Boa noite, meus senhores.
Talvez algum dos senhores me possa ajudar na seguinte questão. No esquema que a seguir apresento, tenho tudo a funcionar menos o trinco, tanto manual (junto à entrada) como o remoto. Existe um relé na caixa dos componentes/alimentadores que me parece não vir no esquema (será o "H"?). Para ajudar à festa, não consigo ligar correctamente os elementos identificados na página 2 como "N" e "H". Devo ainda dizer que os interfones adicionais e campainhas adicionais não estão a ser usadas, pelo que nos "MS10/MS11", os pinos 5 e 6 estão shuntados, não existindo os conductores referentes aos pinos 3, 4, 5, 6, 12, 16, e algumas derivações.
Alguém me pode ajudar?
Muito obrigado.
Ligação do relé do trinco
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Ligação do relé do trinco
jobela Escreveu:Boa noite, meus senhores.
Talvez algum dos senhores me possa ajudar na seguinte questão. No esquema que a seguir apresento, tenho tudo a funcionar menos o trinco, tanto manual (junto à entrada) como o remoto. Existe um relé na caixa dos componentes/alimentadores que me parece não vir no esquema (será o "H"?). Para ajudar à festa, não consigo ligar correctamente os elementos identificados na página 2 como "N" e "H". Devo ainda dizer que os interfones adicionais e campainhas adicionais não estão a ser usadas, pelo que nos "MS10/MS11", os pinos 5 e 6 estão shuntados, não existindo os conductores referentes aos pinos 3, 4, 5, 6, 12, 16, e algumas derivações.
Alguém me pode ajudar?
Muito obrigado.
o que faz isto é os fabricantes não terem cuidado na escolha dos simbolos. O simbolo no esquema unifilar, indexado com o H (como também o N), representa o botão de pressão para ligar o trinco, do lado de dentro da porta.
Pela experiencia que tenho, os fabricantes de intercomunicadores não são famosos a criarem esquemas facimente interpretaveis...
A razão de não estar a usar os fios todos, é porque só deve estar o video/telefone porteiro e não os restantes telefones porteiros representados no esquema.
Além do mais, pelo esquema não consigo perceber, o que é que o objecto indexado M fax
Assim sendo recomendo a visita de um técnico qualificado ou alguma alma caridosa que lhe repara/faça o serviço.
Antes de mais muito obrigado pela resposta.
O objecto M (PS020) é uma 2ª fonte alimentação por sua vez alimentada pela B (PS010), que se destina a possibilitar a diferenciação de tons de chamada conforme a mesma é efectuada no piso ou fora do prédio. Não tenho cá nenhum fax???
Não tenho problemas com os fios em falta, que o são por não serem necessários. O único problema é mesmo o trinco, tenho video, audio, mas depois tenho de vir cá abaixo abrir a porta (...).
Diz então que aquilo são botões de pressão? Ok, faz mais sentido e torna-se mais fácil desnhar um relé para lá pôr. Em esquemas, só os conheço desta maneira
O objecto M (PS020) é uma 2ª fonte alimentação por sua vez alimentada pela B (PS010), que se destina a possibilitar a diferenciação de tons de chamada conforme a mesma é efectuada no piso ou fora do prédio. Não tenho cá nenhum fax???
Não tenho problemas com os fios em falta, que o são por não serem necessários. O único problema é mesmo o trinco, tenho video, audio, mas depois tenho de vir cá abaixo abrir a porta (...).
Diz então que aquilo são botões de pressão? Ok, faz mais sentido e torna-se mais fácil desnhar um relé para lá pôr. Em esquemas, só os conheço desta maneira
- Anexos
-
- relé.bmp (179.74 KiB) Visto 1048 vezes
-
- relé.bmp (179.74 KiB) Visto 1048 vezes
(...) o que é que o objecto indexado M fax
Ah, o que é que ele faz!!!
lol
Ah, o que é que ele faz!!!

- nelmindo
- Team Apoio
sim é isso, desculpe, mas o dedo deslocou-se para a tecla ao lado... Eu não uso linguagem SMS...jobela Escreveu:(...) o que é que o objecto indexado M fax
Ah, o que é que ele faz!!!lol
- nelmindo
- Team Apoio
jobela Escreveu:Antes de mais muito obrigado pela resposta.
Atenção que o normal é haver uma relé de interface algures no esquema, para que todos os telefones/porteiros, com os seus botões incorporados (como simbolo da chave) consigam abrir à distancia, a porta. É esse relé de interface que irá ligar o trinco eléctrico. Há marcas que esse relé é opcional, há outras que tem uma interna incluida no alimentador, há outras que o proprio alimentador do sistema todo não tem potencia disponivel para o trinco, obrigando a instalar uma fonte de alimentação adicional, só para o trinco, enfim tanta coisa.
Neste caso não sei, para pelo "cheiro", ele deve ter potencia para alimentar um trinco até 10VA e já tem incluido um relé interno no alimentador para o efeito.
Obrigado pela gentileza de responderem.
Já montei e está a funcionar, há um pequeno ruído no audio quando se acciona o relé, mas aí já sabemos quem está lá embaixo. Muito obrigado
Já montei e está a funcionar, há um pequeno ruído no audio quando se acciona o relé, mas aí já sabemos quem está lá embaixo. Muito obrigado