PRINCIPIANTE A PROJECTOS

princ_fctuc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 out 2008, 10:10

PRINCIPIANTE A PROJECTOS

Mensagem por princ_fctuc »

Bom dia!
Terminei recentemente o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica de Computadores com especialização em Telecomunicações. Neste momento trabalho na área de investigação mas gostaria de iniciar a realização de projectos de electricidade, ited, etc, todos aqueles que possa fazer :). O que acontece é que realmente estou um pouco sem rumo, não sei que formações tirar, se é que é necessário, não sei se é obrigatório estar na ordem, etc.
Necessitava mesmo da vossa ajuda para me direccionar para bom porto:) Uma vez q não tenho experiência na realização de projectos. Apenas domino AutoCAD...nem sei se ajuda. Obrigada e fico aguardar a vossa ajuda.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Re: PRINCIPIANTE A PROJECTOS

Mensagem por eng_jersilva »

para começar... inscrição na ordem dos engenheiros ou anet e ANACOM
depois estudar outra vez... lolol

ou seja Ler o RTIEBT- Para projectos electricos, e o regulamento ITED-para projectos ITED

apartir dai é começar a trabalhar e duvidas bem.. ca no forum no q podermos estaremos cá pa te ajudar.

abraço João silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

A IXUS dá cursos de formação
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

A melhor formação q podes ter é seres "escravo" de um gabinete de projecto durante uns meses. De preferência um gabinete pequeno para poderes aprender a fazer de tudo. Dpx de aprenderes o básico atiras-te aos leões ...

Atenção, qd digo "escravo" n me refiro a trabalhar de borla, mas sim a trabalhar mtas horas por pouco dinheiro. Sim, embora pouco divulgado, há mtos colegas de profissão a fazer estágio n remunerados para empresas bem conhecidas do ramo.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

princ_fctuc Escreveu:Bom dia!
Terminei recentemente o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica de Computadores com especialização em Telecomunicações. ...
Parabéns pelo fim de curso antes de mais :)

depois, por curiosidade, tiraste onde? Coimbra/Porto/Outro?

é que se foi em Coimbra pouco (nada!) se aprende em termos de fazer projectos conforme dizes, que foi o meu caso.
Como disseram, estudar os Regulamentos e se possível fazer formações.
Pessoalmente fiz formação de projectista ITED e falaram aí na IXUS, onde fiz formação das RTIEBT e irei fazer outra (condomínios) brevemente.
é uma questão de procurares o que te interessa.

Autocad é sempre útil, ainda bem que já dominas. Eu tb fiz formação de Cad, embora já soubesse qq coisa.

A questão dos gabinetes de procjetos, sem dúvida que é por lá que se aprende! mais do que em qualquer formação! contudo, arranjar emprego está dificil...

boa sorte para tudo :)
Learning is the goal!!
princ_fctuc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigada pela ajuda:)

Eu tirei o curso na FCTUC (Coimbra) e sim, na verdade não tenho qualquer conhecimento a nível de dimensionamento de projectos. Neste momento estou a trabalhar mas na área de investigação de redes de telecomunicações numa empresa. Nada a ver com projectos:S

Então se calhar o melhor será tirar a formação de projectista ITED e depois formação das RTIEBT. Qual deveria tirar primeiro?

Gostaria de saber se tenho de estar na ordem para poder realizar (e assinar) projectos.
É que eu não tenho conhecimento de ninguém que faça parte da ordem há mais de 5 anos, logo quando me inscrever na ordem passo para regime de estágio de 2 anos:S Se não for realmente necessário posso intensificar o meu estudo e começar a projectar:)
Peço desculpa a minha ignorância:) mas com o curso de eng electrotécnica quais os tipos de projecto que posso dimensionar?
Obrigada!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

princ_fctuc Escreveu:Obrigada pela ajuda:)

Eu tirei o curso na FCTUC (Coimbra) e sim, na verdade não tenho qualquer conhecimento a nível de dimensionamento de projectos. Neste momento estou a trabalhar mas na área de investigação de redes de telecomunicações numa empresa. Nada a ver com projectos:S

Então se calhar o melhor será tirar a formação de projectista ITED e depois formação das RTIEBT. Qual deveria tirar primeiro?

tiras as duas!!! tanto faz qual é primeiro, são independentes :wink:

Gostaria de saber se tenho de estar na ordem para poder realizar (e assinar) projectos.

