Moradias multifamiliares - como fazer o projecto

gimez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 dez 2007, 18:39

Re: Moradias multifamiliares - como fazer o projecto

Mensagem por gimez »

Boas, aproveitando o tema, e depois de ter pesquisado , continuo com uma duvida:
Tenho que fazer um projecto para 2 moradias multifamiliares, mas não são geminadas, são uma por cima da outra. Como só há um projecto ou faço com duas CEMU ou com um ATE. mas como não existe quadro dos serviços comuns como alimento as tomadas do ATE?
Agradeço a ajuda...

Zé Miguel
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

gimez Escreveu:Boas, aproveitando o tema, e depois de ter pesquisado , continuo com uma duvida:
Tenho que fazer um projecto para 2 moradias multifamiliares, mas não são geminadas, são uma por cima da outra. Como só há um projecto ou faço com duas CEMU ou com um ATE. mas como não existe quadro dos serviços comuns como alimento as tomadas do ATE?
Agradeço a ajuda...

Zé Miguel
Boas, como não existe área comum, é uma instalação independente para cada uma, ou seja 2 CEMU!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Mensagem por Moutinho »

Penso que em moradias em banda poderás utilizar uma CEMU, servindo duas, três ou mesmo 4 fracções autónomas.
Embora seja uma " Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar ", poderás individualizar as saídas para cada uma das fracções.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Moutinho Escreveu:Penso que em moradias em banda poderás utilizar uma CEMU, servindo duas, três ou mesmo 4 fracções autónomas.
Embora seja uma " Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar ", poderás individualizar as saídas para cada uma das fracções.
Boas, o que pode existir em moradias em banda, será 1 caixa repartidora de murete da rede publica, e depois vão os tubos para cada CEMU de cada moradia!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Varejo Escreveu:
gimez Escreveu:Boas, aproveitando o tema, e depois de ter pesquisado , continuo com uma duvida:
Agradeço a ajuda...

Zé Miguel
Boas, como não existe área comum, é uma instalação independente para cada uma, ou seja 2 CEMU!!!
Ja tenho feito das duas maneiras, mesmo sem serviços comuns, tratando-se dum unico edificio com 2 ou mais fogos.
Em termos legais penso que deve ser visto como um edificio ou predio, os fogos é que sao de proprietarios diferentes. as paredes da rua sao comuns e o telhado tambem, é um predio sem zonas interiores comuns.. mas é um predio. neste caso sao 2 fogos, mas e se fizessem 5 andares de casas acessiveis por uma escada exterior? (provavelmente nao era aprovado na camara)

Podes ter o ATE sem alimentação só com repartidores (é permitido no ITED caso se justifique). mas os amplificadores ou as fontes de alimentaçao ficam na mesma no ATI.

ter n CEMUs para n fogos implica ter n PATs num so edificio.
O ITED tambem diz que a "CEMU" é exclusivo da moradia unifamiliar. nos restantes caso aplicaveis, a caixa de entrada será uma C1.

a decisao ficará ao criterio do projectista.
na minha opiniao, o "politicamente correcto" é o metodo do ATE, apesar das instalaçoes independentes ser o mais facil para 2 fogos..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Maria Correia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 18:21

Mensagem por Maria Correia »

Boas

Eu faço 2 projectos separados, um para cada moradia. Não há zonas comuns, portanto...

Cumps
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

normalmente os projectos de especialidades tem de seguir o projecto de arquitectura.. se entrar na camara um unico processo com 2 fracçoes, o projecto de ITED e outros devem ser tambem um só, mesmo que sejam 2 cemus.
Eng. de electrónica e telecomunicações
cfcamara
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2009, 16:19

Mensagem por cfcamara »

estou com duvida num projecto, é moradias geminadas uma ao lado da outra (2 fracções) ora até posso fazer como tendo ATE mas problema é que dimensões mínimas de ATE são exagero, pois é tipo C5 se for uma caixa só e 2 C4 ou coisa assim se for caixas separadas (ponto 2.5.3.2.1 manual ITED), ora isto n fica muito estetico numa parece do "prédio". Como fazer?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”