Motor sobreaquecimento
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Motor sobreaquecimento
O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom 

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Estas questões sou eu coloco por colocar para se poderem discutir mas já me aconteceu na realidade e era um motor trifásico,
tinha um rolamento gripado então o motor começou a consumir mais que o normal e o térmico não disparava o motor estava quentíssimo
tinha um rolamento gripado então o motor começou a consumir mais que o normal e o térmico não disparava o motor estava quentíssimo
Continue a participar activamente.
ligações defeituosas.
condensador defeituoso.
carga em excesso
enrolamento a gripar.
aperto não uniforme do parafusos.
verniz do isolamento defeituoso
enorme queda de tensão no cabo de alimentação.
foi separado o rotor do estator e não foi montado no mesmo sentido.
no caso de ter escovas estão podem nao ter bom contacto.
Induzido em curto
Emfim pode aquecer de todas as maneiras e feitio se não for através da corrente é atraves do atrito.
condensador defeituoso.
carga em excesso
enrolamento a gripar.
aperto não uniforme do parafusos.
verniz do isolamento defeituoso
enorme queda de tensão no cabo de alimentação.
foi separado o rotor do estator e não foi montado no mesmo sentido.
no caso de ter escovas estão podem nao ter bom contacto.
Induzido em curto
Emfim pode aquecer de todas as maneiras e feitio se não for através da corrente é atraves do atrito.
- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
Re: Motor sobreaquecimento
admin Escreveu:O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom
depende do que se consire sobreaquecimento.
tenho motoes na minha instalação que podem funcionar com temperaturas de enrolamentos de 170º e temperaturas de rolamentos ou chumaceiras de 80º tudo depende da classe de isolamento do motor, por vezes estamos em crer que o motor está muito quente mas o mesmo pelas suas carequeteristicas de fabrico suporta o dobro ou mais da temperatura que apresenta.
Re: Motor sobreaquecimento
onde se lê consire e motoes deve ler-se considere e motores.sousa Escreveu:admin Escreveu:O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom
depende do que se consire sobreaquecimento.
tenho motoes na minha instalação que podem funcionar com temperaturas de enrolamentos de 170º e temperaturas de rolamentos ou chumaceiras de 80º tudo depende da classe de isolamento do motor, por vezes estamos em crer que o motor está muito quente mas o mesmo pelas suas carequeteristicas de fabrico suporta o dobro ou mais da temperatura que apresenta.
peço desculpa por estas e outras que poderão surgir ou já surgiram.
Outras causas para o aquecimento dos motores podem ser o elevado conteúdo harmónico da tensão de alimentação, e ainda no caso de ser trifásico, o desequilibro que possa haver nas tensões.
Verifica com um aparelho de medição da qualidade da energia de preferência se os parâmetros nominais para a tensão estão a ser cumpridos.
Ou então com um osciloscópio se a forma de onda da tensão apresenta grandes deformações e se as amplitudes estão nos níveis desejados.
Tanto o elevado conteúdo harmónico como os desequilíbrios provocam o aparecimento de campos girantes de sequência negativa e binários pulsantes o que podem levar o motor a aquecer devido ao stress mecânico.
De notar ainda que subtensões provocam aumento da corrente nos enrolamentos o que por efeito de joule vai provocar maiores perdas sob a forma de calor.
Verifica com um aparelho de medição da qualidade da energia de preferência se os parâmetros nominais para a tensão estão a ser cumpridos.
Ou então com um osciloscópio se a forma de onda da tensão apresenta grandes deformações e se as amplitudes estão nos níveis desejados.
Tanto o elevado conteúdo harmónico como os desequilíbrios provocam o aparecimento de campos girantes de sequência negativa e binários pulsantes o que podem levar o motor a aquecer devido ao stress mecânico.
De notar ainda que subtensões provocam aumento da corrente nos enrolamentos o que por efeito de joule vai provocar maiores perdas sob a forma de calor.