ELÉCTRICOS tens de estar na Ordem Engenheiros (levas 3 fotos + fotoc BI + fotoc certificado habilitações + o cheque para pagares as quotas...)
ITED inscreves-te na ANACOM (vais ao site, preenches o formulário electrónico e envias por correio os documentos: 2 fotos + fotoc BI + fotoc AUTENTICADA certificado habilitações + o cheque com o valor de 24,90 se for só pra projectista, ou 2 x 24,90 para projectista + instalador)

É que eu não tenho conhecimento de ninguém que faça parte da ordem há mais de 5 anos, logo quando me inscrever na ordem passo para regime de estágio de 2 anos:S
Pois...para estares na OE tens de levar um documento que comprove que estás a trabalhar (seja em que lado for!), além do que disse em cima. Como não terás um tutor de estágio (é o meu caso) tens de fazer estágio curricular (2 anos extensíveis a 3 anos máx.), onde no fim apresentas um relatório com o que andaste a fazer...

Se não for realmente necessário posso intensificar o meu estudo e começar a projectar:)

podes projectar á vontade sem estares inscrito!! mas assim não podes é assinar nada :wink:

Peço desculpa a minha ignorância:) mas com o curso de eng electrotécnica quais os tipos de projecto que posso dimensionar?

Quase todos os de electricidade (vê o DL 31/83 de 18 de Abril). Depois podes é frequentar cursos de projectista, tipo ITED, GÁS, SOLAR, AVAC, etc etc... Se bem que automaticamente podes assinar projectos de AVAC e qq coisa tipo Térmica, acho eu... enfim, muitos!
Obrigada!
espero ter ajudado

EDIT: Ah! não te esqueças de pedir as declarações da Ordem todos os anos (+- 11,80euros cada), aquelas em que estás habilitado para fazeres todos os actos de engenharia
Learning is the goal!!
princ_fctuc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Muito obrigada mesmo:)
Foi uma enorme ajuda.
Espero dar notícias em breve.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times

Mensagem por eng_jersilva »

declarações da ordem!??? para!???

tens um cartão q te serve de comprovativo!!!! penso que n é necessario!!! pelo menos para projectos electricos e ITED.
eu nunca precisei.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

eng_jersilva Escreveu:declarações da ordem!??? para!???

tens um cartão q te serve de comprovativo!!!! penso que n é necessario!!! pelo menos para projectos electricos e ITED.
eu nunca precisei.

abraço joão silva
As declarações podem ser úteis caso trabalhes numa empresa que responde a concursos, públicos ou privados :wink:
Normalmente além da cópia do cartão podem pedir essas declarações...

Isto claro só relacionado com electricidade, não ITED.
Learning is the goal!!
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

eng_jersilva Escreveu:declarações da ordem!??? para!???

eu nunca precisei.

abraço joão silva
A maior parte das câmaras pede essa declaração pelo menos para o Ited e para loteamentos.
Algumas até a pedem a fotocópia autenticada (como me pediram esta semana na de Loures, apesar de ir com o projecto, além da cópia dessa declaração, uma cópia da cédula profissional, do B.I., do cartão da Anacom e da carta da DGE :roll: )
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

gemini Escreveu:
princ_fctuc Escreveu:Bom dia!
Terminei recentemente o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica de Computadores com especialização em Telecomunicações. ...
Parabéns pelo fim de curso antes de mais :)

depois, por curiosidade, tiraste onde? Coimbra/Porto/Outro?

é que se foi em Coimbra pouco (nada!) se aprende em termos de fazer projectos conforme dizes, que foi o meu caso.
Como disseram, estudar os Regulamentos e se possível fazer formações.
Pessoalmente fiz formação de projectista ITED e falaram aí na IXUS, onde fiz formação das RTIEBT e irei fazer outra (condomínios) brevemente.
é uma questão de procurares o que te interessa.

