Segurança Contra Incêndios
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Segurança Contra Incêndios
Aconselho a todos, muito bom!
- Anexos
-
- Seg.Contra.Incêndios.rar
- (1.08 MiB) Transferido 528 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Segurança Contra Incêndios
Acho que deviam mas era de ler isto tudo http://www.proteccaocivil.pt/Legislacao ... rante.aspx
Para quem quer se dedicar a fazer projectos de segurança contra riscos de incendio
Para quem quer se dedicar a fazer projectos de segurança contra riscos de incendio

O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Boas,
Sim, vamos ter novo regulamento do segurança contra incêndios, mais complexo e onde abrange instalações que não estavam regulamentadas.
Eu ainda não me meti a marrar, que isto tem sido uma desgraça, todos os regulamentos tem vindo a ser substituídos e não há cabeça que aguente.
O novo regulamento de SCI já era para ter entrado em vigor no verão passado, não entrou, mas já tive conhecimento que sairá em decreto-lei em Março ou Abril deste ano.
Todos os outros decretos (DL 64/90, DL 66/95, Portaria 1299/2001, etc...), serão assim substituídos.
Sim, vamos ter novo regulamento do segurança contra incêndios, mais complexo e onde abrange instalações que não estavam regulamentadas.
Eu ainda não me meti a marrar, que isto tem sido uma desgraça, todos os regulamentos tem vindo a ser substituídos e não há cabeça que aguente.
O novo regulamento de SCI já era para ter entrado em vigor no verão passado, não entrou, mas já tive conhecimento que sairá em decreto-lei em Março ou Abril deste ano.
Todos os outros decretos (DL 64/90, DL 66/95, Portaria 1299/2001, etc...), serão assim substituídos.
Também diz respeito a quem não faz projectos de Segurança Contra Incêndios pois também estabelece regras para as instalações eléctricas, em alguns casos mais severas que no RTIEBT.
Só espero que o prazo para entrar em vigor depois de publicado no DR seja suficiente para os projectistas e instaladores se adaptarem...
Será desta que sai? Só quando vir publicado é que acredito...
Só espero que o prazo para entrar em vigor depois de publicado no DR seja suficiente para os projectistas e instaladores se adaptarem...
Será desta que sai? Só quando vir publicado é que acredito...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 mai 2008, 10:55
Boa tarde,
Encontrei na net o ficheiro:
http://www.proteccaocivil.pt/SegurancaC ... 070531.pdf
Sei que existem 22 notas técnicas complementares, que acho serem úteis, mas não consigo encontrar esses ficheiros, por acaso alguém poderá disponibilizar essas notas?
Cumprimentos a todos
cconceicao
Encontrei na net o ficheiro:
http://www.proteccaocivil.pt/SegurancaC ... 070531.pdf
Sei que existem 22 notas técnicas complementares, que acho serem úteis, mas não consigo encontrar esses ficheiros, por acaso alguém poderá disponibilizar essas notas?
Cumprimentos a todos
cconceicao
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
ja saiu o novo regulamento de SCI!?????
abraço joão silva
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
pela informação que tenho o regulamento foi aprovado em conselho ministros a 4 setembro, agora penso que só deve faltar aprovar o decreto lei, mas não deve faltar muito.....
Notas Técnicas ANPC
Boas,
Como solicitado pelo caro "cconceicao" aqui fica um link onde podem descarregar as notas técnicas referentes ao novo regulamento de SCI.
http://www.esnips.com/fm/7bc283a0-c6a9- ... &source=ws
Como solicitado pelo caro "cconceicao" aqui fica um link onde podem descarregar as notas técnicas referentes ao novo regulamento de SCI.
http://www.esnips.com/fm/7bc283a0-c6a9- ... &source=ws
Boa tarde,
Necessito de fazer um projecto de segurança para um restaurante. Qual as partes constituintes deste tipo de projectos? E depois a que entidades tenho de submeter o projecto a aprovação?
Cumprimentos,
Hugo
Necessito de fazer um projecto de segurança para um restaurante. Qual as partes constituintes deste tipo de projectos? E depois a que entidades tenho de submeter o projecto a aprovação?
