Instalei a algum tempo um temporizador(program. horário) ao que liguei um relé para ligar uma série de luzes e luminosos.
Passa-se que a dona da loja diz-me que desde que fiz a instalação tem funcionado correctamente excepto 2 dias que acontece o seguinte:
O temporizador entra em funcionamento e acende as luzes do circuito que tem ligado a ele(tudo ok ate agora), a pessoa foi ao quadro desligar o disjuntor do armazém e "fez um barulho" e desligaram-se também as luzes associadas ao temporizador.
Isso foi uma vez, da outra aconteceu o mesmo mas quando desligou o disjuntor das luzes do refeitório.
Pq ao desligar disjuntores alheios e diferentes ao do do temporizador/relé desliga-se o relé? e pq so de vez enquando?
Problema urgente - quadro -
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Problema urgente - quadro -
pode ser pelos retornos associados ao esquema utilizado. Há por vezes circutios (maior parte das vezes) em que a bobine ou a relé, a interrução faz-se pelo neutro, sendo que está constantemente ligada à fase. Para facilitar o raciocionio podemos considerar o que acontece com os receptores, em que desde cedo somos informados que o neutro chega ao receptor sem interruptor e a fase passa pelos aparelhos de comando. Aí nesse caso pode estar ao contrario.evergrey Escreveu:Instalei a algum tempo um temporizador(program. horário) ao que liguei um relé para ligar uma série de luzes e luminosos.
Passa-se que a dona da loja diz-me que desde que fiz a instalação tem funcionado correctamente excepto 2 dias que acontece o seguinte:
O temporizador entra em funcionamento e acende as luzes do circuito que tem ligado a ele(tudo ok ate agora), a pessoa foi ao quadro desligar o disjuntor do armazém e "fez um barulho" e desligaram-se também as luzes associadas ao temporizador.
Isso foi uma vez, da outra aconteceu o mesmo mas quando desligou o disjuntor das luzes do refeitório.
Pq ao desligar disjuntores alheios e diferentes ao do do temporizador/relé desliga-se o relé? e pq so de vez enquando?
Aconselho uma visita por uma pessoa que se sinta mais à vontade para essa situação.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Problema urgente - quadro -
"Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"
Cump.
Mário
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."