Quadro desligado e apanho choque...

Bloqueado
Ritz

Quadro desligado e apanho choque...

Mensagem por Ritz »

Boas!

A minha questão pode parecer absurda, mas tal como indiquei no tópico de apresentação, sou um leigo em electricidade.

Mudei de casa e estou a substituir as tomadas e interruptores por uns legrand, que a nível estético são bem melhores, e de qualidade também mo indicaram. O problema é que ao fazer a primeira subsituição de tomada, apanhei um choque mesmo com o quadro desligado... :?:

Seria electricidade residual, ou que raio se passou? Foi a colocar o fio de terra na tomada que isso aconteceu. Que recomendações me fazem e que cuidados devo ter?

Obrigado pela V/ colaboração!

Cumps
Bruno
Última edição por Ritz em 05 out 2008, 11:58, editado 1 vez no total.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Quadro desligado e apanho choque...

Mensagem por Duzia12 »

Foi na tomada ou foi no interruptor ou fio de terra?
Ritz

Mensagem por Ritz »

Desculpem... tomada. Falei em interruptor mas foi numa tomada.

Estava a segurar na tomada com uma mão, e a colocar o fio terra na mesma, com a outra mão.

Gracias
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Já medistes entre Neutro e Terra para ver se há tensão
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Poderá existir uma interrupção da terra e quem fez de terra foste mesmo tu a interrupção da

terra do prédio é conveniente ser visto por um profissional com a falta de terra não se brinca
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Exatamente Adm,

A electricidade é para profissionais!

As estratégias de markting de AKI´s e outros do mesmo genero tornou acessivel ao publico em geral o acesso ás ferramentas e materiais de todas as especialidades.
Fornecem tudo sem qualquer pudor, convencendo as pessoas (leigos) de que são capazes.
Até fornecem uns "folhetozinhos" a explicar como se faz...
No entanto, no que respeita a electricidade convem não abusar, há ali energia suficiente para matar (apesar das protecções).

Um abraço
Ritz

Mensagem por Ritz »

justme Escreveu:Exatamente Adm,

A electricidade é para profissionais!

As estratégias de markting de AKI´s e outros do mesmo genero tornou acessivel ao publico em geral o acesso ás ferramentas e materiais de todas as especialidades.
Fornecem tudo sem qualquer pudor, convencendo as pessoas (leigos) de que são capazes.
Até fornecem uns "folhetozinhos" a explicar como se faz...
No entanto, no que respeita a electricidade convem não abusar, há ali energia suficiente para matar (apesar das protecções).

Um abraço
Concordo a 100%.
hoje irá um profissional ver o que se passa.

Obrigado a todos,
Cmps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

não querendo ser radical, informo que estás a praticar um "desporto" com adrenalina, tal como se estivesses a praticar alguma modalidade radical...

Tal como os colegas disseram e bem, não é por estares a "roubar" trabalho (há quem pense assim), mas sim a brincar com a tua segurança. Existem regras para garantir segurança a pessoas, bens e animais. Se não forem cumpridas, correm-se riscos desnecessários e o lucro obtido, pode sair caro. Existe por vezes boa vontade de alguns profissionais, que podem eventualmente dar um parecer sobre isso, não hesites de os contactar.
Ritz

Mensagem por Ritz »

nelmindo Escreveu:não querendo ser radical, informo que estás a praticar um "desporto" com adrenalina, tal como se estivesses a praticar alguma modalidade radical...

Tal como os colegas disseram e bem, não é por estares a "roubar" trabalho (há quem pense assim), mas sim a brincar com a tua segurança. Existem regras para garantir segurança a pessoas, bens e animais. Se não forem cumpridas, correm-se riscos desnecessários e o lucro obtido, pode sair caro. Existe por vezes boa vontade de alguns profissionais, que podem eventualmente dar um parecer sobre isso, não hesites de os contactar.
Claro! :D

Mas a partir do momento em que ligo para 3 profissionais, e que me querem cobram entre 70eur e 90eur por uma deslocação em Lisboa e 1h de trabalho... meu Deus. :!: :!: :!: :!:
Muito simples: optei por chamar o meu empreiteiro que me resolveu o assunto em 3 tempos.

Obrigado a todos,
Cumps

Bruno G.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Como viste, conseguiste arranjar alguém que te resolvese o problema. Como sempre, existe boa vontade de alguém, desde que as relações não sejam "electrizantes"!!!
Para uma empresa, como por exemplo para um gabinete de escritórios faz sentido "pedir" esses valores. Para um particular, é raro alguém aceitar valores desses (não disse impossivel...). À vezes isso não é nada comparado com por exemplo 150€ a 200€ para ir limpar o vidro da fotocopiadora lá do sitio...

:D
hfilipe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2008, 11:20

Mensagem por hfilipe »

E já agora Ritz, qual era o problema?
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

pois qual era ?

também assino por baixo, em questoes de electricidade é aconselhavel consultar um profissional

sai sempre mais barato tirando os casos dos aproveitadores e exploradores que existem em todas as profissoes infelizmente

só que numas os clientes reclamam muitas vezes que é o caso da electricidade e electronica e outras que os clientes pagam e nao refilam :x

cumprimentos
Melhores cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

"Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”