Duvida sobre interruptores e esquema
Duvida sobre interruptores e esquema
Cria fazer comutação entre a entrada do quarto e a entrada que da acesso ao wc por dentro do quarto. Para me fazer entender melhor queria ligar/desligar a luz do quarto quando vou a entrar/sair do mesmo e quando vou a entrar/sair do wc. E no mesmo interruptor que faz esta comutação no Wc fazer acender em separado uma outra luz que se encontra dentro do Wc.
Com o esquema que fiz vou por um bom caminho ou algo está errado?
A outra duvida é, quais os interruptores que utilizo em A e B (que se encontra na figura)
ou melhor qual o nome que se atribui a cada um?
A - Interruptor simples com comutação de quarto ??
B - Comutação de quarto duplo ??
Vou comprar estes interruptores nas lojas vulgares porque é um modelo da legrand que foi descontinuado e só há à venda no aki, bricomarche...
por isso agradecia o nome correcto de cada interruptor para não haver enganos.
Obrigado a todos pela atenção.
Com o esquema que fiz vou por um bom caminho ou algo está errado?
A outra duvida é, quais os interruptores que utilizo em A e B (que se encontra na figura)
ou melhor qual o nome que se atribui a cada um?
A - Interruptor simples com comutação de quarto ??
B - Comutação de quarto duplo ??
Vou comprar estes interruptores nas lojas vulgares porque é um modelo da legrand que foi descontinuado e só há à venda no aki, bricomarche...
por isso agradecia o nome correcto de cada interruptor para não haver enganos.
Obrigado a todos pela atenção.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Duvida sobre interruptores e esquema
O esquema está bem A-comutador de escada B-Comutador de Escada Duplo
Só que no Comutador Duplo basta só uma fase faz-se um shunt logo tem um fio a mais
Só que no Comutador Duplo basta só uma fase faz-se um shunt logo tem um fio a mais
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Ora nem mais.
MAs se o circuito de iluminação do WC não estiver pendurado no mesmo disjuntor que está a iluminação do quarto, o circuito apresentado é o correcto e os nomes que o colega duzia disse, continuam correctos
MAs se o circuito de iluminação do WC não estiver pendurado no mesmo disjuntor que está a iluminação do quarto, o circuito apresentado é o correcto e os nomes que o colega duzia disse, continuam correctos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nelmindo Escreveu:Ora nem mais.
Cuidado pois parece haver aqui um lapso: dois circuitos distintos no mesmo comutador?
ohmico Escreveu:nelmindo Escreveu:Ora nem mais.
Cuidado pois parece haver aqui um lapso: dois circuitos distintos no mesmo comutador?
Agora fiquei um pouco confuso com este ultimo comentário. Agradecia um esclarecimento.
Penso que os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor mas é uma questão de verificar.
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Não é provavél, mas podem existir várias situações, ou sejam;
1- Se as caixas de derivação do quarto e do wc forem alimentadas pelo mesmo disjuntor, está correcto, conforme disse o colega Duzia12.
2- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, use o esquema apresentado. Pode deixar uma indicação dentro da caixa de aparelhagem do comutador de escada duplo referindo que tem dois circuitos.
3- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, e a instalação da habitação é trifásica (pouco provável), altere a instalação para que fique tudo num só circuito.
1- Se as caixas de derivação do quarto e do wc forem alimentadas pelo mesmo disjuntor, está correcto, conforme disse o colega Duzia12.
2- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, use o esquema apresentado. Pode deixar uma indicação dentro da caixa de aparelhagem do comutador de escada duplo referindo que tem dois circuitos.
3- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, e a instalação da habitação é trifásica (pouco provável), altere a instalação para que fique tudo num só circuito.
- nelmindo
- Team Apoio
5 starsecastro Escreveu:Viva
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Tanta confusão
Se há só uma fase ao B-comutador duplo só há um circuito, há é dois neutros separados, que pela proximidade das caixas devem pertencer ao mesmo circuito
Se há só uma fase ao B-comutador duplo só há um circuito, há é dois neutros separados, que pela proximidade das caixas devem pertencer ao mesmo circuito
- nelmindo
- Team Apoio
Mas nada garante o estado da instalação em causa. Todas a opções que o colega "ecastro" disse são podem existir!!! Por vezes há tantos sapateiros neste país, que não percebo como é que a industria de S. João da Madeira consegue sobreviver... 

Desde já agradeço as opiniões formadas por cada um!
Os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor. Hoje fiz o teste, ao desligar um dos disjuntores do 1º Andar, desligaram-se dois pontos de luz que pertenciam às duas caixas de derivação em questão.
Bem sendo assim posso avançar com o esquema mas só com uma face no comutador duplo correcto?
Já agora, essa coisa do trifásico ainda não percebo bem, se alguém me puder esclarecer agradecia.
Ainda sou novo nisto da electricidade mas não faço nada sem ter a certeza daquilo que estou a fazer. Tudo o que sei fui aprendendo sozinho e agora é bom saber que se pode contar com ajuda de alguém experiente na matéria!
Tambem é verdade que se está sempre a aprender e quando se fala do que se gosta é sempre um prazer...
Parabéns pelo forum e desculpem escrever isto aqui.
Cumprimentos
Os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor. Hoje fiz o teste, ao desligar um dos disjuntores do 1º Andar, desligaram-se dois pontos de luz que pertenciam às duas caixas de derivação em questão.
Bem sendo assim posso avançar com o esquema mas só com uma face no comutador duplo correcto?
Já agora, essa coisa do trifásico ainda não percebo bem, se alguém me puder esclarecer agradecia.
Ainda sou novo nisto da electricidade mas não faço nada sem ter a certeza daquilo que estou a fazer. Tudo o que sei fui aprendendo sozinho e agora é bom saber que se pode contar com ajuda de alguém experiente na matéria!

Cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
para já esquece o trifásico, fazo esquema chegando uma só fase ao comutador duplo de escadaNeo_tuga Escreveu:Desde já agradeço as opiniões formadas por cada um!
Ainda sou novo nisto da electricidade mas não faço nada sem ter a certeza daquilo que estou a fazer. Tudo o que sei fui aprendendo sozinho e agora é bom saber que se pode contar com ajuda de alguém experiente na matéria!Tambem é verdade que se está sempre a aprender e quando se fala do que se gosta é sempre um prazer...
Cumprimentos