Equipamento para medir consumo de um motor DC?

Responder
jluisfer
Curioso
Curioso
Registado: 15 out 2008, 09:31

Equipamento para medir consumo de um motor DC?

Mensagem por jluisfer »

Tenho um motor em DC que preciso de saber o consumo do mesmo,esse motor não está sempre em funcionamento,ele só funciona de x em x tempo e por periodos muito curtos,ele está ligado a um sistema de movimentação em que ele só é activado qd determinada condição acontece.Inicialmente o que fiz para medir o tal consumo foi ligar a esse motor um sistema de data aquisition que me conseguia fazer medições de 300 em 300 ms de tensões e correntes,fiz as medições durante x tempo e para cada medição de corrente e tensão multiplicava para obter a potência e depois ao fim somei isso tudo e dividi o tempo para dar uma media de consumo de energia por hora.Só que o somatorio deu valores monstruosos e então disseram-me que o consumo Kw/h não era assim que se media mas sim que tinha de ver o tempo em que o pico aconteceu multiplicar pela corrente e tensao do pico e depois somar os picos todos.Como eu só tenho medições de 300 em 300 ms não tenho a garantia de que o valor medido foi o valor de pico e nem consigo saber o tal tempo de pico.Então por causa disso tentei fazer experiências com outros equipamentos na esperança que houvesse algum que me desse o que eu preciso.Inicialmente testei equipamentos de teste de qualidade de energia electrica mas esses equipamentos só serviam para AC e em DC as medições eram sempre 0.O ultimo equipamento que testei já funciona em DC só que tem o problema que só faz medições de segundo a segundo o que não me serve.A minha questão é se conhecem algum equipamento com o qual consiga fazer o que preciso.As lojas que visitei têm uma tomada que mede também o consumo de energia mas os que vi era só para AC,sabem se há alguma coisa do genero mas para DC em que ligassemos os fios do motor e o equipamento fizesse um acumular de energia consumida pelo motor.Obrigado desde já pela atenção e desculpem o "testamento" mas prefiro explicar tudo pq acho que se torna mais fácil para quem lê perceber o que se quer
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Equipamento para medir consumo de um motor DC?

Mensagem por nelmindo »

existem osciloscópios digitais de ligar ao PC (250€) que podem resolver o problema, já que captura mesmo a forma de onda real. Por outras palavras, mostra a linha do consumo DC a subir bruscamente, para ir descendo "lentamente", conforme o motor toma a velocidade nominal. Multiplicando o valor tensão e corrente e multiplicando pelo número de horas, obtens a energia consumida. E não é dividir, como estavas a fazer!!!

Exemplo, mesmo que o motor funcione 5s por hora (exemplo) e nesses 5s teve um consumo de 2,5A (facilitar o raciocinio, vamos considerar este consumo constante e sem picos!!!), com a tensão de 24V, terás o seguinte:

2,5 x 24 = 60W
60 x 5 = 300J
ou 60 x 0,001389 = 0,0833Wh ou 0,0000833kWh; porque 5s são 0,001389h
Por outras palavras, podes dizer que o motor em média tem um consumo de energia de 0,083Wh, por hora (ou 300J por hora). Muito cuidado com esta frase, as pessoas dizem por exemplo 500 Watt por hora (500Wh ou 0,5kWh), mas é a multiplicar, logo 500 watt hora, tudo junto!!!
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá "jluisfer",

Parece-me um desafio interessante.

No entanto ainda não percebi se é um equipamento de laboratório ou uma linha de montagem (por exemplo).

Ainda não entendi porque não se pode medir o consumo em AC (que, penso, será a fonte primária).

Também será relevante saber as características do motor e o seu real regime de funcionamento.

Por último, a dificuldade reside no funcionamento intermitente do motor ou na avaliação do seu consumo?

Gostava de ajudar.

Cumprimentos.
alexandre.onofre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 nov 2008, 12:09

Mensagem por alexandre.onofre »

Neste momento já existem pinças amperimétricas para corrente contínua no mercado.Esta é sem dúvida a melhor forma de realizar medições de consumo de corrente.
Cumprimentos
Alexandre
alexandre.onofre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 nov 2008, 12:09

Mensagem por alexandre.onofre »

Só agora reparei que necessitavas de uma leitura do consumo e não da corrente instantanea....
Cumprimentos
Alexandre
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E contadores para sermos mais exactos
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

com osciloscopio consegue se claro que temos de fazer contas e saber ler as coordenadas

com um contador é mais simples
Melhores cumprimentos
sandrofine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 mar 2009, 15:23

Mensagem por sandrofine »

Desculpem ressuscitar este assunto.
É que no meu caso ando à procura de contadores de consumo que possam ser instalados nas arrecadações do meu condomínio.
É que por um erro de projecto as arrecadações consomem energia da escada e isso tem levantado muitos problemas porque alguns têm arcas, desumidificadores e outros aparelhos e há outros que legitimamente não querem pagar esse consumo.
Assim lembrei-me de propor colocarmos contadores individuais em cada arrecadação e assim evitava que se tivesse de efectuar uma obra de fundo e passar fios até cada um das habitações ainda por cima o orçamento que nos deram é exorbitante.
Assim peço a vossa ajuda no sentido de me informarem, primeiro se existe, segundo a existir onde e por fim se sabem o preço.
Obrigado pela ajuda.
Sandro Fine
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Max-mat, Aki, LeroyMerlin, Izi, entre outros. Existem à venda contadores de energia electrica de colocar nas tomadas. Agora seria preciso que cada inquilino fosse honesto e não fosse "resetar" aquilo. Logo duvido que seja resolvido assim, sem criar outro estratagema.
RASCARLOS
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2009, 13:30

Mensagem por RASCARLOS »

a chint tem uns contadores tipo os da edp depois e arranjar alguem que os monte e uma solução
Espero ajudar
sandrofine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 mar 2009, 15:23

Mensagem por sandrofine »

É isto mesmo que eu pretendo.
<Grande ajuda. Muito obrigado.>
Abraço
Sandro
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”