Precisava de uma ajuda, podem dizer como é que se liga uma bomba submersivel monofasica? mandem-me esquema...
Obrigado
Bomba subvmersivel
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Bomba subvmersivel
a bomba quantos condutores tem disponivel?maads Escreveu:Precisava de uma ajuda, podem dizer como é que se liga uma bomba submersivel monofasica? mandem-me esquema...
Obrigado
cabo com ficha no motor?
bomba de formato tubular (furo artesiano e não herteziano como tinha inicialmente...) ou aquelas de plástico que se vendem nas "max-mats"?
Se tiver 4, dois são do enrolamento principal, um do secundário e outro condutor terra. Este tipo de motores necessitam de condensador externo. Terá que medir as resistencias para identificar os enromentos. O principal tem resistencia baixa, o secundário ou auxiliar tem uma resistencia mais baixa. De notar a uma das extremidas do enromento auxiliar é comum ao principal.
Se só tiver 3 condutores, é só ligar o azul ao neutro, castanho à fase e verde/amarelo ao terra de protecção
- Anexos
-
- motor monofásico.GIF (3.47 KiB) Visto 972 vezes
Última edição por nelmindo em 24 out 2008, 11:39, editado 2 vezes no total.
é uma bomba que se vendem na maxmat... tem um cabo para a boia com 3 linhas( fase, neutro e terra) e tem outro cabo tambem com tres linhas...
Na bomba as ligaçoes são mais ou menos assim, terminal vazio, dois terminais onde liga o condensador exterior e outro terminal vazio...tenho duvidas é nestes terminais que se encontram vazios...
Julgo que seja ligado como uma lampada a boia faz de interruptor
Na bomba as ligaçoes são mais ou menos assim, terminal vazio, dois terminais onde liga o condensador exterior e outro terminal vazio...tenho duvidas é nestes terminais que se encontram vazios...
Julgo que seja ligado como uma lampada a boia faz de interruptor
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
"a bomba quantos condutores tem disponivel?
cabo com ficha no motor?
bomba de formato tubular (furo herteziano) ou aquelas de plástico que se vendem nas "max-mats"?"
Penso que por lapso o nome dado aos furos saiu errado uma vez que se trata de furos artesianos e não tem nada a vêr com o Hertz o das "ondas"
cabo com ficha no motor?
bomba de formato tubular (furo herteziano) ou aquelas de plástico que se vendem nas "max-mats"?"
Penso que por lapso o nome dado aos furos saiu errado uma vez que se trata de furos artesianos e não tem nada a vêr com o Hertz o das "ondas"
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
ohmico Escreveu:Boas,
cabo com ficha no motor?
já corrigido, obrigado pelo reparo
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
A boia, em principio, tem a função de quando faltar agua no poço, não permitir que a electrobomba funcione.
Não sei como é a sua instalação, mas penso que deve ter um presostato para dar ordem para a bomba funcionar assim que a pressao da agua baixe, e as ligaçoes do motor já o desmontraram...
Abraço
Não sei como é a sua instalação, mas penso que deve ter um presostato para dar ordem para a bomba funcionar assim que a pressao da agua baixe, e as ligaçoes do motor já o desmontraram...
Abraço