Duvida sobre interruptores e esquema

Responder
Neo_tuga
Curioso
Curioso
Registado: 09 out 2008, 16:30

Duvida sobre interruptores e esquema

Mensagem por Neo_tuga »

Cria fazer comutação entre a entrada do quarto e a entrada que da acesso ao wc por dentro do quarto. Para me fazer entender melhor queria ligar/desligar a luz do quarto quando vou a entrar/sair do mesmo e quando vou a entrar/sair do wc. E no mesmo interruptor que faz esta comutação no Wc fazer acender em separado uma outra luz que se encontra dentro do Wc.

Com o esquema que fiz vou por um bom caminho ou algo está errado?

A outra duvida é, quais os interruptores que utilizo em A e B (que se encontra na figura)
ou melhor qual o nome que se atribui a cada um?
A - Interruptor simples com comutação de quarto ??
B - Comutação de quarto duplo ??

Vou comprar estes interruptores nas lojas vulgares porque é um modelo da legrand que foi descontinuado e só há à venda no aki, bricomarche...
por isso agradecia o nome correcto de cada interruptor para não haver enganos.

Obrigado a todos pela atenção.
Duvida.bmp
Duvida.bmp (1.82 MiB) Visto 1048 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Duvida sobre interruptores e esquema

Mensagem por Duzia12 »

O esquema está bem A-comutador de escada B-Comutador de Escada Duplo

Só que no Comutador Duplo basta só uma fase faz-se um shunt logo tem um fio a mais
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Ora nem mais.

MAs se o circuito de iluminação do WC não estiver pendurado no mesmo disjuntor que está a iluminação do quarto, o circuito apresentado é o correcto e os nomes que o colega duzia disse, continuam correctos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:Ora nem mais.

MAs se o circuito de iluminação do WC não estiver pendurado no mesmo disjuntor que está a iluminação do quarto, o circuito apresentado é o correcto e os nomes que o colega duzia disse, continuam correctos

Cuidado pois parece haver aqui um lapso: dois circuitos distintos no mesmo comutador?
Neo_tuga
Curioso
Curioso

Mensagem por Neo_tuga »

ohmico Escreveu:
nelmindo Escreveu:Ora nem mais.

Cuidado pois parece haver aqui um lapso: dois circuitos distintos no mesmo comutador?

Agora fiquei um pouco confuso com este ultimo comentário. Agradecia um esclarecimento.

Penso que os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor mas é uma questão de verificar.

Obrigado
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Não é provavél, mas podem existir várias situações, ou sejam;

1- Se as caixas de derivação do quarto e do wc forem alimentadas pelo mesmo disjuntor, está correcto, conforme disse o colega Duzia12.
2- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, use o esquema apresentado. Pode deixar uma indicação dentro da caixa de aparelhagem do comutador de escada duplo referindo que tem dois circuitos.
3- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, e a instalação da habitação é trifásica (pouco provável), altere a instalação para que fique tudo num só circuito.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ecastro Escreveu:Viva

Não é provavél, mas podem existir várias situações, ou sejam;

1- Se as caixas de derivação do quarto e do wc forem alimentadas pelo mesmo disjuntor, está correcto, conforme disse o colega Duzia12.
2- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, use o esquema apresentado. Pode deixar uma indicação dentro da caixa de aparelhagem do comutador de escada duplo referindo que tem dois circuitos.
3- Se são alimentadas por disjuntores diferentes, e a instalação da habitação é trifásica (pouco provável), altere a instalação para que fique tudo num só circuito.
5 stars
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tanta confusão

Se há só uma fase ao B-comutador duplo só há um circuito, há é dois neutros separados, que pela proximidade das caixas devem pertencer ao mesmo circuito
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mas nada garante o estado da instalação em causa. Todas a opções que o colega "ecastro" disse são podem existir!!! Por vezes há tantos sapateiros neste país, que não percebo como é que a industria de S. João da Madeira consegue sobreviver... :lol:
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

A melhor maneira de ver é juntar os dois fios a ver se faz "pum"
Neo_tuga
Curioso
Curioso

Mensagem por Neo_tuga »

Desde já agradeço as opiniões formadas por cada um!

Os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor. Hoje fiz o teste, ao desligar um dos disjuntores do 1º Andar, desligaram-se dois pontos de luz que pertenciam às duas caixas de derivação em questão.

Bem sendo assim posso avançar com o esquema mas só com uma face no comutador duplo correcto?

Já agora, essa coisa do trifásico ainda não percebo bem, se alguém me puder esclarecer agradecia.

Ainda sou novo nisto da electricidade mas não faço nada sem ter a certeza daquilo que estou a fazer. Tudo o que sei fui aprendendo sozinho e agora é bom saber que se pode contar com ajuda de alguém experiente na matéria! :) Tambem é verdade que se está sempre a aprender e quando se fala do que se gosta é sempre um prazer...
Parabéns pelo forum e desculpem escrever isto aqui.

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Neo_tuga Escreveu:Desde já agradeço as opiniões formadas por cada um!

Os dois circuitos estão ligados ao mesmo disjuntor. Hoje fiz o teste, ao desligar um dos disjuntores do 1º Andar, desligaram-se dois pontos de luz que pertenciam às duas caixas de derivação em questão.

Bem sendo assim posso avançar com o esquema mas só com uma face no comutador duplo correcto?

Já agora, essa coisa do trifásico ainda não percebo bem, se alguém me puder esclarecer agradecia.

Ainda sou novo nisto da electricidade mas não faço nada sem ter a certeza daquilo que estou a fazer. Tudo o que sei fui aprendendo sozinho e agora é bom saber que se pode contar com ajuda de alguém experiente na matéria! :) Tambem é verdade que se está sempre a aprender e quando se fala do que se gosta é sempre um prazer...
Parabéns pelo forum e desculpem escrever isto aqui.

Cumprimentos
para já esquece o trifásico, fazo esquema chegando uma só fase ao comutador duplo de escada
Responder

Voltar para “Dúvidas”