectos ITED Certificados, além disso, uma certificação de um projecto ITED anda por volta dos 90€...

Com um preço desses nunca poderei pedir por exemplo 150€ pelo projecto ITED (pelo que tenho visto neste forum é o preço de referência por um projecto ITED)!?!?
Com esse preço, sem dúvida estou a perder TEMPO a elaborar projectos ITED... Além disso, porque é que tem-se de fazer um Termo de Responsabilidade quando na realidade, para mim, esta certificação é um atestado para a Incompetência do Projectista?!?!

As perguntas que faço são as seguintes:
-Esta situação está prevista na Lei, existe algum documento legal que preveja esta situação?
-Porque é que há umas câmaras a fazer essa exigência e outras não, há algum motivo para as câmaras fazerem isto?
-Qual a vantagem da certificação de um projecto?!?!

E já agora se isso for verdade, o que é que é necessário para um projectista certificar projectos?!?!

Alguem passou por este problema e que tenha chegado a alguma conclusão? É possível contornar esta situação? Aceitam-se sugestões...

Cumprimentos a todos!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Os Projectos ITED devem ser Certificados???

Mensagem por Varejo »

Boas, esse assunto já foi debatido varias vezes!!!

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=3179
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Os Projectos ITED devem ser Certificados???

Mensagem por Duzia12 »

É deixar de fazer o projecto
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”