Boa tarde a todos.
Eu tenho interruptorm que acende e apaga a luz da varanda, e gostaria de fazer uma "puxada", para criar ao lado do interruptor uma tomada, mas os dois funcionando ao mesmo tempo.
A minha duvida prende-se com a ligação do cabo, se retiro os fios originais, que estão embitudidos, ou seja nao sei como efectuar esta puxada!!!
Agradeço a vossa dispobibilidade
Marçal
Criar puxada através de um interruptor,Como?
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Re: Criar puxada através de um interruptor,Como?
Boas,
Estou um pouco confuso com a sua questão.
A tomada é para só ter energia quando a iluminação da varanda estiver ligada? Ou só quer montar um tomada para um funcionamento normal, usando a cablagem existente do circuito de iluminação, pois é a que está mais perto?
Estou um pouco confuso com a sua questão.
A tomada é para só ter energia quando a iluminação da varanda estiver ligada? Ou só quer montar um tomada para um funcionamento normal, usando a cablagem existente do circuito de iluminação, pois é a que está mais perto?
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
Nesse interruptor deves ter apenas 2 fios pretos, para instalares a referida tomada terás de colocar ais 2 fios (Verde/Amarelo e Azul) correspondente ao Neutro e Terra que normalmente não passam no interruptor.
Abraços
Abraços
Boas FernandoFernando Escreveu:Nesse interruptor deves ter apenas 2 fios pretos, para instalares a referida tomada terás de colocar ais 2 fios (Verde/Amarelo e Azul) correspondente ao Neutro e Terra que normalmente não passam no interruptor.
Abraços
Exactamente só 2 fios pretos, encontando-se os outros dois(Verde/Amarelo e Azul), na tomada que tenciono colocar.
Poderem então fazer uma ligação dessa maneira, ou seja entrelaçar os dois pretos, com os dois fios da tomada?
Abraço
Marçal
Calma ai amigo
Dos dois fios existentes apenas um tem corrente "a Fase"
o outro é o retorno da corrente para o aplique, após ligado o interruptor
Para instalares a tomada tens de colocar os dois fios que te indiquei "Azul e Verde/Amarelo", pelo tubo onde estão os dois pretos e liga-los na caixa de distribuição que deves ter a uma altura de +/- 2Mts
Depois na caixa do interruptor identificas qual dos dois pretos têm a fase permanente e será esse a ligar á tomada em conjunto com o Azul "neutro e o Verde/Amarelo "Terra"
Duvidas, posta

Dos dois fios existentes apenas um tem corrente "a Fase"
o outro é o retorno da corrente para o aplique, após ligado o interruptor
Para instalares a tomada tens de colocar os dois fios que te indiquei "Azul e Verde/Amarelo", pelo tubo onde estão os dois pretos e liga-los na caixa de distribuição que deves ter a uma altura de +/- 2Mts
Depois na caixa do interruptor identificas qual dos dois pretos têm a fase permanente e será esse a ligar á tomada em conjunto com o Azul "neutro e o Verde/Amarelo "Terra"
Duvidas, posta
Viva
peço desculpa pela intromissão, pelo que li ja esta a ser ajudado e bem
mas era só para lembrar se não era mais acertado ir buscar alimentaçao para a referida tomada em alguma distribuiçao de tomadas que exista.
Isto para não misturar o circuito de iluminaçao ao das tomadas
embora se realmente for muito longe que siga a puxada
Cumprimentos
peço desculpa pela intromissão, pelo que li ja esta a ser ajudado e bem
mas era só para lembrar se não era mais acertado ir buscar alimentaçao para a referida tomada em alguma distribuiçao de tomadas que exista.
Isto para não misturar o circuito de iluminaçao ao das tomadas

Cumprimentos
Melhores cumprimentos
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Será que o circuito terá caixa de derivação, muitas vezes usa-se passar fase e neutro pela caixa de aparelhagem sendo o neutro directo ao apllique e a fase interrompida
Boas
Olha só, para vc ter uma tomada atraves de uma instalação de interruptor, deve trazer o neutro e o terra da caixa de deivação, com certeza existe uma, mas tenha atenção, se for seu cliente e no futuro ele precisar de um aumento d epotência desaparece com isso, senão chumba na boa.
abraço.
Olha só, para vc ter uma tomada atraves de uma instalação de interruptor, deve trazer o neutro e o terra da caixa de deivação, com certeza existe uma, mas tenha atenção, se for seu cliente e no futuro ele precisar de um aumento d epotência desaparece com isso, senão chumba na boa.
abraço.