Preço de Projectos

eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Re: Preço de Projectos

Mensagem por eng_jersilva »

amigo zé mau desculpe la mas para levar esses preços o Sr tem que ter uma carteira de clientes mto grande!!!
pq com esses preços da pa pagar a impressão dos desenhos e pouco mais... qd o amigo tiver q começar a deslocar-se pas obras prestar esclarecimentos sobre os projectos que e contactar algumas entidades.., pagar a analise do projecto(electrico) e mtas das vexes ter que faxer alterações de um projecto ja aprovado(implica pagar mais um bocado) no fim de tudo isto acho que o amigo vai mesmo qerer viver do fundo de desmprego!!!

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
zemau
Curioso
Curioso
Registado: 11 out 2008, 23:17

Mensagem por zemau »

Caro amigo, não tenho uma carteira de clientes grande e como já disse estou de pleno acordo consigo, mas se aumento os preços não ganho trabalho percebe, e isto porque ninguem aumenta não vou ser eu a aumentar não é.

Mas torno a dizer estou de pleno acordo consigo eu tambem quero levar mais mas não posso e peço desculpa por isso.

Arranje uma solução - por isso eu digo que deveria existir uma tabela com preços minimos a praticar

Zé Mau - Nome Original

José Maurício Correia
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Nem oito nem oitenta é o que me parece
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Amigo Duzia

Não sei de que zona do pais falam mas no algarve as coisas estão muito mal no que diz respeito a preços andam todos a comerem-se uns aos outro e não há muitos técnicos a projectar.

E há outra nem sempre são certos a pagar mesmo estas quantias

José Maurício Correia
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Boa Tarde, amigo João Silva, mais calmo hoje, tive a reparar nos outros tópicos e os prços vão bater no mesmo.

Mas continuo a dizer que o Srº é que tem razão

Cumprimentos

Ze Mau

José Maurício Correia
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times

Mensagem por eng_jersilva »

caro amigo jose nunca deixei de estar calmo ;) nem qero q pense q eu esteja a pensar mal de si, respeito o seu trabalho e n duvido seqer da qualidade do mesmo mas penso so q tds deveriamos ser mais serios e respeitar a nossa "arte" so isso.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

Exatamente Caro amigo todos, mas infelizmente isso não acontece e é pena.

Abraço

José Maurício Correia
nunoski
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por nunoski »

Estimados,

Foi com interesse que segui este post. Também acho que deveria de existir uma tabela de preços mínimos para projecto de modo a evitar a prática de preços reduzidos.

Sou da zona Norte e normalmente realizo projectos ITED. Em relação ao preço dos projectos, partilho duas situações:

1) Moradia Familiar - projecto ITED
Normalmente cobro 190€ a 230€ por projecto, mas sei que já perdi vários trabalhos(e continuarei a perder...) por praticar estes preços.
Houve um gabinete que me pediu um orçamento e quando dei o meu preço disseram-me que conseguiam a 80€ !!! ... não era bluff... soube de fonte segura que foi esse o preço!!! - isto não é concorrência, isto é quase trabalhar de graça...

2)Centro Paroquial - projecto Eléctrico
Como ainda não estou muito experiente em orçamentos para projectos eléctricos, pedi opinião a dois colegas distintos(ambos deram valores próximos um do outro). Tendo em conta esta opinião, orçamentei em 3500€. Perdi o projecto, porque existia um orçamento a 2000€ e ainda contemplava o ITED!!! - eléctrico + ited !!! ...não sei como é possível...

Se existisse uma tabela de preços mínimos, situações com esta e como as que já li neste fórum deixariam de existir.

Cumprimentos
zemau
Curioso
Curioso

Mensagem por zemau »

caro amigo infelizmente isto está assim, a tal tabela de que falei e que já vi alguns concordam deveria mesmo existir e só trabalhava connosco quem quizesse, ou pelos prazos cumpridos ou pelo trabalho bem executado mas nunca pelos preços baixos.

