Problema em cregulador de intensidade de luz

Bloqueado
trs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 ago 2008, 03:19

Problema em cregulador de intensidade de luz

Mensagem por trs »

Boa noite.

Sendo um leigo em matéria de electricidade, peço e agradeço a vossa ajuda para resolver um pequeno problema doméstico que passo a descrever.

Durante a instalação de um candeeiro de tecto de 400 W (20 lâmpadas de 20 W) com transformador próprio, ao ligar o interruptor de parede com regulador de intensidade de luz este começou a fazer ruído. Mexendo no regulador de intensidade de luz, o ruído variava juntamente com a intensidade da luz no candeeiro. Passados alguns segundos, o candeeiro ficou sem luz e o regulador de intensidade não mais funcionou. Nenhum disjuntor disparou no quadro principal. Na instalação de um segundo candeeiro de tecto na mesma divisão, este com 160 W (4 lâmpadas de 40 W), que também possuía um transformador (que segundo me descreveram permitiria ligar alternadamente um par de lâmpadas a cada toque no interruptor), a mesma situação que aconteceu no primeiro candeeiro ia acontecendo também neste. Pedi para desactivarem a tal funcionalidade da utilização um par de lâmpadas, sendo que o candeeiro ficou a funcionar perfeitamente, sem ruido, e com a intensidade da luz a ser regulada no interruptor de parede.

Alguém me consegue identificar o componente que avariou (potenciómetro?) e como devo proceder para resolver o problema? Posso tentar desmontar o interruptor ou devo deixar um profissional fazê-lo? Conseguirei transmitir ao electricista que componente necessito para que este o traga evitando assim mais custos de uma segunda deslocação?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Cumprimentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: Problema em cregulador de intensidade de luz

Mensagem por justme »

Os trabalhos especializados é pelos profissionais dessa area que devem ser executados.
Mesmo os trabalhos aparentemente simples como esse devem ser feitos por electricistas credenciados. Não se trata apenas de ligar 2 fios e apertar 2 parafusos.
Esse trabalho só é simples para quem tem conhecimentos que lhe permitam fazer a escolha adequada do equipamento a instalar.
Provavelmente teria poupado dinheiro se tivesse chamado o electricista para instalar o variador de luz de acordo com o tipo de carga que lá tem instalada.

Alguém me consegue identificar o componente que avariou (potenciómetro?) e como devo proceder para resolver o problema? Posso tentar desmontar o interruptor ou devo deixar um profissional fazê-lo? Conseguirei transmitir ao electricista que componente necessito para que este o traga evitando assim mais custos de uma segunda deslocação?

Não é o electricista que repara esses equipamentos. Não é essa a sua função ou area de especialização. Esse é serviço para um profissional de electrónica.

Não me parece que a soluçao passe pela reparação do variador, mas antes pela escolha do variador adequado ao candeeiro que tem instalado.

Um abraço
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Alguns reguladores têm um fusível de protecção, pode ser isso que esteja queimado.

Mas antes de adquirir o referido regulador, deveria ter visto se os transformadores que tem instalados permitem regulação, depois em caso afirmativo verificar qual a potência dos mesmos, e só depois procurar um regulador que se adapte à instalação, ou seja, um regulador que permita regulação de transformadores para iluminação de halogéneo, e com potência máxima igual ou superior à instalada.

Já agora pode indicar a marca e modelo do regulador?
Cumprimentos,
PFerreira
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Em prencipio o que avariou no regulador foi o fusível ou o Triac, no entanto como já foi mencionado essa reparação é para prof. de electrónica e não de electricidade.

Nem todos os reguladores permitem funcionar com transformadores a jusante e alguns deles necessitam de um condensador que normalmente o fabricante vende como opcional.

Cps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

não querendo menospresar as propostas dos colegas e não querendo ferir susceptibiliades, também para quem fez o post, não posso deixar de concordar com o colega "justme", que escreveu um dos melhores textos deste forum.
Os AKIs, MAXMATs, LEROYMERLINs e companhias, vieram vulgarizar isso.

Mais uma vez, não pretendo dar algum raspanete, a alguém.
trs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 ago 2008, 03:19

Mensagem por trs »

Boa noite.

Agradeço todos os comentários.

justme, por não me querer aventurar a fazer algo para o qual não tenho conhecimentos nem estou habilitado, sobretudo numa área em que os perigos e riscos são vários e graves, é que me procuro informar e coloquei a questão neste fórum antes de fazer o que quer que seja.

