Duvida - Preço de Projecto para Estádio - Vamos especular?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Duvida - Preço de Projecto para Estádio - Vamos especular?
Boas.
Precisava obter valores de referência para execução de um projecto de instalações eléctricas para um estádio de futebol.
Alguém me pode ajudar?
Quanto custará um projecto desta natureza, englobando:
- instalações eléctricas interiores (iluminação, tomadas, alimentações, etc...)
- incluindo o PT, pára raios, etc
- incluindo a iluminação de exteriores (arruamentos e parques de estacionamento)
- EXCLUINDO as torres de iluminação, mas deixando um Quadro preparado para o efeito
- EXCLUINDO ITED E AVAC
Tenho uma proposta entre 4500 e 6000 euros para isto tudo. O que acham? Que valores propunham?
O objetivo é saber valores de referencia, estimados..
Obrigado pela ajuda
EDIT: em termos de dimensões, não é nada de outro mundo! é apenas um estádio de clube, digamos, regional, mas com pista de tartan á volta, bancadas a toda a volta do recinto, e depois os exteriores
Precisava obter valores de referência para execução de um projecto de instalações eléctricas para um estádio de futebol.
Alguém me pode ajudar?
- incluindo a iluminação de exteriores (arruamentos e parques de estacionamento)
- EXCLUINDO as torres de iluminação, mas deixando um Quadro preparado para o efeito
- EXCLUINDO ITED E AVAC
Tenho uma proposta entre 4500 e 6000 euros para isto tudo. O que acham? Que valores propunham?
Obrigado pela ajuda
EDIT: em termos de dimensões, não é nada de outro mundo! é apenas um estádio de clube, digamos, regional, mas com pista de tartan á volta, bancadas a toda a volta do recinto, e depois os exteriores
Learning is the goal!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Duvida - Preço de Projecto para Estádio - Vamos especular?
Sem ver as plantas é dificil avaliar, não te estarás a esquecer das zonas de bálneários,gemini Escreveu:Boas.
Alguém me pode ajudar?
- EXCLUINDO ITED E AVAC
Obrigado pela ajuda
bares, etc.. CCTV, controlo de acessos...
Na minha opinião se for um biscate para ti, e de facto não tiveres muito
para desenhares como dizes, talvez não seja mau preço mas de certeza que
se o orçamento fosse dado por uma empresa o preço seria muito mais elevado.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Tendo em conta o valor total que a obra deve ter, apontava para entre 6000 e 7500. Mas dá um desconto, que eu estou a ficar com fama de ser careiro 

-
- Velha Guarda
Esses "esquecimentos" que mencionas estão englobados nos "etc" do meu postamoreira Escreveu:
Sem ver as plantas é dificil avaliar, não te estarás a esquecer das zonas de bálneários,
bares, etc.. CCTV, controlo de acessos...
Na minha opinião se for um biscate para ti, e de facto não tiveres muito
para desenhares como dizes, talvez não seja mau preço mas de certeza que
se o orçamento fosse dado por uma empresa o preço seria muito mais elevado.

Agora, antes fosse um biscate pra mim, mas não é nada disso.
Isto foi conversa entre 3 colegas de 3 empresas diferentes, que curiosamente estão a dar preços para projecto de um estádio como mencionado, e os valores que referiram foi balizado entre 4500 e 6000, com a noção que pode ser mais elevado, até aos 7500.
Eu lancei o tópico por querer saber o que acham os projectistas do resto do país (Lisboa e Porto, etc), pois os preços diferem um bocado nas zonas.... coisa que já me apercebi bastente bem disso aqui no fórum

