Portão Eléctrico Protecção
Portão Eléctrico Protecção
Alguém me pode ajudar ?
Tenho um portão eléctrico com um disjuntor de 10A que com a corrente da EDP não me tem dado problemas.
Como a minha zona tem falhas frequentes de corrente, comprei um gerador para me fornecer corrente a casa e portão.
A placa eléctrónica do portão na zona do fusível queimou-se com o gerador em funcionamento. ( fusível e componentes próximos ), sem que tenha acionado a abertura ou fecho do portão.
O disjuntor não deveria ter protegido qualquer sobrecarga ou sobre amperagem ?
O que posso fazer para que não aconteça de novo ?
SM
Tenho um portão eléctrico com um disjuntor de 10A que com a corrente da EDP não me tem dado problemas.
Como a minha zona tem falhas frequentes de corrente, comprei um gerador para me fornecer corrente a casa e portão.
A placa eléctrónica do portão na zona do fusível queimou-se com o gerador em funcionamento. ( fusível e componentes próximos ), sem que tenha acionado a abertura ou fecho do portão.
O disjuntor não deveria ter protegido qualquer sobrecarga ou sobre amperagem ?
O que posso fazer para que não aconteça de novo ?
SM
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Portão Eléctrico Protecção
o problema do gerador, é que nºao podes garantir qualidade na energia que entregas à placa electrónica do portão eléctrico, o que faz com que o fusivel queime sem razão aparente. Basta a electrónica ser alimenta com uma fonte de alimentação comutada, para haver problemas.
Por incrivel que pareça, as UPS podem resolver o problema, já que fazem filtragem da energia que entra, mas no entanto pode não ser uma boa opção
Por incrivel que pareça, as UPS podem resolver o problema, já que fazem filtragem da energia que entra, mas no entanto pode não ser uma boa opção
Agradeço a informação que me foi prestada.
O gerador fornece-me aparentemente, dependendo dos consumos que a casa está a ter, uma voltagem entre os 196/212 V.
Isto é suficiente para "queimar" o fusível da placa electrónica ? ou há outras razões que possam levar a esta situação ?
O disjuntor que serve também de interruptor ao circuito do portão e é um Hager de !0A,
se o substituisse por 8A ou mesmo 6A, não daria alguma protecção ?
SM
O gerador fornece-me aparentemente, dependendo dos consumos que a casa está a ter, uma voltagem entre os 196/212 V.
Isto é suficiente para "queimar" o fusível da placa electrónica ? ou há outras razões que possam levar a esta situação ?
O disjuntor que serve também de interruptor ao circuito do portão e é um Hager de !0A,
se o substituisse por 8A ou mesmo 6A, não daria alguma protecção ?
SM
Uff !!!
o que são "harmónicos".....sou um curioso de electricidade, com um problema que gostaria de resolver ou tentar resolver
SM

SM
- nelmindo
- Team Apoio
saemelo Escreveu:Uff !!!o que são "harmónicos".....sou um curioso de electricidade, com um problema que gostaria de resolver ou tentar resolver
SM
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=66
http://www.furnas.com.br/arqtrab/ddppg/ ... artigo.pdf
Como curioso de electricidade, agradeço os links que enviou, pricipalmente o primeiro.
É um artigo extremamente bem escrito e didacticamente perfeito.
Penso que com ele entendi o que são "hamónicos", como se geram e consequências.
Também julgo que percebi, como se podem eliminar ou atenuar, utilizando "filtros activos".
No meu caso, seria possível instalar um destes filtros, que elininassem esses harmónicos, quando sou obrigado a ligar o gerador por falta de energia da rede ?
Se sim, que tipo e como instalá-lo.
SM
É um artigo extremamente bem escrito e didacticamente perfeito.
Penso que com ele entendi o que são "hamónicos", como se geram e consequências.
Também julgo que percebi, como se podem eliminar ou atenuar, utilizando "filtros activos".
No meu caso, seria possível instalar um destes filtros, que elininassem esses harmónicos, quando sou obrigado a ligar o gerador por falta de energia da rede ?
Se sim, que tipo e como instalá-lo.
SM
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
1- Chamar um electricista que verifique as harmónias, e depois de analisado é que se sabe qual o filtro ou filtros necessários, dado que depende das harmónias.
Cump.
Mário
1- Chamar um electricista que verifique as harmónias, e depois de analisado é que se sabe qual o filtro ou filtros necessários, dado que depende das harmónias.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado Mário,
Agora estou com o problema de já ter contactado 2 electricista que fazem instalações em apartamentos e vivendas e quando lhes falo de "geradores e harmonicos", ficam a olhar para mim como se eu fosse um ET !!!
Cump,
SM
Agora estou com o problema de já ter contactado 2 electricista que fazem instalações em apartamentos e vivendas e quando lhes falo de "geradores e harmonicos", ficam a olhar para mim como se eu fosse um ET !!!
Cump,
SM
- nelmindo
- Team Apoio
lol, lá isso é verdade, nem todos os eletcrotécnicos se sentem à vondade para resolver esse tipo de problemas. Até mesmo com formação superior...