Haveria trabalho para todos de certeza e saiamos todos a ganhar.

Cumprimentos

José Maurício Correia
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Como é possivel levar esses valores para o Projecto electrico+ITED, se quando pedem a vistoria à CERTIEL ela leva por apartamento 51,23 euros, e nem sequer lá coloca os pés.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Eu desde que vi um orçamento para projectos de licenciamento de instalações eléctricas e ITED de um hotel com 100 quartos a 1500€ acredito em tudo.

O problema é quando o cliente vai atrás do projecto mais barato e depois admira-se quando o projectista não tem capacidade de resposta. Muitas vezes fazem projectos em part-time e não se apercebem do tempo que estas coisas demoram a fazer.

Enfim.
R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 7 times

Mensagem por R3S »

Já agora deixem-me envolver nesta discussão que me parece de grande interesse.

Eu sou dos tais que o colega amfys refere que fazem projectos em part-time. E concordo que um projecto de electricidade demora bastante tempo a fazer, mas o facto de os fazer em part-time tem uma grande vantagem: como os faço em part-time, posso-me dar ao "luxo" de só fazer projectos que sejam economicamente atractivos.

Eu considero o meu tempo precioso e para "oferecer" projectos, prefiro fazer outras coisas em que não tenha trabalho.

O dilema é para as pessoas que fazem projectos como actividade principal e que naturalmente têm de pesar as mais-valias de fazer muitos projectos baratos contra fazer poucos projectos caros. E naturalmente optam por fazer muitos projectos baratos pois torna-se mais rentável, ainda que isso lhes traga uma grande sobrecarga de trabalho.

Para falar um pouco em valores, normalmente considero um mínimo de 500€ para um projecto de electricidade de uma moradia. Menos do que isto não chego a abrir a planta. E se formos fazer as contas a rigor, considerando as horas, as impressões, os telefones, a responsabilidade, ...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Não faz falta mas acho bem
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Mensagem por orçamentista »

As manifestações constantes deste assunto sobre custos de projectos eléctricos mais não são do que reflexos de uma legislação caduca que remonta ao tempo do estado novo sobre a matéria.

Os projectos de energia eléctrica, no contexto actual, mais não são do que peças funcionais que servem para a especulação e interesses de terceiros instalados para ganharem dinheiro, designadamente a Certiel. Comparem o custo do projecto com o valor da certificação.

De igual modo, a DGEG também encontrou nos projectos uma grande fonte de financiamento: taxa os projectos de categoria B em função da potência (até 100 kVA 50,00€; para valores de potência superiores acresce 1,00€ por kVA). Fantástico!

Como é possível um projecto de energia eléctrica conter no termo de responsabilidade um parágrafo a dar por terminada a responsabilidade do projectista com a aprovação do mesmo?

Como é possível dignificar um projecto de energia eléctrica, quando não são defendidos os direirtos de autor?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Uma ressalva a vermelho:
orçamentista Escreveu:As manifestações constantes deste assunto sobre custos de projectos eléctricos mais não são do que reflexos de uma legislação caduca que remonta ao tempo do estado novo sobre a matéria.

Os projectos de energia eléctrica, no contexto actual, mais não são do que peças funcionais que servem para a especulação e interesses de terceiros instalados para ganharem dinheiro, designadamente a Certiel. Comparem o custo do projecto com o valor da certificação.

De igual modo, a DGEG também encontrou nos projectos uma grande fonte de financiamento: taxa os projectos de categoria B em função da potência (até 100 kVA 50,00€; para valores de potência superiores acresce 1,00€ por kVA). Fantástico!

Como é possível um projecto de energia eléctrica conter no termo de responsabilidade um parágrafo a dar por terminada a responsabilidade do projectista com a aprovação do mesmo?

Esse parágrafo já não existe na minuta dos termos de responsabilidade!

Como é possível dignificar um projecto de energia eléctrica, quando não são defendidos os direirtos de autor?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”