Qual a melhor solução?

Responder
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Been thanked: 1 time

Qual a melhor solução?

Mensagem por Borgas »

Olá a todos,

Tenho um quadro geral (QG) que é alimentado através do QGBT do PT, gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor forma de garantir a Classe II de isolamento no Quadro Geral, visto que não existem quadros classe II de isolamento para correntes superiores a 630A.

Tenho uma solução que penso estará correcta.

Agradeço comentários
Anexos
Quadros.zip
(88.05 KiB) Transferido 381 vezes
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Qual a melhor solução?

Mensagem por rebelocruz »

Boas

No meu entender a outra solução é optares por uma protecção, também, diferencial a montante do QG.
Cpt

Rebelo Cruz
danger
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 13:35

Mensagem por danger »

Borgas Escreveu:Olá a todos,

Tenho um quadro geral (QG) que é alimentado através do QGBT do PT, gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor forma de garantir a Classe II de isolamento no Quadro Geral, visto que não existem quadros classe II de isolamento para correntes superiores a 630A.

Tenho uma solução que penso estará correcta.

Agradeço comentários

Boas tive uma experiência do genero e a minha duvida rezide no seguinte:

Alem de levar protecção diferencial á entrada a platine onde é colocado o interruptor geral tem de ser isolada ou pode ser metálica?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que basta ter um acrílico aparafusado donde não seja possível tocar em algo activo (tensão) sem desapertar os parafusos.
Não esquecer que os quadros têm que ter chave.

Todas as partes metálicas têm que ter continuidade através de ligações, e têm que ser medidas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
danger
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 13:35

Mensagem por danger »

Bom depois de ler um pouco "muito" sobre o assunto cheguei á conclusão que o esquema do Borgas só peca pelo sitio onde está colocado o tóro, deveria estar colocado á saida do corte geral.

Quanto á platine metálica, não pode sêr, terá que existir um isolamento entre o interruptor de corte e a estrutura do quadro.

Estou errado? :?
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Mensagem por johnytalker »

Concordo com o rebelo cruz. A solução é colocar um diferencial a montante, i.e. no alimentador do quadro.

A necessidade de classe II de isolamento nos quadros só existe porque não existe protecção diferencial a montante.

Aliás regra geral a malta não o faz, é prática comum não pôr, mas em meu entender não existe nada que dispense um alimentador de um quadro de ter protecção diferencial. Como sabem a alternativa ao diferencial, para protecção contra contactos indirectos é a protecção por duplo isolamento (classe II). Existem outras, por exemplo o esquema IT mas são menos comuns e mais difíceis de implementar/generalizar.

Cpts,
JM
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

Um TORO tanto pode ser ligado a montante como a jusante do Geral (não tenho conecimento de nenhuma regra sobre o assunto e sempre o coloquei dessa forma).
Na realidade o que ele faz é a soma vectorial da corrente.
Assim, a sua função será a mesma nas duas opções.
Por uma questão de facilidade (toro de menor diâmetro) será mais conveniente a sua colocação no cabo de alimentação (dentro do quadro)
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Been thanked: 3 times

Mensagem por bruno_duarte »

Boas

Na minha opinião a solução passa por colocar um toro e um rele difrencial, a montante do corte geral, pois assim evita-se ter de se isolar o corte geral. Ao colocar o toro a jusante do corte geral, leva-nos a ter de colocar o interruptor de corte geral sob platina isolante de modo a que este não fique em contacto com a estrutura do quadro e desta froma garantido-se a equivalencia à classe II de isolamento.

O toro na entrada acaba por ser a solução mais economica para este tipo de quadros, e visto que no PT não existe diferencial para a a saida de alimentação ao quadro geral.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Bruno Duarte
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Existe obrigatoridade de colocar uma proteção diferencial a entrada da instalação?
O QGBT é obrigado a levar diferencial de entrada?
Quais é que são as regras técnicas que referem isso?
filipepaula
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 ago 2008, 14:18

Mensagem por filipepaula »

Olá junto anexo ficha técnica da certiel para converter um quadro eléctrico em classe II de isolamento.
Anexos
ficha técnica 22.pdf
(49.7 KiB) Transferido 182 vezes
telmo_maciel
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2010, 11:22

Mensagem por telmo_maciel »

Para garantir a classe II de isolamento a montante do interruptor podemos colocar isoladores SB na fixação do Interruptor a Platine, ou separar o interruptor do restante quadro e coloca-lo numa caixa de classe II (p.e da Himel) caso não se opte pela solução menos trabalhosa.
A opção mais barata e menos trabalhosa será sem duvida a colocação de um Bloco Vigi na saída do Q.G.B.T assim a classe II de isolamento é garantida a montante do interruptor.

Atentamente,

Telmo maciel
Rudyze
Curioso
Curioso
Registado: 25 jan 2008, 10:06

Mensagem por Rudyze »

Boas a todos,

Não sei se percebi bem...então basta colocar um diferencial antes de qualquer tipo de quadro (metálico por ex.) para se poder considerar classe II?

Cumps
Hugo Madeira
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2008, 21:59

Mensagem por Hugo Madeira »

Uma boa solução aqui já mencionada é o toro + diferencial + bobina a montante do aparelho de corte geral do quadro. Se a protecção ficar no QGBT, ao existir um defeito é necessário ir ao QGBT.

Cumprimentos,
HM
Ricardo.Conceição
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2010, 12:07

Mensagem por Ricardo.Conceição »

Boas

Penso que a melhor forma é colocar duplo isolamento até à zona de aperto dos cabos ( no interruptor de entrada ), que se consegue com protecção dupla no quadro, tapa-bornes na ligação do aparelho e separador de fases no mesmo. Depois coloca um toro adequado no cabo com respectivo relé diferencial e bobine de disparo e tem uma equivalência à classe II. Atenção que o cabo na zona de duplo isolamento tem que ter dois isolamentos ( VV, XV, ...)

Cmpts

Ricardo
onesto2003
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 jan 2009, 14:19

Mensagem por onesto2003 »

Trabalho num centro comercial e todos os Quadros principais saem do QGBT e têm proteção diferencial nas sídas do QGBT.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”