URGENTE – Técnico responsável pela exploração
Boa tarde
Gostava de saber se um complexo escolar, com dois pisos com cerca de 20 salas de aulas, refeitório, ginásio, etc., e com uma potência instalada de 250KVA necessita de ter um técnico responsável pela exploração.
Já telefonei para a CERTIEL para saber, e eles disseram que sim, mas o empreiteiro que esta a fazer a instalação eléctrica do complexo escolar diz que não.
Obrigado
Gostava de saber se um complexo escolar, com dois pisos com cerca de 20 salas de aulas, refeitório, ginásio, etc., e com uma potência instalada de 250KVA necessita de ter um técnico responsável pela exploração.
Já telefonei para a CERTIEL para saber, e eles disseram que sim, mas o empreiteiro que esta a fazer a instalação eléctrica do complexo escolar diz que não.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: URGENTE – Técnico responsável pela exploração
Boas
Se tem PT(250 KVa), tem que ter.
Para o empreiteiro, o que quer é a obra pronta, se tiver PT tem que ter um responsável projecto (Eng.). Mas querem é entregar a obra e depois quem pedir a tensão tem que dizer quem é o responsável pela exploração.
Creio que é assim.
Cump.
Mário
Se tem PT(250 KVa), tem que ter.
Para o empreiteiro, o que quer é a obra pronta, se tiver PT tem que ter um responsável projecto (Eng.). Mas querem é entregar a obra e depois quem pedir a tensão tem que dizer quem é o responsável pela exploração.
Creio que é assim.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Com 250Kva creio que tem que ter.
Cump.
Mário
Com 250Kva creio que tem que ter.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
edificio com PT particular tem de ter técnico responsável pela exploração sim!
nesse caso é o Ministerio de Economia quem se pronuncia e não a Certiel (se não estou em erro...).
tem de se preencher o modelo 937 da INCM certo? e os termos de responsablidade e tal e depois ir ao Min. Econ. pagar a vistoria...
acho que é assim
mas se houver alguém que já tenha feito, chegue-se á frente para dar a conhecer 
nesse caso é o Ministerio de Economia quem se pronuncia e não a Certiel (se não estou em erro...).
tem de se preencher o modelo 937 da INCM certo? e os termos de responsablidade e tal e depois ir ao Min. Econ. pagar a vistoria...
acho que é assim

Learning is the goal!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim estranho é, mas podem dar essa informação. É como ir perguntar a um centro de inspecções periódicas e perguntar se andar com os pneus carecas dá multa...Duzia12 Escreveu:Se tiver não é a Certiel a certificar o que acho estranho eles pronunciarem-se
Agora moralmente podiam dar a informação toda, informando o "cliente" que o processo não passa por ali, etc e tal, como já os colegas informaram.
-
- Velha Guarda
Pois realmente pode ser o caso... aqui não sei como será, se o PT for recebido pela EDP, à partida serão eles quem fica como responsáveis, o problema é que a EDP só o recebe depois das vistorias feitas, e aí tem de existir à mesma um técnico responsável!!Duzia12 Escreveu:Pode ser que haja um PT e que o mesmo perteçam á EDP, será que mesmo assim faz falta???
Mas pelo que dizes, á partida o PT da escola já foi recebido pela EDP e assim penso que não tens com que te preocupar.
Learning is the goal!!
Boa Tarde
A escola é alimentada em BT. O PT que existe pertence á EDP e já está em funcionamento.
A escola é alimentada em BT. O PT que existe pertence á EDP e já está em funcionamento.
-
- Velha Guarda
Ok, esclarecidos 
curiosamente liguei há instantes para o Min. Economia pra se fazer uma vistoria a uma instalação com PT privativo, que irei ficar responsável por exploração...
é a minha primeira vez
vamos ver como corre

curiosamente liguei há instantes para o Min. Economia pra se fazer uma vistoria a uma instalação com PT privativo, que irei ficar responsável por exploração...
é a minha primeira vez

Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
A necessidade de ecnico de exploração não tem nada a ver com a potência, mas sim com o numero de pessoas que o local recebe.
para este caso, é mesmo necessário tecnico de exploração.
Cumprimentos.
para este caso, é mesmo necessário tecnico de exploração.
Cumprimentos.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Mostra isto ao empreiteiro que pode ser que ele se cale. Muitas instalações que andam por ai precisam de um tecnico responsável pela exploração. Quando a CERTIEL se lembrar de ir verificar se certas instalações têm um tecnico responsavel pela exploração é que vai ser elas.
Vê o PDF da Certiel, as pessoas é que não se lembram dele.
Vê o PDF da Certiel, as pessoas é que não se lembram dele.
- Anexos
-
- FICHA14.zip
- (545.23 KiB) Transferido 202 vezes
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura