duvida de moradia

pedro.silva22
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2008, 11:12

Re: duvida de moradia

Mensagem por pedro.silva22 »

No meu ver acho quadro com alguns erros, ao ser um quadro monofásico, porquê ser alimentado por um cabo trifásico, mesmo que fosse trifásico, um interruptor diferencial de 40A (iluminação) para cinco circuitos protegidos por um disjuntor de 10 A cada, não me parece que seja a solução ideial. quanto mais para se for monofásico, isto acontece também com as tomadas, onde, para mim, a situação torna-se mais grave. Pois o interruptor tem que estar preparado para cortar os ampéres que passam lá sem se danificar.

Mas isto sou eu a comentar, os meus eu não os faço assim
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Boa noite a todos os colegas ! segundo meu conhecimento o máximo em monofásico não será 10,35KVA (45A) em Lisboa pelo menos é assim nunca vi um Disjuntor ou Interrupetor da EDP regulavél a mais de 45A, 60A só em trifásico!
ó estarei errado? Cump:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

não, não estás errado. Agora quem colocou o tópico é que deve esclarecer algumas das dúvidas levantadas, para que possamos clarificar o que se está a discutir.
pedro.silva22
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2008, 11:12

Mensagem por pedro.silva22 »

No meu ver ninguém está errado e todos têm razão quanto à alimentação ser em tri o mono, poi se lêr-mos as RTIEBT secção 801.1.1.3.3, esta diz que não se deve exceder os 10,35 kVA em monofásico, mas que se pode exceder mediante um acordo prévio com o distribuidor. Logo o facto de ser alimentado em mono ou tri depende re região para região e do distribuidor (quase sempre EDP). Por isso devemos nos aconcelhar com o representante do distriuidor para saber como podemos alimentar uma instalação.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

bjcf Escreveu:olá de novo...
Já tá resolvido, foi um senhor que queria orcamentar um quadro electrico para uma moradia e pediu me para fazer o desenho do quadro, com alimentação monofásica.é um "bicharoco jeitoso" para ser alimentado a monofasico :)
tem cerca de 54 circuitos incliundo iluminacao, tomadas, aquecimento tudo separado.eu depois ponho aki.
só que o problema é que ainda não apareceu a justificação de quererem orçamentar um quadro monofásico. Até toda a gente está de acordo, a potencia máxima está definida pelas regras, mas porque raio o quadro com aquela dimensão vai ser monofásico? E porque é que o projecto apresentado se contradiz (trifásico)? O porquê de tantos circuitos?
Tantas dúvidas, que só a pessoa que abriu o tópico pode responder!
jmf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 nov 2007, 15:08

Mensagem por jmf »

Eu gostava mesmo de ver era a planta dessa tal moradia.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O quadro e alimentação deverá estar preparado para trifásico, pois nunca se sabe o futuro inderenpedentemente de o contrato ser ou não monofásico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Nunca fiz isso e penso que não é prática geral. Não é cliente que define o tipo do quadro, já que ele não dispõe de capacidade técnica para julgar isso. Um quadro monofásico, tem um "melhor rendimento" da potencia contratada. Mas não é assim tão linear como está tentar transparecer. Com o decorrer deste tópico se reparar, existem muitas mais variáveis e nenhuma delas se enquadra o que disse!!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”