projectos

Responder
xinex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 out 2008, 23:18

projectos

Mensagem por xinex »

boa tarde a todos os colegas.

sou um jovem com 21 anos que acabou de completar o 12º ano do curso tecnologica e do qual me disseram que ja posso assinar projectos e se a resposta for sim gostaria de saber o que tenho que fazer para pedir o diploma de tecnico ou assim. se algum colega me souber responder a essa questao agradeço desde ja.

cumps
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: projectos

Mensagem por Duzia12 »

que eu saiba não podes assinar
GonçaloM
Curioso
Curioso
Registado: 01 dez 2007, 12:12

Mensagem por GonçaloM »

Boas,

Em resposta a tua questão informo-te que após concluíres a tua formação de técnico electrotécnico, e para que possas assumir alguma responsabilidade pelos teus trabalhos, terás que em primeiro lugar efectuar a tua inscrição da DGE e na ANACOM.

Dada a tua formação académica, de nível III, a inscrição na DGE apenas te irá servir para assumir a responsabilidade técnica em obras de potência menor ou igual a 50kVA. Como acima dos 50kVA já é necessário projecto, para estes só alguém com Bacharel ou Licenciatura os poderá assinar.
Em relação à ANACOM, e caso o teu diploma te habilite à execução de instalações de telecomunicações, aquando o preenchimento do formulário de inscrição deverás fazer a inscrição como técnico instalador e técnico projectista.

Mas, ponha algumas duvidas se as C.Municipais não te complicaram a vida ao entregares um projecto de ITED assinado por ti. Porque a acompanhar os projectos (há sensivelmente 2 anos para cá) as C.Municipais estão a exigir a declaração comprovativa da inscrição do técnico numa associação publica de natureza profissional (ANET ou OE) que tu não vais ter....
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

se o curso que tiraste é homolgado, apenas podes ser responsável pela execução e exploração e nunca pelo projecto. No passado era assim. Actualmente visto que quem passa esse tipo de autorizações são as ordem e associação respectivas (para o projecto), paras as outras não sei
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”