
Motor sobreaquecimento
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Motor sobreaquecimento
O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom 

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Estas questões sou eu coloco por colocar para se poderem discutir mas já me aconteceu na realidade e era um motor trifásico,
tinha um rolamento gripado então o motor começou a consumir mais que o normal e o térmico não disparava o motor estava quentíssimo
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ligações defeituosas.
condensador defeituoso.
carga em excesso
enrolamento a gripar.
aperto não uniforme do parafusos.
verniz do isolamento defeituoso
enorme queda de tensão no cabo de alimentação.
foi separado o rotor do estator e não foi montado no mesmo sentido.
no caso de ter escovas estão podem nao ter bom contacto.
Induzido em curto
Emfim pode aquecer de todas as maneiras e feitio se não for através da corrente é atraves do atrito.
condensador defeituoso.
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enrolamento a gripar.
aperto não uniforme do parafusos.
verniz do isolamento defeituoso
enorme queda de tensão no cabo de alimentação.
foi separado o rotor do estator e não foi montado no mesmo sentido.
no caso de ter escovas estão podem nao ter bom contacto.
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Emfim pode aquecer de todas as maneiras e feitio se não for através da corrente é atraves do atrito.
- luisguerreiro
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Re: Motor sobreaquecimento
admin Escreveu:O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom
depende do que se consire sobreaquecimento.
tenho motoes na minha instalação que podem funcionar com temperaturas de enrolamentos de 170º e temperaturas de rolamentos ou chumaceiras de 80º tudo depende da classe de isolamento do motor, por vezes estamos em crer que o motor está muito quente mas o mesmo pelas suas carequeteristicas de fabrico suporta o dobro ou mais da temperatura que apresenta.
Re: Motor sobreaquecimento
onde se lê consire e motoes deve ler-se considere e motores.sousa Escreveu:admin Escreveu:O que poderá levar um motor eléctrico ao sobreaquecimento, mas tendo o ventilador bom
depende do que se consire sobreaquecimento.
tenho motoes na minha instalação que podem funcionar com temperaturas de enrolamentos de 170º e temperaturas de rolamentos ou chumaceiras de 80º tudo depende da classe de isolamento do motor, por vezes estamos em crer que o motor está muito quente mas o mesmo pelas suas carequeteristicas de fabrico suporta o dobro ou mais da temperatura que apresenta.
peço desculpa por estas e outras que poderão surgir ou já surgiram.
Outras causas para o aquecimento dos motores podem ser o elevado conteúdo harmónico da tensão de alimentação, e ainda no caso de ser trifásico, o desequilibro que possa haver nas tensões.
Verifica com um aparelho de medição da qualidade da energia de preferência se os parâmetros nominais para a tensão estão a ser cumpridos.
Ou então com um osciloscópio se a forma de onda da tensão apresenta grandes deformações e se as amplitudes estão nos níveis desejados.
Tanto o elevado conteúdo harmónico como os desequilíbrios provocam o aparecimento de campos girantes de sequência negativa e binários pulsantes o que podem levar o motor a aquecer devido ao stress mecânico.
De notar ainda que subtensões provocam aumento da corrente nos enrolamentos o que por efeito de joule vai provocar maiores perdas sob a forma de calor.
Verifica com um aparelho de medição da qualidade da energia de preferência se os parâmetros nominais para a tensão estão a ser cumpridos.
Ou então com um osciloscópio se a forma de onda da tensão apresenta grandes deformações e se as amplitudes estão nos níveis desejados.
Tanto o elevado conteúdo harmónico como os desequilíbrios provocam o aparecimento de campos girantes de sequência negativa e binários pulsantes o que podem levar o motor a aquecer devido ao stress mecânico.
De notar ainda que subtensões provocam aumento da corrente nos enrolamentos o que por efeito de joule vai provocar maiores perdas sob a forma de calor.