Learning is the goal!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Nunca menos de 5000 euros.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 11:40
Penso que esta questão dos honorários não deve ser tratada pela rama e muito menos ser definida em função da quantidade do trabalho.
No exercício da profissão as relações devem assentar na ética e deontologia e assim sendo qualquer projecto tem um custo definido. Caso contrário entra-se na lógica da concorrência desleal.
Baixar os preços para fazer o trabalho não faz sentido; muitas vezes é preferível nem fazer o projecto face ao ganho em jogo. Não será de optar por menor quantidade e aqueles que forem feitos serem justamente pagos?
No exercício da profissão as relações devem assentar na ética e deontologia e assim sendo qualquer projecto tem um custo definido. Caso contrário entra-se na lógica da concorrência desleal.
Baixar os preços para fazer o trabalho não faz sentido; muitas vezes é preferível nem fazer o projecto face ao ganho em jogo. Não será de optar por menor quantidade e aqueles que forem feitos serem justamente pagos?
-
- Velha Guarda
Estou a falar de preços para elaborar um projecto eléctrico, num concurso.orçamentista Escreveu:Penso que esta questão dos honorários não deve ser tratada pela rama e muito menos ser definida em função da quantidade do trabalho.
Só por aí a questão dos honorários é definida por cada empresa! A concorrência aqui não se preende desleal, antes se pretende, como referi, apurar de diferentes opniões quanto ao preço de um determinado projecto.
Learning is the goal!!
-
- Curioso
Caro "curioso",
Parece-me que não analisou com a devida atenção a minha opinião. Se o tivesse feito evitaria a sua argumentação, pelas seguintes razões:
1-Independentemente de ser ou não um concurso, naturalmente que há honorários definidos para esse fim na Portaria emanada do Ministério das Obras Públicas.
2-Na abordagem inicial, também não foi efectuada qq referência ao dito concurso.
3-Por fim, a minha análise não incide no seu caso em especial nem pretende faze-lo, apenas e só visa uma lógica de sensibilização sobre a matéria.
Cumprimentos
Parece-me que não analisou com a devida atenção a minha opinião. Se o tivesse feito evitaria a sua argumentação, pelas seguintes razões:
1-Independentemente de ser ou não um concurso, naturalmente que há honorários definidos para esse fim na Portaria emanada do Ministério das Obras Públicas.
2-Na abordagem inicial, também não foi efectuada qq referência ao dito concurso.
3-Por fim, a minha análise não incide no seu caso em especial nem pretende faze-lo, apenas e só visa uma lógica de sensibilização sobre a matéria.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
Bons dias.orçamentista Escreveu:Caro "curioso",
Cumprimentos
Caro orçamentista, tem razão no seu post, as minhas desculpas.
1- Portaria 7 de Fevereiro de 1972, Diario do Governo 2ª série, de 11 de Fevereiro de 1972
De facto é por aqui que se baseiam os honorários para os concursos públicos. Assim como não referi o concurso, também não disse se era público. Daí que tenha o titulo "vamos especular", pois conforme disse tratou-se de mera conversa entre colegas de faculdade a trabalharem em empresas diferentes. Assim, reforço que realmente entendi mal o seu post anterior e peço desculpas por isso.
Mas já agora, se quiser contribuir para a especulação é bem vinda a sua resposta
Learning is the goal!!
Acho que um valor entre os 6000 e os 8000€ já será um bom ponto de partida, por outro lado... cada vez mais fazemos preços de saldo para tudo! Normalmente o pessoal do tijolo fica sempre com a maior fatia dos lucros, em %...
Abraço!
Abraço!
-
- Curioso
Saúdo e felicito-o pela análise!
Saudações.
Saudações.
A minha sugestão vai para 7500€.
Além de ser muita responsabilidade exige muito conhecimentos.
Mas depois de negociado nunca faria menos de 6000€, mas ainda não penso em Estádios
step by step
Abraço
Além de ser muita responsabilidade exige muito conhecimentos.
Mas depois de negociado nunca faria menos de 6000€, mas ainda não penso em Estádios

step by step
Abraço
Caro colega
Não de entregue
Faça a uma estimativa do valor da empreitada de electricidade e aplique a Portaria dos honorários, agora revogada (mas serve muito bem!).
Peço-lhe:
Pense no trabalho que vai ter na concepção do projecto.
Pense na responsabilidade que vai assumir.
Pense nos riscos que vai correr, em termos profissionais, pela solução adoptada.
Pense no dinheiro que vai dar a ganhar, para os executantes.
Pense nas dificuldades que vai ter com a aprovação do projecto (um autêntico calvário!)
Pense no que vai gastar em alterações, para a aprovaçõa do projecto.
Pense em todos os telefonemas que vai fazer.
Pense em todos os esclarecimentos que vai ter de prestar durante a obra.
Pense no seu tempo e nos dos seus colaboradores, e nos honorários que lhe vai pagar.
Projectar vale a pena, desde que remunerado justamente.
O escoceses dizem que "o tempo é dinheiro"
Não se entregue, nem entregue os seus colegas.
Um abraço amigo.
Não de entregue
Faça a uma estimativa do valor da empreitada de electricidade e aplique a Portaria dos honorários, agora revogada (mas serve muito bem!).
Peço-lhe:
Pense no trabalho que vai ter na concepção do projecto.
Pense na responsabilidade que vai assumir.
Pense nos riscos que vai correr, em termos profissionais, pela solução adoptada.
Pense no dinheiro que vai dar a ganhar, para os executantes.
Pense nas dificuldades que vai ter com a aprovação do projecto (um autêntico calvário!)
Pense no que vai gastar em alterações, para a aprovaçõa do projecto.
Pense em todos os telefonemas que vai fazer.
Pense em todos os esclarecimentos que vai ter de prestar durante a obra.
Pense no seu tempo e nos dos seus colaboradores, e nos honorários que lhe vai pagar.
Projectar vale a pena, desde que remunerado justamente.
O escoceses dizem que "o tempo é dinheiro"
Não se entregue, nem entregue os seus colegas.
Um abraço amigo.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Boas!
Isso depende muito do estádio, mas posso dizer que o Estádio do Nacional da Madeira (da 1ª divisão) só para a parte eléctrica foram 30.000€, mas atenção que o estádio tem gestão técnica, controlo de acessos e tudo o resto que foi especificado no inicio do post!
(Isto porque conheço o eng. que fez o projecto e foi o que me disse, mas o projecto de um estádio envolve já grande complexidade
)
PS: Atenção estou a falar do projecto de execução!
Isso depende muito do estádio, mas posso dizer que o Estádio do Nacional da Madeira (da 1ª divisão) só para a parte eléctrica foram 30.000€, mas atenção que o estádio tem gestão técnica, controlo de acessos e tudo o resto que foi especificado no inicio do post!
(Isto porque conheço o eng. que fez o projecto e foi o que me disse, mas o projecto de um estádio envolve já grande complexidade

PS: Atenção estou a falar do projecto de execução!