A situação que apresentei refere-se a uma habitação nova, em que toda a instalação eléctrica foi feita pelo (pessoal do) empreiteiro. Apenas foram colocadas lâmpadas normais para que a casa tivesse iluminação. Na aquisição de dois candeeiros de tecto para uma sala a um estabelecimento de iluminação, em que a entrega e montagem estava incluída, a pessoa desse estabelecimento que montou o candeeiro limitou-se a fazê-lo, a ligar o interruptor, a ouvir o ruído e variar a intensidade da luz, a desligar e voltar a ligar repetidamente, até que deixou de funcionar. Manifestou que não sabia que existia um regulador, quando nunca o perguntou nem procurou ver antes da montagem. Daqui depreendo que se deve tratar de um "habilidoso" sem habilidade nenhuma, claro está. Para provar que o problema não era do candeeiro, ligou-o directamente a uma tomada eléctrica. Ora, na instalação do segundo candeeiro ia sucedendo o mesmo sendo que tive que intervir para que o problema anterior não voltasse a suceder. Agora, procuro chamar um técnico especializado que me resolva o problema, e posteriormente responsabilizar o dito estabelecimento pelos danos causados, se os custos envolvidos o justificarem.

PFerreira, não desmontei sequer o espelho ou botão do interruptor (não sei qual é o termo correcto) pelo que não sei a marca.

Podem-me indicar por favor algum contacto de um profissional de electrónica (ou casa) que execute este tipo de serviços em Vila Nova de Gaia?

Grato pela ajuda mais uma vez.

Cumprimentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Olá Pferreira,

Na aquisição de dois candeeiros de tecto para uma sala a um estabelecimento de iluminação, em que a entrega e montagem estava incluída, a pessoa desse estabelecimento que montou o candeeiro limitou-se a fazê-lo, a ligar o interruptor, a ouvir o ruído e variar a intensidade da luz, a desligar e voltar a ligar repetidamente, até que deixou de funcionar. Manifestou que não sabia que existia um regulador, quando nunca o perguntou nem procurou ver antes da montagem.

Bem, se a montagem estava incluida, o funcionário (ou melhor, o estabelecimento) não tem desculpa, pois ainda que Pferreira não tivesse o tivesse alertado para a existência do variador (nem tãopouco era sua obrigação), ele próprio, teve a oportunidade de o verificar no local.
Essa procedimento faz parte das competencias e obrigações do tecnico que vai realizar o trabalho.
Não é o cliente, um leigo ou ainda que não o fosse, que deve alertar o tecnico sobre as condições de realização de um trabalho da sua area de especialização.

Para provar que o problema não era do candeeiro, ligou-o directamente a uma tomada eléctrica.

Ora, isso não passa de "manobra de diversão" ou total desconhecimento do que aconteceu, pois fazendo fé na descrição do sucedido, o problema não está nem no regulador nem no candeeiro, mas na adequação dos dois equipamentos, ou seja em quem fez a instalação do candeeiro e devia tambem ter avaliado a compatibilidade entre os dois equipamentos.

Como referi antes a instalação de equipamentos não se limita á instalação fisica dos mesmos mas pressupõe conhecimentos tecnicos subjacentes que permitam a realização dessas tarefas de forma competente.

...a mesma situação que aconteceu no primeiro candeeiro ia acontecendo também neste. Pedi para desactivarem a tal funcionalidade da utilização um par de lâmpadas, sendo que o candeeiro ficou a funcionar perfeitamente, sem ruido, e com a intensidade da luz a ser regulada no interruptor de parede.

Suponho que diz que no segundo candeeiro ia acontecendo o mesmo que no primeiro devido ao ruido que o mesmo fez. Não podendo avaliar adequadamente a esta questão á distância, não quero deixar de informá-lo que um zumbido nos variadores não é anormal sobretudo quando estão regulados para luminosidades mais baixas.

Agora, procuro chamar um técnico especializado que me resolva o problema, e posteriormente responsabilizar o dito estabelecimento pelos danos causados, se os custos envolvidos o justificarem.

Neste caso é preferivel chamar um electricista para resolver a situaçao, pois mesmo que se repare o variador tem que se verificar se o mesmo é adequado ao candeeiro.

Um abraço
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Agora depois desta explicação precebi que quem meteu “água” foi o “técnico” que instalou o candeeiro e não o trs. Logo aconcelho-o vivamente a contactar um Técnico para resolver o problema, como foi logo de início aconselhado pelo colega justme.

Por isso não se ponha a desmontar o regulador ou “inventar”, deixe isso para quem sabe.

Esta situação não deve ser inédita, pois existem por aí muitas pessoas que se ajeitam a instalar candeeiros e outras coisas. Só que hoje em dia é comum em habitações mais modernas existir algumas formas de controle e comando de iluminação, estores etc., que tem que ser levadas em conta não é só ligar fios e ver se funciona.
Cumprimentos,
PFerreira
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

viva

ai esta bom conselho
Melhores cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Atenção que há reguladores de luz que só dão para cargas resistivas e neste caso está a actuar num transformador (indutivo)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

"Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”