Viva,
Tenho este motor com a seguinte chapa de caracteristicas:
50Hz 230/400 V T/E
1,5Kw 5.6/3.4 A
cos 0.81 1420 rpm
220-240/380-400 V T/E
6.1-6.1/3.5-3.5 A
(T-triangulo, E-estrela)
Pelo que já foi dito no forum, uma vez que a chapa indica 230/400 V tenho de ligar em estrela. Se assim o é porque vem indicado os valores para a ligação em triangulo? Qual seria o problema de ligar em triangulo?
230/400 T/E significa que ligando em estrela tenho 400v em cada uma das fases do motor e 230 em triangulo?
Não posso calcular a corrente nomimal desta forma: In=1500/raiz3*400*0.82=2,67A? Porquê esta diferença relativamente aos 3.4 da chapa de caracteristicas?
Para o ajuste do termico no magnetotermico utilizo o valor da corrente nominal da chapa ou a calculada?
Muito obrigado e desculpem a quantidade de duvidas.
Caso pratico sobre motores
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Re: Caso pratico sobre motores
A potência indicada é a potência útil e o rendimento neste caso é de 78%
2,6/3,4=0,78 quase 80%
A potência indicada é para uma ligação em estrela de tensaõ composta de 400 V
Nâo será a ligação em triangulo para uma rede em que a tensão composta é de 230V???
2,6/3,4=0,78 quase 80%
A potência indicada é para uma ligação em estrela de tensaõ composta de 400 V
Nâo será a ligação em triangulo para uma rede em que a tensão composta é de 230V???
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Re: Caso pratico sobre motores
tantas perguntas!!! (mas o pior é serem repeditas em sitios diferentes) mas aqui vai:
aikidoca Escreveu:
Pelo que já foi dito no forum, uma vez que a chapa indica 230/400 V tenho de ligar em estrela. Se assim o é porque vem indicado os valores para a ligação em triangulo? para as redes trifásicas, em que a tensão composta é de 230V, não esquecer a tensão composta de 400V não é universal. Existem vários tipos de tensão composta por esse mundo fora!
Qual seria o problema de ligar em triangulo? Corres o risco de ele queimar. Quando ligas o motor em estrela, lá por ligares entre fases 400V, o que vais ter em cada enrolamento é +/-230V, que é nada mais nada menos do que 400/raiz de 3. Assim o enrolamento está dimensionado para esses 230V, mesmo que apliques 400V entre as fases. Logo quando fores ligar em triangulo, vais aplicar entre fases na mesma 400V e ao enrolamento 400V também (pro causa da ligação), sendo que este apenas estava preparado para funcionar com 230V!!! Logo vai entrar em sobretensão e avariar (queimar por excesso de corrente)
230/400 T/E significa que ligando em estrela tenho 400v em cada uma das fases do motor e 230 em triangulo? Não, siginifica que em estrela deves, entre fases deve ser 400V e em triangulo deve ser 230V. Em qualquer um dos caso, nos enrolamentos irá aparecer 230V nos enrolamentos
Não posso calcular a corrente nomimal desta forma: In=1500/raiz3*400*0.82=2,67A? Não, as fórmulas são estas:[attachment=0]fórmula.bmp[/attachment] Já agora, um motor tipico com esta potência tem um rendimento de 78% Porquê esta diferença relativamente aos 3.4 da chapa de caracteristicas? Respondido na pergunta anterior!
Para o ajuste do termico no magnetotermico utilizo o valor da corrente nominal da chapa ou a calculada? Da chapa, dependendo sempre da tensão usada e o modo de ligação (T ou E), porque estão interligados
Muito obrigado e desculpem a quantidade de duvidas.
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- fórmula.bmp (316.67 KiB) Visto 1605 vezes
Re: Caso pratico sobre motores
Viva,
Antes demais obrigado pelas respostas.
Posso concluir que sempre que aparecer na chapa de caracteristicas 230/400 significa que o enrolamento de fase do motor foi bobinado para 230V?
No caso 380/660 a bobine é para 380 tendo de ser ligado em triangulo porque só assim asseguro os 380 em cada uma das bobinas.
Na ligação em estrela sem neutro como posso verificar os 230 no enrolamento ?
Mais uma vez obrigado e não levem a mal a quantidade de perguntas
Antes demais obrigado pelas respostas.
Posso concluir que sempre que aparecer na chapa de caracteristicas 230/400 significa que o enrolamento de fase do motor foi bobinado para 230V?
No caso 380/660 a bobine é para 380 tendo de ser ligado em triangulo porque só assim asseguro os 380 em cada uma das bobinas.
Na ligação em estrela sem neutro como posso verificar os 230 no enrolamento ?
Mais uma vez obrigado e não levem a mal a quantidade de perguntas

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Re: Caso pratico sobre motores
se elas existem, é porque houve algo de errado no processo de aprendizagem,aikidoca Escreveu:Viva,
Antes demais obrigado pelas respostas.
Posso concluir que sempre que aparecer na chapa de caracteristicas 230/400 significa que o enrolamento de fase do motor foi bobinado para 230V? sim
No caso 380/660 a bobine é para 380 tendo de ser ligado em triangulo porque só assim asseguro os 380 em cada uma das bobinas. afirmativo
Na ligação em estrela sem neutro como posso verificar os 230 no enrolamento ? utilidade prática desta operação?
Mais uma vez obrigado e não levem a mal a quantidade de perguntas

Re: Caso pratico sobre motores
Os valores apresentados na chapa, relativamente ás correntes, são os valores máximos de consumo do motor?
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Re: Caso pratico sobre motores
claro, não fazia sentido apresentar outro tipo de valores.
Esses valores, são as correntes que o motor irá consumir quando estiver a produizir a potência máxima no veio, sem se danificar. Tudo que seja mais do que isso, o motor entrará em sobrecarga.
Esses valores, são as correntes que o motor irá consumir quando estiver a produizir a potência máxima no veio, sem se danificar. Tudo que seja mais do que isso, o motor entrará em sobrecarga.