Cumprimentos,
Hugo
Boas,
A constituição do licenciamento de um projecto de segurança é:
- Termo de Responsabilidade
- Memória
- Plano de Emergência
- Exemplo de uma planta de emergência do estabelecimento
- Plantas de Localização
- Peças Desenhadas (sistema de detecção, caminhos de evacuação e meios de 1ª intervenção)
- Cortes e Alçados
Legislação aplicável e ainda em vigor:
- Regulamento de Segurança Contra Incêndio em Estabelecimentos Comerciais - [Decreto-Lei 368/99 de 18 de Setembro ou Portaria 1299/2001 de 21 de Novembro (se inferior a 300m2)]
- Regulamento de Segurança Contra Incêndio em Empreendimentos Turísticos e Estabelecimentos de Restauração e Bebidas [Portaria 1063/97 de 21 de Outubro]
O local para aprovação dos projectos de segurança, varia de zona para zona. Existem distritos que quem faz a aprovação dos projectos é a Protecção Civil e noutros cabe aos bombeiros. Tens que te informar ou com a protecção civil ou bombeiros locais.
A constituição do licenciamento de um projecto de segurança é:
- Termo de Responsabilidade
- Memória
- Plano de Emergência
- Exemplo de uma planta de emergência do estabelecimento
- Plantas de Localização
- Peças Desenhadas (sistema de detecção, caminhos de evacuação e meios de 1ª intervenção)
- Cortes e Alçados
Legislação aplicável e ainda em vigor:
- Regulamento de Segurança Contra Incêndio em Estabelecimentos Comerciais - [Decreto-Lei 368/99 de 18 de Setembro ou Portaria 1299/2001 de 21 de Novembro (se inferior a 300m2)]
- Regulamento de Segurança Contra Incêndio em Empreendimentos Turísticos e Estabelecimentos de Restauração e Bebidas [Portaria 1063/97 de 21 de Outubro]
O local para aprovação dos projectos de segurança, varia de zona para zona. Existem distritos que quem faz a aprovação dos projectos é a Protecção Civil e noutros cabe aos bombeiros. Tens que te informar ou com a protecção civil ou bombeiros locais.
O novo regulamento já foi aprovado e entra em vigor apartir de 1 de Janeiro de 2009.
O dec lei não é muito explicito, noto que ainda faltam uns promenores a acertarem, mas no entanto estão no bom caminho.
Vou colocar aqui também uma literatura de notas técnicas que me ajudaram bastante na interpretação deste novo regulamento.
Mas quanto à questão de responsabilidades de projectos (formação) ainda não está nada definido (penso eu) e só restam menos de dois meses para entrada em vigor, é mesmo à bom português.
Vamos ver no que dá...
mais outra carga de trabalhos
Cumprimentos a todos,
Renato
Projectos Eléctricos, Redes de Gás, Redes de águas e esgotos, ITED, Segurança contra Incêndios, RCCTE e RSECE
O dec lei não é muito explicito, noto que ainda faltam uns promenores a acertarem, mas no entanto estão no bom caminho.
Vou colocar aqui também uma literatura de notas técnicas que me ajudaram bastante na interpretação deste novo regulamento.
Mas quanto à questão de responsabilidades de projectos (formação) ainda não está nada definido (penso eu) e só restam menos de dois meses para entrada em vigor, é mesmo à bom português.

Vamos ver no que dá...
mais outra carga de trabalhos

Cumprimentos a todos,
Renato
Projectos Eléctricos, Redes de Gás, Redes de águas e esgotos, ITED, Segurança contra Incêndios, RCCTE e RSECE
Engraçado, estive agora mesmo a ver no site da protecção civil e o novo decreto lei depois de aprovado e editado ainda não consta no site ????????
Para quem quiser deixo aqui o Dec.Lei n.º220/2008 relativo a seguranca contra Incendios, mas ainda estou à procura das notas técnicas de modo a facilitar-vos a leitura e interpretação do dec.
Cumprimentos a todos,
Renato
Para quem quiser deixo aqui o Dec.Lei n.º220/2008 relativo a seguranca contra Incendios, mas ainda estou à procura das notas técnicas de modo a facilitar-vos a leitura e interpretação do dec.
Cumprimentos a todos,
Renato
Boas,
aqui ficam as notas técnicas de SCIE
aqui ficam as notas técnicas de SCIE
- Anexos
-
- Portaria_n.1532_2008_RT_SCIE.pdf
- (624.43 KiB) Transferido 156 vezes