Autocad é sempre útil, ainda bem que já dominas. Eu tb fiz formação de Cad, embora já soubesse qq coisa.

A questão dos gabinetes de procjetos, sem dúvida que é por lá que se aprende! mais do que em qualquer formação! contudo, arranjar emprego está dificil...

boa sorte para tudo :)
Não terão escolhido as cadeiras ou o ramo errado para fazerem projecto? Eu quando fiz o curso tive de estudar bem o RSIUEE, Rita e restantes regulamentos e fiz projectos de Linhas de MT, de vários tipos de loteamentos e de edifícios...

Será Bolonha a fazer estragos???
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

sohc Escreveu:[boa sorte para tudo :)
Não terão escolhido as cadeiras ou o ramo errado para fazerem projecto? Eu quando fiz o curso tive de estudar bem o RSIUEE, Rita e restantes regulamentos e fiz projectos de Linhas de MT, de vários tipos de loteamentos e de edifícios...

Será Bolonha a fazer estragos???[/quote]

Viva.

Concordo que o ramo de Telecomunicações não será o mais indicado para quem quer fazer projectos.... mas neste caso em particular, mesmo o ramo de Energia em Coimbra deixa muito a desejar em termos de aprendizagem. As universidades têm de se demarcar umas das outras, "escolhendo" qual a "especialização" que pretendem chamar a si. Na Univ Coimbra, o ramo de Energia está mais vocacionado para projectos de motores e manutenção industrial, do que para a área de projectos...

Agora com a entrada de Bolonha, isso já não é assim. Fruto da reduzida quantidade de alunos que entraram no curso de LEEC em Cbr, e não esqueçamos que esta Licenciatura era das mais complicadas de terminar a nível nacional (o que fez com que cada vez houvesse menos caloiros), os professores decidiram (por bem) reestruturar o curso para Bolonha, tendo em vista a sua aplicação prática.
Assim, agora é um curso que gostaria de tirar, pois já se aprende muito mais as coisas que nos são úteis no nosso dia a dia, tendo uma maior componente de projecto.
Learning is the goal!!
princ_fctuc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Bom dia!
Realmente o ramo de Telecomunicações não é o mais indicado para o dimensionamento de projectos mas, a minha principal ocupação, por enquanto, não é a área de projectos. Há um ano que trabalho numa empresa de investigação de redes de telecomunicações.
Aos poucos gostaria de entrar no universo dos projectos por possuir gabinete de projectos de engenharia civil. Por isso solicitei a ajuda de todos vós.
O que desde já agradeço a disponibilidade de todos:)

A Universidade de Coimbra é algo que não se pode descrever...tem mesmo de se passar por lá :D
Mas, algo não posso negar, fundamenta-se demasiado na teoria, a nível de redes de telecomunicações resume-se a tecnologias que no mundo do trabalho são obsoletas.

Decidi tirar a formação de ITED e começar por esses mesmos projectos. Tomei uma boa decisão???
Para executar estes projectos tenho de me inscrever em alguma entidade? Penso que já me disseram que não. Portanto acho que posso entrar em acção após concluir a formação:).

Obrigada por tudo.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

princ_fctuc Escreveu:...
Decidi tirar a formação de ITED e começar por esses mesmos projectos. Tomei uma boa decisão???
Para executar estes projectos tenho de me inscrever em alguma entidade? Penso que já me disseram que não. Portanto acho que posso entrar em acção após concluir a formação:).

Obrigada por tudo.
Estás meio trocado.... olha vê:

princ_fctuc Escreveu:
Obrigada pela ajuda:)

tiras as duas!!! tanto faz qual é primeiro, são independentes

ELÉCTRICOS tens de estar na Ordem Engenheiros (levas 3 fotos + fotoc BI + fotoc certificado habilitações + o cheque para pagares as quotas...)
ITED inscreves-te na ANACOM (vais ao site, preenches o formulário electrónico e envias por correio os documentos: 2 fotos + fotoc BI + fotoc AUTENTICADA certificado habilitações + o cheque com o valor de 24,90 se for só pra projectista, ou 2 x 24,90 para projectista + instalador)
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”