Ligação do relé do trinco

Responder
jobela
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2008, 22:45

Ligação do relé do trinco

Mensagem por jobela »

Boa noite, meus senhores.

Talvez algum dos senhores me possa ajudar na seguinte questão. No esquema que a seguir apresento, tenho tudo a funcionar menos o trinco, tanto manual (junto à entrada) como o remoto. Existe um relé na caixa dos componentes/alimentadores que me parece não vir no esquema (será o "H"?). Para ajudar à festa, não consigo ligar correctamente os elementos identificados na página 2 como "N" e "H". Devo ainda dizer que os interfones adicionais e campainhas adicionais não estão a ser usadas, pelo que nos "MS10/MS11", os pinos 5 e 6 estão shuntados, não existindo os conductores referentes aos pinos 3, 4, 5, 6, 12, 16, e algumas derivações.
Alguém me pode ajudar?

Muito obrigado.
Esquema_prédio.pdf
(522.83 KiB) Transferido 190 vezes
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Ligação do relé do trinco

Mensagem por nelmindo »

jobela Escreveu:Boa noite, meus senhores.

Talvez algum dos senhores me possa ajudar na seguinte questão. No esquema que a seguir apresento, tenho tudo a funcionar menos o trinco, tanto manual (junto à entrada) como o remoto. Existe um relé na caixa dos componentes/alimentadores que me parece não vir no esquema (será o "H"?). Para ajudar à festa, não consigo ligar correctamente os elementos identificados na página 2 como "N" e "H". Devo ainda dizer que os interfones adicionais e campainhas adicionais não estão a ser usadas, pelo que nos "MS10/MS11", os pinos 5 e 6 estão shuntados, não existindo os conductores referentes aos pinos 3, 4, 5, 6, 12, 16, e algumas derivações.
Alguém me pode ajudar?

Muito obrigado.
Esquema_prédio.pdf

o que faz isto é os fabricantes não terem cuidado na escolha dos simbolos. O simbolo no esquema unifilar, indexado com o H (como também o N), representa o botão de pressão para ligar o trinco, do lado de dentro da porta.
Pela experiencia que tenho, os fabricantes de intercomunicadores não são famosos a criarem esquemas facimente interpretaveis...
A razão de não estar a usar os fios todos, é porque só deve estar o video/telefone porteiro e não os restantes telefones porteiros representados no esquema.
Além do mais, pelo esquema não consigo perceber, o que é que o objecto indexado M fax

Assim sendo recomendo a visita de um técnico qualificado ou alguma alma caridosa que lhe repara/faça o serviço.
jobela
Curioso
Curioso

Mensagem por jobela »

Antes de mais muito obrigado pela resposta.

O objecto M (PS020) é uma 2ª fonte alimentação por sua vez alimentada pela B (PS010), que se destina a possibilitar a diferenciação de tons de chamada conforme a mesma é efectuada no piso ou fora do prédio. Não tenho cá nenhum fax???

Não tenho problemas com os fios em falta, que o são por não serem necessários. O único problema é mesmo o trinco, tenho video, audio, mas depois tenho de vir cá abaixo abrir a porta (...).

Diz então que aquilo são botões de pressão? Ok, faz mais sentido e torna-se mais fácil desnhar um relé para lá pôr. Em esquemas, só os conheço desta maneira
Anexos
relé.bmp
relé.bmp (179.74 KiB) Visto 1048 vezes
relé.bmp
relé.bmp (179.74 KiB) Visto 1048 vezes
jobela
Curioso
Curioso

Mensagem por jobela »

(...) o que é que o objecto indexado M fax

Ah, o que é que ele faz!!! :? lol
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jobela Escreveu:(...) o que é que o objecto indexado M fax

Ah, o que é que ele faz!!! :? lol
sim é isso, desculpe, mas o dedo deslocou-se para a tecla ao lado... Eu não uso linguagem SMS...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jobela Escreveu:Antes de mais muito obrigado pela resposta.

O objecto M (PS020) é uma 2ª fonte alimentação por sua vez alimentada pela B (PS010), que se destina a possibilitar a diferenciação de tons de chamada conforme a mesma é efectuada no piso ou fora do prédio. Não tenho cá nenhum fax???

Não tenho problemas com os fios em falta, que o são por não serem necessários. O único problema é mesmo o trinco, tenho video, audio, mas depois tenho de vir cá abaixo abrir a porta (...).

Diz então que aquilo são botões de pressão? Ok, faz mais sentido e torna-se mais fácil desnhar um relé para lá pôr. Em esquemas, só os conheço desta maneira

Atenção que o normal é haver uma relé de interface algures no esquema, para que todos os telefones/porteiros, com os seus botões incorporados (como simbolo da chave) consigam abrir à distancia, a porta. É esse relé de interface que irá ligar o trinco eléctrico. Há marcas que esse relé é opcional, há outras que tem uma interna incluida no alimentador, há outras que o proprio alimentador do sistema todo não tem potencia disponivel para o trinco, obrigando a instalar uma fonte de alimentação adicional, só para o trinco, enfim tanta coisa.
Neste caso não sei, para pelo "cheiro", ele deve ter potencia para alimentar um trinco até 10VA e já tem incluido um relé interno no alimentador para o efeito.
jobela
Curioso
Curioso

Mensagem por jobela »

Obrigado pela gentileza de responderem.

Já montei e está a funcionar, há um pequeno ruído no audio quando se acciona o relé, mas aí já sabemos quem está lá embaixo. Muito obrigado :mrgreen:
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”